Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Bricks and clicks: entenda a mistura entre vendas físicas e digitais

Com mais possibilidades para quem compra e para quem vende, esse modelo de negócio pode ser a opção certa para você
vendas físicas e digitais - vender online e offline

Lançado semestralmente, o relatório Webshoppers, realizado pela Ebit | Nielsen, procura trazer uma análise do e-commerce brasileiro naquele período. Em 2020, a edição de número 42, além de diversas estatísticas sobre o primeiro semestre do ano, trouxe alguns insights interessantes sobre os impactos da pandemia da COVID-19 tanto no comércio físico, quanto no digital.

Um desses insights trata de uma modalidade de negócio que tem crescido muito, o "bricks and clicks". Houve um aumento de 61% no faturamento de lojas que atuam dessa maneira na comparação com o mesmo período de 2019, fazendo com que os números chegassem aos R$28,3 bilhões. Foram 57 milhões de pedidos, a um ticket médio de R$495.

Mas você sabe do que se trata esse tipo de operação? E, mais ainda, sabe como usá-la a favor do seu negócio?

 

Bricks and clicks: vendas físicas e digitais atuando juntas


Derivada do inglês, a expressão "bricks and clicks" traz as palavras "tijolos" (bricks) e "cliques" (clicks) como uma brincadeira para simbolizar a relação entre o físico e o digital. Isso quer dizer que um comércio que investe nesse tipo de operação oferece ao consumidor a possibilidade de comprar seus produtos em uma loja física ou pela internet. Normalmente, esse tipo de comércio começa com as vendas físicas evoluindo para o e-commerce, no entanto atualmente é possível encontrar realidades das mais diversas.

O crescimento expressivo dessa modalidade no ano passado se justifica como o aceleramento de um processo que já vinha acontecendo nos anos anteriores: diversos lojistas com seus negócios já estabelecidos encontrando mais oportunidades de crescimento no mundo digital. Com o fechamento dos comércios por conta da pandemia, o que era uma oportunidade acabou se tornando uma necessidade e, então, ocorreu a migração.

Muitos empreendedores e empresários, inclusive, têm aproveitado esse modelo para misturar os canais físicos e digitais em uma mesma transação. O consumidor faz uma compra online - seja através de um site ou utilizando, até mesmo, o WhatsApp - e retira o produto na loja física.

Essa tendência tem se mantido, inclusive, com a abertura dos comércios físicos, mostrando uma nova preferência do consumidor, que deseja fazer suas compras pelo canal que melhor lhe servir naquele momento.

Isso quer dizer que não importa se você tem uma loja física ou um e-commerce, pensar no modelo bricks and clicks ou na multicanalidade pode ser uma ideia extremamente interessante para alcançar novos públicos.

 

       Leia também: Como impulsionar suas vendas usando o Instagram Shopping?

 

Como investir no modelo de vendas bricks and clicks?


Para aproveitar essa nova modalidade de negócio, que mistura vendas físicas e digitais, em primeiro lugar é muito importante entender a realidade do seu negócio. Todas as lojas físicas podem - e devem - investir no e-commerce, no entanto, o contrário nem sempre é verdade.

Boa parte dos comércios eletrônicos têm uma ótima atuação on-line, porque esse é o canal ideal para que funcionem bem, e talvez não teriam a mesma procura se decidissem abrir uma loja física. Até porque, em termos de alcance, a internet cria muito mais possibilidades. Por isso, é muito importante conhecer a sua realidade, o funcionamento do seu negócio e o seu mercado, principalmente local.

A transformação digital é essencial em nossos dias e é possível dar os primeiros passos em direção a ela de diversas maneiras. Talvez você não queria criar um site, por exemplo, mas pode investir nas vendas pelas redes sociais ou através do WhatsApp, com um link de pagamento. Esse já é um grande diferencial e pode te ajudar a expandir suas vendas pela internet, alcançando ainda mais consumidores.

 

   💡Leia mais: Estratégias de vendas: guia completo para atrair e fidelizar clientes

 

Descubra a oportunidade que a internet tem para expandir o seu negócio


O mundo digital é cheio de novas oportunidades, seja para quem está apenas começando ou para quem já tem um negócio físico bem estabelecido. Conheça bem a sua realidade, o mercado onde está inserido e entenda como você pode dar os primeiros passos nessa nova possibilidade de expandir ainda mais as suas vendas e a sua marca.

 

Manual de Vendas Online com Mercado Pago


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados