Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Black Friday 2021: a grande estreia do Pix

Saiba como os pagamentos instantâneos melhoram suas estratégias de venda no maior evento do comércio
Uma mão segurando um celular ligado com o símbolo do Pix

Lançado em novembro de 2020, o Pix começou poucos dias antes da Black Friday, que aconteceu no dia 27. Na época, as expectativas para os pagamentos instantâneos eram altas, mas nem todas as lojas tiveram tempo de explorá-los.

Algumas semanas depois do evento, o Pix já era amplamente usado pelos consumidores e varejistas para transações mais simples e rápidas. No primeiro mês foram feitas 92,5 milhões de operações em todo o país, movimentando R$ 83,4 bilhões em transações. Em agosto de 2021, ele chegou pela primeira vez à marca de 40 milhões de transações diárias.

Ou seja, a popularidade só aumenta. Isso explica porque se tornou o segundo método de pagamento preferido no país, sendo que quase 70% dos brasileiros pretendem usá-lo nas transações do dia a dia. Por esses e outros motivos é que o Pix é o grande protagonista da Black Friday 2021. Conheça as vantagens dessa solução para você e seus clientes. 


Como o Pix ajuda a aumentar as vendas na Black Friday 2021? 


Os pagamentos instantâneos aumentam as oportunidades de atrair e conquistar novos clientes com boas experiências de compra. Veja agora por que você precisa vender com Pix na Black Friday 2021:

1. Não gera “sequestro” de estoque 

 

Comum em épocas de grande sazonalidade, o sequestro de estoque é um golpe feito por alguns varejistas para prejudicar a concorrência. Basicamente, eles fazem um grande número de pedidos, via boleto bancário, e deixam de pagar pelos itens. O objetivo é prender o estoque. 

Para proteger sua loja desse problema, o Pix pode ser a solução, assim você não precisa limitar as vendas por boleto e continua oferecendo uma opção para quem não tem cartão de crédito, por exemplo. Dessa forma, como o dinheiro das suas vendas entra na conta na hora, você ganha agilidade na liberação ou envio das mercadorias. 

2. Maiores taxas de conversão 

 

O boleto pode ser uma alternativa simples, porém não tão prática e rápida, já que uma parcela acaba não sendo paga, seja por cair no esquecimento ou, até mesmo, por conta de uma nova análise da real necessidade do pedido.

Com o Pix, nenhuma dessas situações acontecem, já que a transação é imediata e a taxa de aprovação é até 50% maior que o boleto bancário. 

3. Segurança e agilidade nos pagamentos

 

O Pix é seguro, porque segue as diretrizes impostas pelo Banco Central, que protegem todos os dados por criptografia e autenticação para evitar fraudes e prejuízos financeiros. Sem precisar se preocupar com nada, o comprador e o lojista se beneficiam da transação feita em tempo real.  

4. Recebimentos instantâneos

 

Todos os valores dos pagamentos feitos com Pix são recebidos na hora ou, mais precisamente, em no máximo 10 segundos. Além disso, a vantagem é que podem acontecer em qualquer horário do dia ou da noite, independentemente se é dia útil ou não. Nenhum outro método de pagamento proporciona algo assim.

5. Fácil integração

 

A integração do Pix no e-commerce é muito rápida e descomplicada. No Mercado Pago, ela está disponível para qualquer plataforma que tenha o Checkout Pro ou Checkout Transparente. Depois de realizada a integração dessas soluções, ele vai aparecer junto aos métodos de pagamento já disponíveis. 

Se você também vende pelas redes sociais e WhatsApp, pode fazer cobranças com Pix por meio de link de pagamento, basta habilitar a opção na hora da criação.

Ah, se você tem um comércio físico, seus clientes também podem pagar com Pix. Basta ter uma maquininha Point que acompanha um kit código QR e Pix. Com esse meio, todos os pagamentos realizados com Pix tem taxa zero. 

Lembrando que você também pode realizar a cobrança direto no dispositivo nos casos da Pro 2 e Smart. Ou então pelo app Mercado Pago para a Mini e Minichip.

