Skip to content
Entre Crie sua conta

Rendimentos no Mercado Pago

Conheça a biblioteca

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada

Conheça a biblioteca

Taxas de juros: entenda como elas impactam sua empresa

Uma mulher olhando para a tela de um computador com um gráfico

As variações econômicas do Brasil têm afetado o funcionamento das empresas. Isso porque a inflação, a alta do dólar, a queda da Bolsa de Valores e as taxas de juros impactam não somente no consumo e, consequentemente, nas vendas, mas também influenciam o acesso a crédito e o retorno sobre investimentos. 

Diante disso, é importante entender como funcionam as taxas de juros, já que elas estão presentes em todo tipo de transação financeira que fazemos, como os empréstimos, os investimentos, o cheque especial e os cartões de crédito.

 

O que são taxas de juros?

Os juros são um valor pago sobre um montante, baseado no tempo que aquele dinheiro ficou emprestado ou investido. Em outras palavras, quando o banco te empresta dinheiro, ele determina em quanto tempo você deve começar a pagar de volta esse empréstimo e fixa um percentual, que incidirá sobre o valor emprestado e deve ser devolvido à instituição além do valor inicial. 

Exemplo: suponhamos que você conseguiu um crédito de R$ 10 mil e o combinado em contrato foi que a devolução seria de R$ 11 mil e feita após um ano. Essa diferença entre o valor emprestado e o valor devolvido são os juros. 

Nesse caso, a taxa de juros foi de 10% ao ano. A mesma lógica vale para quando você faz investimentos. O dinheiro investido é como se fosse um empréstimo seu ao banco e, portanto, incidem juros sobre o valor. Por isso, investimentos são sinônimo de aumento de capital, pois quando você investe, são os bancos que pagam juros a você.  

 

Quais são os principais tipos de juros? 

 

  • Juros simples e juros compostos

No juros simples, a taxa é aplicada somente ao valor inicial e não se altera. Já com os juros compostos, acontece o chamado “juros sobre juros”, ou seja, a taxa é calculada inicialmente sobre o valor do empréstimo e, posteriormente, sobre o valor dos juros anteriores. Ou seja, eles podem causar um “efeito bola de neve”, onde o valor a ser pago vai aumentando progressivamente enquanto durar o débito.

  • Juros nominais e juros reais

Juros nominais são os que levam em consideração correção monetária e taxa de inflação; os juros reais, ao contrário, não incluem esses quesitos no cálculo.

  • Juros de Mora

Juros de mora é aquela taxa que sua empresa tem que arcar quando atrasa um pagamento.

  • Juros sobre capital próprio

Os juros sobre capital próprio é a taxa calculada tendo como base o lucro de uma empresa. Esse valor é geralmente distribuído entre os acionistas.

☝️Leia também: Omnichannel: guia completo da estratégia no e-commerce

 

Mas e a taxa Selic?

A Selic é a taxa básica de juros no Brasil, ou seja, ela impacta em todas as outras. O seu percentual é definido pelo Banco Central, a partir da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que acontece a cada 45 dias, e determina a taxa aplicada pelo governo no pagamento de investimentos no Tesouro Nacional. 

Na prática, a taxa Selic funciona como controle inflacionário do país. Para reduzir o índice de inflação, o Banco Central aumenta a Selic, fazendo com que a contratação de empréstimos, financiamentos e consumo em geral fiquem mais caros.

 

Como as taxas de juros podem influenciar sua empresa?

Quando a taxa Selic sobe muito, causa um efeito cascata em todas as outras taxas, ou seja, o acesso a empréstimos, financiamentos e, até mesmo, o consumo fica prejudicado. Ao mesmo tempo, uma taxa Selic mais alta pode indicar um melhor retorno sobre investimento, além de ajudar a controlar a inflação. E tudo isso combinado impacta no consumo, nas vendas, no crédito e no tamanho das dívidas.

 

Use as taxas de juros a favor da sua empresa

Agora que você entendeu melhor como funcionam as taxas de juros e como elas impactam sua empresa, vai ficar mais fácil se planejar, não é mesmo? Dessa forma, você entende o melhor momento para acessar linhas de crédito, tem mais estratégia para quitar dívidas e mais condições de desenvolver ações que focam na sua expansão.

 

Organize as finanças da sua empresa com as soluções de uma conta digital


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados