As datas comemorativas são oportunidades importantes para os empresários atingirem resultados mais expressivos em suas empresas e, dentre elas, o Dia das Crianças é uma das mais atrativas, além de ser considerada a terceira data mais importante para o varejo, ficando atrás somente do Natal e do Dia das Mães, que costumam movimentar bilhões em todo o mercado.
Aliás, o impacto dessa data é tanto que vai muito além dos e-commerces que atuam no ramo de brinquedos, podendo encontrar outros segmentos que podem explorar essa sazonalidade para alavancar seu faturamento, desde que haja planejamento e usem a data com criatividade.
A movimentação que o Dia das Crianças promove no varejo vêm crescendo nos últimos anos.
Em 2020, por exemplo, a previsão da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) para as vendas no varejo era de R$ 10,87 bilhões, enquanto em 2021 esse valor subiu para R$ 10,93 bilhões. E não é somente o comércio de produtos infantis que aproveita para aumentar o faturamento na data, outros nichos de mercado também devem explorar a oportunidade.
Segundo dados de uma pesquisa da Rede, no fim de semana anterior ao Dia das Crianças do ano de 2021, as vendas online registraram 57% de aumento em relação ao ano anterior e entre os setores que mais cresceram, destacam-se o turismo e entretenimento (46%), brinquedos (30%), vestuário (28%), livrarias (22%) e jogos (20%).
Para usar a data a favor do seu e-commerce, é essencial caprichar no planejamento e na estratégia. Afinal de contas, a organização antecipada é ideal para garantir o sucesso nas vendas.
E não vale criar ações que alcançam apenas as crianças, viu? O ideal é sua marca se comunicar tanto com os principais interessados na data, que são as crianças, quanto seus pais e responsáveis, tendo em vista que são eles que irão comprar presentes às crianças.
Com isso, você consegue preparar seu estoque, fazer melhores negociações com fornecedores, montar um planejamento de marketing que envolva comunicação e promoções especiais, além de fazer ajustes na estrutura e capacitar sua equipe para obter os melhores resultados.
Alguns dados apontam uma mudança de comportamento nos consumidores, principalmente em relação ao consumo. A pandemia é considerada como um dos principais motivos para que isso acontecesse, fazendo com que muitos seguissem a tendência de digitalização de processos e a preferência por compras pela internet, tornando tudo mais prático, dinâmico e rápido.
Diante disso, cabe à sua empresa fazer mudanças pontuais em suas estratégias de vendas para atingir esse público, que no caso do Dia das Crianças, como dito antes, vão desde as crianças (principais interessadas na data) até seus pais e responsáveis.
Confira alguns dos pontos de atenção para vender mais no e-commerce neste Dia das Crianças:
Vender mais e melhor no Dia das Crianças depende de diferentes pontos, entre eles a comunicação que sua empresa decide praticar, tanto com os pais, quanto com as crianças, sua atenção quanto às tendências do mercado e preferências das crianças em diferentes faixas etárias e principalmente, o tipo de experiência que oferece aos seus clientes.
Para te ajudar nessas definições, confira algumas dicas:
Se há projeção de aumento de venda, seu estoque precisa acompanhar a projeção. Com antecedência, sua empresa precisa garantir um volume apropriado de peças, evitando atrasos e quebras de estoque. Aliás, isso também pode favorecer suas negociações com os fornecedores.
Apesar de as compras serem finalizadas por adultos, na maioria dos casos o verdadeiro decisor da compra é a criança. Por isso, não deixe de acompanhar quais são os produtos, personagens e itens que fazem parte dos desejos do público infantil este ano. Depois, crie uma comunicação leve e divertida que seja específica às crianças, podendo instigar seus desejos.
Saber qual tipo de presente é indicado para a idade da criança pode ser um desafio. Com isso, ao criar categorias no seu site sugerindo opções para cada faixa etária, é possível ajudar os consumidores a encontrarem presentes adequados e favorecer sua decisão de compra.
Disponibilizar variadas alternativas de pagamento é essencial para não perder vendas. Não deixe de atualizar sua empresa para receber desde os clássicos métodos, como cartão de crédito e boleto, até as opções do momento, como o Pix e Código QR, carteiras digitais, entre outros.
Os clientes já esperam algum tipo de vantagem ao fazer suas compras e isso independente da data, por isso estude a viabilidade de oferecer descontos atrativos ou condições especiais, como o frete grátis, embalagens personalizadas, brindes e outros benefícios que chamam a atenção.
Como dito antes, não se esqueça de quem está finalizando, de fato, a compra. É preciso pensar na comunicação e opções que resolvam o problema dos pais, como um frete expresso para quem deixou para comprar presentes de última hora, troca facilitada, entre outros fatores.
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Já deu para entender que o Dia das Crianças é uma oportunidade que pode ser aproveitada por todas as empresas, independente do seu nicho de atuação, não é mesmo? Para isso, basta adaptar suas ações para a realidade de mercado e público que costuma trabalhar.
Aliás, existem diversas ferramentas disponíveis no mercado que podem ajudar sua empresa a vender mais e melhor de forma organizada, melhorando sua saúde financeira e crescimento. Um exemplo, são as soluções do Mercado Pago para seu e-commerce, como o checkout de pagamento, link de pagamento, vendas parceladas e muito mais!
Prepare sua empresa para essa data e tenha resultados positivos.
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