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Modelos de assinatura: como atrair e converter mais clientes

7 min de leitura Atualizado em 15/01/2025
Mercado Pago: imagem de uma mulher sorrindo na porta de sua casa recebendo duas caixas e dois pacotes. Os produtos estão sendo repassados em mãos para a mulher por um entregador que está levando os pedidos que essa cliente realizou em uma empresa após selecionar, entre as diferentes opções de modelos de assinatura, a que melhor atendia suas necessidades para receber pacotes em casa mensalmente, sem precisar ir até uma loja ou realizar pagamentos a cada compra, pois utiliza um pagamento recorrente como forma de pagamento.
Modelos de assinatura: como atrair e converter mais clientes
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Os modelos de assinatura têm se destacado no mercado e o porquê disso é simples: facilidade para o consumidor e previsibilidade para a empresa, além de outras vantagens, como maior relacionamento com o cliente e possibilidade de fidelização. Muitas empresas, em diversos segmentos, já utilizam um clube de assinatura com pagamento recorrente para vender seus produtos e serviços.

Isso inclui serviços de streaming, internet, telefonia, produtos personalizados, caixas com produtos, dentre outros. Explorar os modelos de assinatura pode ser uma excelente oportunidade de retenção e fidelização de clientes. Para isso, é importante contar com tecnologias e soluções de pagamento recorrente confiáveis, assim como estratégias eficientes que atraiam e convertam clientes. Tudo para uma melhor gestão da empresa.

 

Por que investir em modelos de assinatura em sua empresa?

O comportamento do consumidor é o grande responsável por mudanças no mercado, isso acontece porque os clientes atuais buscam uma maior personalização da experiência de compra. Ou seja, já cansaram do velho método de ir até um local, ter um atendimento regular e efetuar a compra. Isso ficou para trás e, consequentemente, quem investe em modelos novos e que possibilitam uma maior imersão e experiência ficam na frente.

Na busca por surpreender o cliente, utilizar soluções práticas e que facilitem o dia a dia funciona muito bem, já que, além de buscar personalização, o consumidor também procura por inovações que deixem sua rotina mais simples. Quer um exemplo prático disso? As próprias compras pela internet, que são feitas de maneira mais rápida e fácil, sem que o cliente precise atrapalhar sua rotina diária.

Além disso, há ainda outros pontos que mostram a virada de chave que o cliente deu em seu comportamento de compra, como as contratações de serviços online que antes eram presenciais, como aulas, terapias, aluguel de filmes, jogos, dentre opções de lazer e também de trabalho. Tudo isso mostra que o mercado está caminhando para um lado em que a experiência, inovação e tecnologia se sobressaem aos métodos antigos.

E se tudo isso parece estar muito longe do seu nicho de mercado, fazendo parecer que esse modelo de negócio é praticamente impossível de ser praticado pela sua empresa, saiba que a história não é bem assim.

Por meio da adoção de clubes de assinatura, é possível oferecer ao cliente os produtos que sua empresa vende hoje de uma maneira mais personalizada. Isso, além de agregar comodidade para o cliente, ainda faz com que a sua empresa ganhe em previsibilidade de fluxo de caixa através da cobrança recorrente.

Essa maneira de trabalhar impacta diretamente a experiência que o cliente tem, já que ele não precisará se preocupar com pagamentos a cada aquisição, o que também auxilia sua empresa na diminuição da inadimplência. A opção da cobrança recorrente através de um clube de assinatura também permite uma maior diversificação de produtos ou serviços, fazendo girar o estoque, possibilitando que sua empresa seja escalável.

 

Cuidados ao implementar um modelo de assinatura na sua empresa

Que os modelos de assinatura vem com força total, o mercado não tem dúvidas, porém, mesmo sendo um método interessante para fidelização de clientes, é importante que a implementação de um clube de assinatura na empresa tenha alguns cuidados. Isso é fundamental para que não sejam feitas escolhas erradas no processo ou decisões tomadas sem análises prévias, o que pode custar caro e afetar a reputação da empresa. 

Alguns dos principais pontos de atenção na hora de implementar um clube de assinatura com pagamento recorrente, são:

 

  • Escolha o modelo ideal: a depender do produto ou serviço que sua empresa oferece, é possível escolher um modelo ou outro de assinatura, como caixa de produtos personalizados, assinatura de utilizadores, como produtos de higiene pessoal, consumo, etc., modelos de assinatura com acesso exclusivo, programas de fidelidade, modelos mistos, como a combinação de produtos físicos e digitais, dentre outros modelos.

  • Conheça bem seu público-alvo: sua empresa conhece o perfil do cliente? Quais são seus gostos, prioridades e o que o agradaria e o faria comprar mais? Isso é fundamental para oferecer o melhor modelo de assinaturas possível. Para conquistar esse conhecimento é importante fazer pesquisas, testes e até mesmo estreitar o relacionamento com o cliente.

  • Apresente detalhes claros sobre os planos: sabe quando, após  conclusão daquela tão desejada compra, vem a sensação de frustração ao se deparar com algo que estava em uma daquelas linhas minúsculas no rodapé de um site, por exemplo?! Isso não pode acontecer com os clientes da sua empresa. É fundamental que todos os detalhes da assinatura que ele está fazendo estejam claros, seja na descrição, vídeo, fotos ou demais conteúdos que mostrem isso.

  • Monitore a satisfação do cliente: a satisfação do cliente é fundamental para que ele continue fidelizado. Para monitorar isso, sua empresa pode fazer pesquisas através de e-mails, solicitar sugestões, perguntar como está a prestação daquele serviço e, assim, manter um relacionamento próximo para entender se o que está sendo entregue realmente faz a diferença na vida do cliente.

