Desafios e soluções na gestão de um studio de pilates de sucesso

Além da organização de horários, controle de matrículas, pagamentos, recebimentos e o atendimento com qualidade ao cliente, todo gestor de um studio de pilates precisa se atentar a uma questão delicada: a fidelização dos alunos. Isso porque existem períodos em que a demanda fica lá embaixo, e aí como manter o funcionamento do espaço?
Mas com a estratégia certa, é possível manter o fluxo de caixa de um studio de pilates saudável durante o ano todo. Nós vamos te ajudar nessa missão!
Os desafios da fidelização de clientes em um studio de pilates
Manter os alunos ativos durante o ano todo é um grande desafio aos studios. Bastou um feriado e, pronto, cadê todo mundo? Os desafios no que diz respeito à fidelização são grandes, com destaque aos seguintes:
- Períodos de férias dos alunos: nas férias de dezembro, janeiro e julho, o movimento dos estúdios e academias sempre cai. Nestes períodos, os instrutores precisam dar aula para os “fantasminhas”, porque os clientes estão longe, não é mesmo?
- Inadimplência: existem clientes que mesmo matriculados, deixam de efetuar o pagamento. Outros, deixam de ir, principalmente nas férias, e também param de pagar por acharem que, ao não usufruírem do serviço, não têm a necessidade de cumprir com as obrigações.
- Pagamento dos professores: mesmo com uma taxa de inadimplência elevada, é necessário cumprir suas obrigações relacionadas ao pagamento de professores. Mas sem entradas, fica difícil manter o compromisso.
- Manutenção dos equipamentos: independentemente da frequência dos alunos, realizar a manutenção e eventuais trocas dos aparelhos de pilates é fundamental para a segurança no studio.
- Aluguel do espaço: mesmo sem alunos, o studio de pilates precisa de um local para continuar funcionando para atender novos clientes que possam se matricular.
Como fidelizar clientes no seu studio de pilates?
A fidelização vem, principalmente, da excelência no atendimento: desde o acolhimento do aluno até o incentivo para dar continuidade às atividades e superar desafios.
Mas além do bom relacionamento, existem boas práticas de planejamento empresarial para fidelizar clientes em um studio de pilates. Veja:
1. Encante nas aulas experimentais
As aulas experimentais precisam mostrar todo potencial que a prática do pilates pode trazer aos alunos. É necessário criar o desejo de voltar.
2. Ofereça aulas diferenciadas e não-monótonas
Para sair do óbvio e se mostrar diferente dos concorrentes, as aulas precisam ser dinâmicas. Incentive os professores para que não repitam o cronograma de atividades muitas vezes, para que sempre haja uma “novidade” ao aluno.
3. Crie um cronograma de eventos
No início do ano, encontre as celebrações comuns, como Dia das Mães, Festa Junina e Natal, e inclua também comemorações específicas, como o Dia Mundial do Pilates. Em cada data, você pode criar cronogramas especiais, como aulões em família ou coquetel pós-aula.
4. Faça parcerias estratégicas
“Faça as unhas com nossa parceira e ganhe um mês de aula grátis”. Ou então “matricule-se em janeiro e ganhe um jantar no restaurante parceiro”. São infinitas possibilidades que agregam valor ao seu studio e à empresa parceira.
5. Comprove valor na sua estratégia de marketing
Eduque o cliente sobre os benefícios do Pilates, o diferencial do seu studio, e use provas sociais através de depoimentos.
6. Ofereça flexibilidade nos pagamentos
Proporcionar diferentes tipos de pagamento é fundamental para que o cliente possa escolher qual o meio será o melhor para o seu perfil. Sabendo que pode arcar com os custos, a inadimplência tende a cair.
Como garantir a saúde do caixa no studio de pilates?
A fidelização é o primeiro passo na estratégia de fidelização. Porém, não é o único. Garantir que os clientes paguem todas as mensalidades contratadas - mesmo que estejam de férias - é fundamental. Para que isso seja possível, é necessário oferecer planos de assinatura, que podem ser mensais, trimestrais, semestrais ou anuais, sob um contrato que firme o compromisso do aluno com o studio durante aquele período.
Se tem assinatura, seu studio precisa ter um meio de pagamento recorrente. Com essa solução, a cobrança é feita de forma automática, sem a necessidade de acionar sua equipe de atendimento para lembrar os clientes do vencimento das mensalidades, além de evitar a inadimplência.
Com o pagamento recorrente do banco digital Mercado Pago, é possível criar planos personalizados, cobrar de maneira automática, dar descontos e incentivos, controlar os pagamentos de maneira otimizada, dentre outras possibilidades. Seu studio e seus clientes ainda contam com toda a segurança necessária, com suporte total e proteção contra fraudes.
Fidelize seus alunos de pilates com estratégia!
Mostrar o valor da atividade na vida do cliente é fundamental para fidelizar os alunos. Além disso, utilizar recursos como o pagamento recorrente para evitar meses de baixa demanda é uma excelente oportunidade para manter a saúde do caixa, as obrigações em dia e, a busca por novas atualizações que possibilitem ainda mais matrículas. Não deixe de se informar!
💡Leia também:
Explore a cobrança recorrente em sua empresa de saúde e bem-estar
Como meios de pagamento eficientes reduzem a inadimplência
Pagamento Recorrente Mercado Pago: 6 benefícios para sua empresa
Clube de assinatura: uma chance de oferecer um serviço personalizado
Modelos de assinatura: como atrair e converter mais clientes
Escrito por:

Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados

Desafios e soluções na gestão de um studio de pilates de sucesso
| Julho 8, 2025
Além da organização de horários, controle de matrículas, pagamentos, recebimentos e o atendimento com qualidade ao cliente, todo gestor de um studio..

Escalabilidade: o que é e como aplicar na sua empresa
| Julho 3, 2025
Vender mais que a concorrência é bom. Mas só isso não significa que sua empresa é escalável. Quando uma empresa começa a se destacar e vender mais, é..

Receita fixa: mais controle e menos riscos no seu negócio
| Julho 2, 2025
Todo mês é o mesmo suspense: será que todos os clientes vão pagar em dia? Será que vai sobrar dinheiro depois de pagar os fornecedores, os..