4 tipos de pagamento que otimizam e favorecem a fidelização

Quanto mais as novidades chegam ao mercado, mais aumenta a variedade de tipos de pagamento. Por isso, escolher os métodos certos para a sua empresa não é só uma questão de conveniência - é uma estratégia fundamental para atrair e fidelizar.
Para garantir sucesso nas vendas, evitar abandono de carrinho no e-commerce ou a desistência em lojas físicas, é crucial alinhar essas opções ao perfil do seu consumidor. Para ajudar, reunimos os principais tipos de pagamento disponíveis com indicações de uso estratégicas.
A importância de facilitar os tipos de pagamento da sua loja
Os consumidores estão sempre em busca de boas condições de pagamento e uma experiência prática na hora do checkout. Se você conseguir oferecer um meio de pagamento descomplicado, há grandes chances de que esses clientes voltem a comprar com você.
Pensando nisso, é necessário optar por métodos de pagamento seguros que protejam tanto a sua empresa, quanto o consumidor. Com sistemas que garantem mais controle sobre os recebíveis, é minimizada a taxa de inadimplência e é possível prever melhor o fluxo de caixa.
4 tipos de pagamento para melhorar a experiência e fidelizar clientes
Cada método oferece uma vantagem, e cabe a você, empresário, decidir quais são os mais adequados para a sua empresa. O primeiro passo é identificar como é o comportamento do seu cliente e suas preferências de compras. Depois, basta alinhar os tipos de pagamentos a essas características.
Veja a seguir quatro sugestões de meios de pagamento que tendem a fidelizar clientes que você pode aplicar de forma combinada:
1. Autoatendimento em lojas físicas
Cada vez mais, as filas se tornam as grandes vilãs. Com caixas de autoatendimento, os clientes pagam suas compras rapidamente, reduzindo esperas e aumentando a satisfação.
2. Pagamento recorrente
Ideal para produtos entregues regularmente, como serviços mensais, entrega de kits ou modelos de assinaturas. O pagamento recorrente é uma forma de garantir praticidade ao consumidor, que não precisa ficar lembrando de boletos todos os meses, além de proteger sua empresa de eventuais inadimplências.
3. Tecnologia NFC (Comunicação por Campo Próximo)
Em lojas físicas, os pagamentos por aproximação aceleram a finalização de compras. O pagamento pode ser feito no crédito ou Pix por aproximação diretamente na maquininha com tecnologia NFC.
4. Link de pagamento para vendas omnichannel
O link de pagamento é enviado diretamente no canal por onde seu consumidor entrou em contato. Ou seja, se sua empresa faz comunicações por redes sociais, WhatsApp e até e-mail, por exemplo, o cliente não precisa buscar uma página de pagamento externa para finalizar a compra.
Tipos de pagamento para proteger as finanças de quem vende
Oferecer formas de pagamento que facilitem a vida do cliente é uma maneira inteligente de fidelizar e ainda reduzir o risco de inadimplência.
Nesse cenário, o banco digital Mercado Pago oferece todas as soluções necessárias: Maquininha de Cartão, Checkout Online, Link de Pagamento e Pagamento Recorrente.
Inclusive, o pagamento recorrente do Mercado Pago é uma forma de combinar o fim da inadimplência à fidelização de clientes para aqueles produtos ou serviços que são realizados de forma mensal. Com ele, a cobrança acontece de forma automática e segura, garantindo previsibilidade para o seu caixa. O consumidor, por sua vez, não compromete seu cartão para o pagamento mensal, além de evitar esquecimentos.
Sabendo quais são os tipos de pagamento mais seguros e que você encontra todos eles no Mercado Pago, considere também incluir as seguintes estratégias para evitar inadimplência entre seus clientes recorrentes:
- Ofereça descontos para pagamentos antecipados: incentive os clientes a pagarem antes do prazo com um pequeno desconto, como 5% para quem quitar a fatura até o dia cinco. Isso pode motivá-los a honrar o compromisso.
- Crie um programa de bônus de fidelidade: ofereça um mês de serviço gratuito após seis meses de pagamentos pontuais como forma de valorizar sua fidelidade.
- Envie lembretes de cobrança: é possível automatizar essas mensagens com base em regras, como atrasos de 3 dias no pagamento.
- Mude a abordagem com clientes inadimplentes: essa conversa pode abrir oportunidades para soluções que beneficiem ambos, como ajustar datas de pagamento.
Invista em tipos de pagamento práticos para fidelizar clientes!
A cobrança recorrente é uma estratégia eficaz para evitar a inadimplência e garantir pagamentos em dia, melhorando também a experiência do consumidor. Mas não se esqueça: sua empresa precisa combinar os tipos de pagamento mais eficazes para atrair ainda mais clientes, além de proteger o seu caixa.
Explore essas soluções e descubra como elas podem transformar seu negócio!
💡 Leia também:
6 passos para impulsionar sua empresa com o marketing de experiência
Como criar uma empresa escalável
Como implementar um programa de vendas recorrentes em sua loja física
Tipos de precificação: o que é precificação progressiva?
5 Dicas de como criar um clube de assinatura
Escrito por:

Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados

4 tipos de pagamento que otimizam e favorecem a fidelização
| Junho 5, 2025
Quanto mais as novidades chegam ao mercado, mais aumenta a variedade de tipos de pagamento. Por isso, escolher os métodos certos para a sua empresa..

Empréstimo Mercado Pago: crédito sob medida para sua empresa crescer
| Junho 4, 2025
Uma gestão financeira eficiente é fundamental para que empresas de todos os portes cresçam de forma segura e aproveitem oportunidades estratégicas...

Funil de vendas com inteligência artificial: por onde começar
| Junho 3, 2025
O funil de vendas é uma das mais importantes estratégias que uma empresa utiliza para fidelizar clientes. Neste modelo, o consumidor passa por..