Entre os tantos desafios de um e-commerce, o abandono de carrinhos pode ser um dos mais comuns. De acordo com uma pesquisa realizada pela E-commerce Radar, a taxa média de desistência de compra no Brasil foi de 82% só na Black Friday. Isso mesmo, a cada 100 carrinhos, em uma das datas mais movimentadas para o e-commerce nacional, somente 18 avançaram para compra. Isso aponta para um comportamento do consumidor e, na verdade, reflete a realidade de grande parcela dos e-commerces brasileiros.
Os motivos para a baixa conversão de compras são muitos, mas alguns deles costumam aparecer com mais frequência, como: dificuldades no cadastro, falhas no carregamento das páginas, surpresas negativas com relação ao valor do frete, prazo de entrega muito longo, falta do método de pagamento preferido pelo comprador e checkout pouco intuitivo.
Mas, não se preocupe. Apesar de serem motivo de grande perda para quem vende online, esses fatores podem ser corrigidos, acabando de vez com o abandono de carrinho e outros problemas.
Antes de partir para a prática, é importante entender como funciona a experiência de compra e por que ela é tão importante para quem vende online. UX, ou user experience (experiência do usuário, em português) se refere a tudo aquilo com que um usuário entra em contato dentro do domínio da sua loja virtual. Ela representa a navegabilidade e usabilidade do seu e-commerce desde a entrada do usuário no seu site até a saída dele, preferivelmente, após uma compra.
Para que essa experiência seja a melhor possível, cada passo do processo de compra precisa ser claro, objetivo e atraente, principalmente o último deles, o checkout. Tudo isso ajuda a facilitar a conversão e evitar que o comprador desista da compra.
Aqui vão algumas dicas importantes para melhorar a experiência do usuário no seu e-commerce e facilitar as compras:
👉 Omnichannel: guia completo da estratégia no e-commerce
No mundo online, se diferenciar é crucial. Pensando em facilitar a compra para seu usuário, oferecer diversos - e diferentes - métodos de pagamento é uma excelente forma de agradar seu possível comprador. Vá além do cartão de crédito e boleto bancário, ofereça possibilidade de pagamento com carteiras digitais, em lotérica e cartão de débito, por exemplo. Vale até investir em boletos parcelados, uma realidade já em algumas plataformas. Ter o básico é o mínimo para obter clientes, mas se você quiser oferecer uma experiência diferenciada, é preciso ir além.
Não se esqueça de que vivemos em um país com 230 milhões de smartphones ativos, de acordo com a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP). Isso quer dizer que, se sua loja virtual e, principalmente, se seu checkout não for amigável e otimizado para versão em dispositivos móveis, as chances de abandonos de carrinhos aumentam. Verifique como está a responsividade do seu site para smartphones, realize testes e verifique o checkout.
Para clientes que já têm cadastro na sua plataforma de pagamentos - por compras anteriores no seu site ou fora dele - ofereça a possibilidade de pagar somente com um clique. Isso permite que o comprador preencha apenas suas informações de login e tenha acesso automático aos seus métodos de pagamento preferidos com as informações já carregadas. Assim, o processo de compra fica muito mais ágil, acabando com os longos formulários de cadastro.
Um dos grandes pontos de fuga dos seus possíveis clientes reside justamente aqui. Checkouts extremamente complexos, que solicitam muitas informações e que têm muitas etapas até a finalização da compra tendem a espantar compradores. É possível criar processos mais simples, sem deixar de pedir as informações necessárias para uma compra segura. Escolha plataformas e gateways de pagamento que garantam uma experiência simples e amigável.
Falando em validação de compra, é importante também contar com um sistema antifraude que, além de seguro, saiba diferenciar fraudadores de clientes. Muitas vezes, por conta da verificação feita totalmente via inteligência artificial, os sistemas antifraude acabam confundindo fraudadores e bons compradores, fazendo com que os consumidores fiquem realmente frustrados com sua loja virtual. Por este motivo, é importante escolher soluções que ofereçam, além de um banco de dados extenso e alta tecnologia de checagem, a análise de risco manual. Assim, é possível bloquear somente as transações que realmente apresentam insegurança.
É importante ressaltar: seu e-commerce deve ser um ambiente atraente, que ajuda o comprador a encontrar o que procura sem muitas dificuldades. Por isso, é preciso ter zelo por tudo que é colocado nele, principalmente quando se trata das informações dos produtos, que devem ser claras, e de suas imagens, que devem ser nítidas e, de preferência, incríveis, para causar impacto positivo para o usuário.
💳 Checkout: guia completo para sua e-commerce
Que tal aproveitar o momento do ano para implementar algumas mudanças, deixar sua loja virtual ainda melhor para seus clientes e faturar mais nas datas importantes do varejo on-line?
Esses pequenos passos podem fazer a grande diferença na experiência que seu e-commerce oferece para quem quer comprar. Por isso, invista nelas!
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