  • Escolha bem seu parceiro de solução de pagamentos: a solução de pagamentos recorrentes Mercado Pago, por exemplo, é hoje uma das melhores maneiras de oferecer o serviço de maneira dinâmica e contar com mais segurança nas transações, graças ao robusto sistema antifraude da ferramenta. Os pagamentos recorrentes também contam com o máximo de tecnologia, para dar mais comodidade à sua empresa e também ao cliente. Além disso, contar com o Mercado Pago é poder desfrutar da confiabilidade de um parceiro que já possui credibilidade no mercado.

  • Tenha atenção à gestão de cancelamentos: é importante gerenciar os cancelamentos que acontecem para que o fluxo de caixa não seja afetado e também a entrega do serviço ou produto sejam paralisadas. Além disso, é necessário entender com o cliente o motivo do cancelamento e se isso pode ser contornado de alguma maneira. Em muitos casos, o cancelamento pode ter acontecido de maneira espontânea, por uma recusa do cartão e aí é possível reverter e até fortalecer a relação.

  • Mantenha canais de comunicação acessíveis: quando o cliente é fidelizado com a empresa, ele espera ter comunicação fácil com ela, por isso, é necessário manter canais acessíveis e, até mesmo, um canal específico para quem faz parte de um clube de assinaturas. Essa facilidade, além de dar maior conforto ao cliente, ainda funciona como um ponto positivo na hora dele contratar o modelo.



6 estratégias para atrair clientes e converter em assinaturas

Tendo em mente que os modelos de assinatura são uma boa estratégia para a empresa, e também sabendo dos cuidados em sua implementação, é hora de saber mais sobre estratégias que formam uma estrutura sólida para soluções de fidelização de clientes.

Essas estratégias mostram aos consumidores como um clube de assinaturas tem mais vantagens, fazendo com que eles prefiram a contratação de produtos e serviços com cobrança recorrente ao invés de um modelo diferente. Algumas dessas estratégias, são:

1. Ofereça benefícios exclusivos

É preciso ter algum diferencial no clube de assinaturas para que o cliente se interesse, como itens extras, itens exclusivos, facilidade no pagamento, descontos, programa de fidelidade, entre outras vantagens que façam a diferença entre participar do clube ou não. É interessante também ter planos escaláveis para que o cliente tenha mais possibilidades de escolha.

2. Facilite o pagamento recorrente

É fundamental contar com uma solução dinâmica, como os pagamentos recorrentes Mercado Pago, isso porque através da ferramenta, as cobranças são feitas de maneira automática, o que elimina a necessidade de o cliente precisar lembrar do dia, ir até a loja física, ou ter que acessar alguma página para fazer o pagamento.


3. Invista na experiência do cliente

O cliente atual busca por mais imersão e uma experiência mais personalizada. Tudo isso, levando em consideração a facilidade em contratar algo, a comodidade do pagamento, dentre outros fatores. Pensar em itens como cobranças automáticas, benefícios exclusivos e vantagens em relação a outros modelos de compra, por exemplo, podem ser bons pontos de melhora na experiência do cliente.

4. Use programas de fidelidade

Os programas de fidelidade são benefícios excelentes que têm a capacidade de fidelizar o cliente, ou seja, é possível proporcionar alguma vantagem exclusiva, como acúmulo de pontos para trocar em produtos, descontos em compras, produtos extras, dentre outros que farão com que ele veja a vantagem em participar do programa.

5. Ofereça flexibilidade

O Assinaturas Mercado Pago, por exemplo, é uma solução que proporciona à empresa a facilidade de escolher o valor de cobranças, a periodicidade, o envio facilitado e até mesmo o valor em aberto, para quem trabalha com doações. Tudo isso, além de facilitar a vida do cliente, ainda permite maior facilidade para a empresa em gerenciar seu clube de assinaturas.

6. Divulgue o modelo de forma estratégica

É fundamental divulgar o modelo mostrando seus benefícios, vantagens, facilidade e, como ele ainda pode ser novo para muitos consumidores, é interessante mostrar também quais são os diferenciais em relação a uma compra normal. Fazer isso através de anúncios direcionados nas redes sociais e plataformas de pesquisas é essencial.

 

Modelos de assinatura: fidelize clientes e garanta crescimento

O modelo de assinatura pode ser a melhor oportunidade para uma empresa que quer crescer através da inovação. Soluções inovadoras de pagamento recorrente priorizam a fidelização de clientes e a previsibilidade de recebimentos, o que é fundamental para um crescimento sustentável. 

Escolher uma solução eficiente de pagamento recorrente, como o Assinaturas do Mercado Pago, também é fundamental para que a empresa possa automatizar cobranças, reduzir a taxa de inadimplência e ter mais segurança e agilidade nas transações. Tudo isso é fundamental para que as estratégias aplicadas funcionem, além de aproveitar de outros benefícios, como o recebimento na hora pelas vendas.

Se destacar no mercado fica muito mais fácil quando há investimento em inovações como em um clube de assinaturas. E, claro, quando aliado a uma solução realmente eficiente como o Pagamento Recorrente Mercado Pago, o trabalho fica ainda mais fácil e eficaz. Adotando um modelo de assinaturas, sua empresa pode se transformar e caminhar na mesma direção do mercado, alcançando o sucesso com muito mais facilidade. 

 


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Melhore a previsibilidade financeira da sua empresa com o pagamento recorrente


Escrito por:

assinatura_equipe

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