Já ouviu a frase “quem não é visto, não é lembrado”? Pois essa frase ajuda a ilustrar o impacto e importância que as redes sociais possuem para ajudar as empresas a conquistarem mais espaço no mercado. Aliás, aumentar o engajamento no Instagram e impulsionar a marca não servem apenas para gerar visibilidade, tratando-se de uma forma para construir resultados comerciais sólidos.
Mas saber fazer isso na prática é diferente e para isso, existem estratégias para ajudar os empresários a manterem suas empresas em destaque.
De acordo com um estudo realizado em 2022, o Instagram tem 1,4 bilhões de usuários ativos, tendo se tornado a quarta rede social com mais usuários no mundo, atrás apenas do Facebook, do YouTube e do WhatsApp. Como gestor de empresa, não tem como deixar a quarta maior vitrine virtual do mundo de lado dos seus planos de marketing, não é mesmo?
Isso sem falar no perfil dos usuários em relação à intenção de compras. Segundo uma pesquisa da Opinion Box, 51% das pessoas utilizam o Instagram para buscar produtos e serviços e 82% seguem pelo menos uma marca ou empresa.
Não é nenhuma novidade, portanto, dizer que redes sociais trazem mais agilidade, melhor comunicação com o cliente e alcance global – fatores que potencializam as chances da empresa ficar cada vez mais conhecida. Além disso, é essencial para a marca estar presente em todos os lugares para atender às necessidades dos seus consumidores, que podem mudar constantemente.
Estar presente nas redes sociais é estar conectado a uma rede de grandes canais que ligam as empresas aos seus clientes, além de oferecer inúmeras oportunidades de crescimento e de inovação para a empresa e mantê-la em destaque no mercado.
Alguns dos principais benefícios são:
Para criar engajamento no Instagram para sua empresa, é possível adotar algumas táticas importantes e práticas, que acompanham o funcionamento das redes e como elas impulsionam a marca e as vendas.
Por isso, fique atento a estratégias como:
É essencial desenhar e entender o público-alvo da empresa. Uma pesquisa de mercado pode ser realizada para identificar esse perfil, facilitando as estratégias de engajamento e criação de conteúdo.
Fotos profissionais, meios de pagamentos dinâmicos como link de pagamento, legendas descritivas, atendimento de qualidade, respeito ao branding, biografia persuasiva e links relevantes são alguns artifícios que nunca saem de moda. Não deixe também de explorar ao máximo as ferramentas de venda, como o Instagram Shopping.
Apesar do poder das trends (do inglês, tendências), uma forma de construir relevância é por meio de um conteúdo original e de qualidade, além de gerar autoridade no setor em que sua empresa atua.
Sendo uma rede social totalmente voltada à produção de conteúdo, criar vídeos pode ser uma ótima estratégia para impulsionar o engajamento no Instagram. Desenvolva conteúdos relevantes, que ajudem seu cliente e atraiam a atenção para sua loja, transmitindo mensagens claras e envolventes.
Acompanhar a movimentação do mercado nas redes é importante para manter a marca atualizada, além de interagir nos comentários, mensagens diretas e menções para incentivar o engajamento e atender possíveis dúvidas e reclamações. É importante lembrar que o Instagram é também uma plataforma para o monitoramento de marcas e SAC.
Criar conteúdo interativo faz com que as pessoas tenham interesse nos posts da marca, gerando uma proximidade maior e uma identificação mais fácil, além de ajudar nas métricas.
Os influenciadores de conteúdo fazem parcerias com marcas e empresas relevantes. Criar a parceria certa ajuda a impulsionar seu alcance e a decolar seus resultados.
Acompanhar as métricas e utilizar ferramentas de análise para obter insights sobre o que deve ser feito em situações específicas é muito importante e pode ser um divisor de águas na sua estratégia de redes sociais.
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Investir no engajamento no Instagram para sua empresa pode ajudar a conquistar mais clientes, aumentar a visibilidade de sua loja e inovar em questões de mercado. Além disso, saber como criar um link de pagamento com um parceiro como o Mercado Pago pode ajudar nesse engajamento. Por isso, não perca tempo e invista no engajamento!
Aprofunde-se no universo do marketing digital, garantindo mais oportunidades, alcance e crescimento. Novas oportunidades e novos clientes aguardam sua marca nas redes sociais.
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