6. Melhor gerenciamento das vendas

 

Como o pagamento e o recebimento da venda são imediatos, você ganha um controle maior do fluxo de caixa, gestão de estoque e logística, evitando a necessidade de reserva de mercadoria e aumentando a possibilidade de oferecer envios mais rápidos. 

Isso não acontece com outros métodos existentes, como o próprio boleto bancário, que pode demorar até três dias úteis para a compensação do pagamento.
  

7. Redução de custos

 

Os valores gastos são menores do que os métodos atuais. A economia do Pix é de até 80% em taxas, quando comparada às tarifas cobradas pela emissão de boleto e de cartão de crédito.

Com custos reduzidos, o lojista tem mais flexibilidade para oferecer descontos e vantagens exclusivas para atrair ainda mais clientes. 

8. Alcançar mais clientes 

 

O Pix também democratiza o acesso ao dinheiro para todos que todos os perfis de clientes possam comprar com mais flexibilidade e sem restrições. Por exemplo, as pessoas que não têm acesso a cartões ou cheques, podem fazer pagamentos usando o saldo disponível em conta.

Sem falar que atende os compradores que gostam de ter opções a livre escolha ou preferem pagar suas no débito de forma rápida.

 

Veja também: Mercado Pago zera taxa Pix para pequenos negócios


Como vender com Pix na Black Friday?


Seja online ou presencial, quem vende com Pix também tem a vantagem de contar com várias soluções complementares que tornam a experiência de uso sempre melhor.  Veja alguns exemplos: 

 

seta2 Pix Copia e Cola: opção ideal para pagamentos feitos pelo celular. Com ele, além do código QR, o comprador também recebe um link que só precisa copiar e colar no app do seu banco para fazer o pagamento via Pix. 

seta2 Código QR: pagar com dinheiro em conta é fácil, o comprador só precisa finalizar o pedido escaneando um código QR. Lembrando que se a venda for feita por Pix com QR na maquininha é taxa zero de venda.

seta2 Maquininha de cartão: vem gratuitamente o kit código QR e Pix, também aceita pagamentos com cartões de crédito, débito e saldo em conta Mercado Pago.

seta2 Link de pagamento: um link que é enviado ao comprador e dá acesso direto à página de pagamentos, aceitando diversas possibilidades, inclusive o Pix.

seta2 Checkout: venda com Pix e os principais métodos de pagamento na sua loja virtual, seja via Checkout Pro ou Checkout Transparente do Mercado Pago. Para isso, basta escolher o mercado pago como opção de pagamento de sua loja online, e seguir os processos de integração na sua plataforma.



Dica bônus: veja como aproveitar o máximo da Black Friday com Pix


O Mercado Pago procura sempre propor e discutir inovações para melhorar a experiência de compra e venda, seja presencial ou digital. Por isso, realizamos, em parceria com a VTEX e especialistas do e-commerce, o maior evento do ano para lojistas e consumidores, o "Acelerando os resultados da Black Friday com o Pix".

 

“O Pix traz muita eficiência, inclusive do ponto de vista de Customer Experience (Experiência do Cliente). Você tem uma redução de fricção e percebe no SAC e nas redes sociais o cliente empolgado com a velocidade e facilidade”, explicou Fabrizzio Topper,  fundador da Driven.CX, grupo formado por empresas líderes no ecossistema do mercado digital e e-commerce.

 

“Comparamos clientes que não têm Pix com os que têm. Na média, houve um aumento de  10% de vendas. É impressionante a disrupção, a inclusão e a popularização que a gente teve do Pix no e-commerce”, analisou Leandro Rodrigo, Head de Negócios no Mercado Pago.

 

Assista as palestras com todas as discussões e dicas especiais para explorar ainda mais o Pix.


Venda com Pix na Black Friday e alcance resultados surpreendentes


Contar com o Pix nas estratégias de vendas da Black Friday influencia na atração, conversão e fidelização dos clientes. O melhor é que existem inúmeras possibilidades complementares para você explorar como achar melhor para o seu negócio.

Aproveite as nossas dicas para deixar tudo preparado. Ah, e não se esqueça de assistir ao evento gratuito e exclusivo realizado pela VTEX e o Mercado Pago para melhorar ainda mais suas estratégias!

 

vender com pix no e-commerce - mercado pago


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados