Como criar um funil de vendas eficiente para loja online e física

O funil de vendas é uma ferramenta usada para entender e organizar as etapas da jornada do cliente. Através dele, é possível estruturar ações para um melhor engajamento, desde o primeiro contato, até a concretização da compra.
Ao estruturar o funil de vendas, é possível oferecer uma experiência melhor direcionada, o que garante mais facilidade para que o cliente encontre informações e soluções que precisa de acordo com a fase que está. Essa estratégia é capaz de aumentar as chances de conversão e fidelização, pois oferece ao consumidor aquilo que ele precisa naquele momento.
Etapas do funil de vendas: topo, meio e fundo
Cada fase do funil de vendas representa um nível de maturidade e contato que o cliente tem com a marca. Essa divisão é usada para adaptar a comunicação da empresa, respeitando o momento em que o consumidor está.
No funil de vendas, é comum que a divisão seja feita em três etapas:
- Topo do funil: trata-se da atração do cliente. Neste momento o consumidor ainda não conhece bem a marca ou nem tem a clareza necessária se precisa ou não daquele produto. O objetivo é despertar a noção de que o cliente tem um problema e precisa resolvê-lo.
- Meio do funil: o cliente está na fase de considerar soluções para o problema identificado. Por isso, ele busca saber mais informações sobre o que pode ajudá-lo. Neste momento, a empresa precisa oferecer conteúdos detalhados sobre como solucionar as dores, transmitindo confiabilidade e domínio no assunto.
- Fundo do funil: esse é o momento da decisão. Aqui, o cliente já está pronto para efetivar a compra do produto, porém, pode precisar de um incentivo final para decidir a melhor marca. Nessa hora, a empresa precisa comprovar que é a melhor escolha, trazendo depoimentos, provas reais e demonstrações relacionadas ao que tem para oferecer.
Estratégias para otimizar o funil de vendas
Existem ações práticas que ajudam a aumentar conversões em todas as etapas do funil. Veja:
1. Revisar sempre a jornada do cliente para identificar gargalos
Cada etapa é composta por inúmeros detalhes. Por exemplo, o fundo do funil envolve desde a descrição do produto até o checkout de pagamento (no caso de um e-commerce). Tomando como base o checkout, se ele apresenta lentidão, pode ser motivo de desistência. Enfim, cada elemento que compõe as fases da jornada deve ser revisado.
2. Personalizar ofertas e comunicação para cada etapa do funil
Se o cliente ainda não conhece seu problema, não adianta tentar enviar diretamente o modelo do produto que a empresa deseja vender, pois ele está na fase de consideração, não decisão. Ações precipitadas geram o efeito contrário: afastam o consumidor.
3. Criar ações de remarketing para leads que não avançaram
São pequenos lembretes que ajudam o consumidor a lembrar de algum produto que já teve interesse. Ou seja, aquele lead que passou pela loja e observou certo item, ou então clicou em algo do site, mas não concluiu a compra, pode receber comunicações como “seu produto está te esperando”.
4. Usar automação de marketing para sempre nutrir leads
A automação de marketing funciona através de plataformas para manter os leads em constante relacionamento. É ideal para comunicações online, mesmo que seja com clientes da loja física com quem se tem contato, permitindo personalização de mensagens para cada etapa do funil, bem como uma organização de contatos eficiente, separando quem está no topo, no meio e no fundo do funil.
5. Monitorar métricas de conversão e ajustar estratégias
Quando métricas são monitoradas, é possível ter estratégias condizentes com o que a jornada do cliente necessita. Além disso, pode pensar em ações para movimentar outros períodos sem demanda.
6. Integrar canais online e offline para experiência consistente
Para que isso funcione, a empresa deve estar em completa sintonia, com todos os seus canais de vendas e comunicação em uma gestão integrada. Isso significa que meios físicos e digitais precisam coletar dados para entender como vai cada operação.
7. Treinar equipe de vendas para atender leads do fundo do funil
Os vendedores precisam saber responder o cliente, demonstrando conhecimento sobre o produto, bem como respeito e empatia em relação às dúvidas que possam surgir. É um misto de estudo sobre a solução da empresa e aperfeiçoamento no relacionamento humano.
Ferramentas e tecnologias para otimizar o funil de vendas
Além das estratégias de otimização, é possível utilizar ferramentas na construção do relacionamento para cada jornada do cliente. Plataformas para automação de mensagens (seja via e-mail marketing, redes sociais ou WhatsApp) são capazes de nutrir os leads com conteúdos, ofertas de acordo com o estágio que se encontram e demais informações do produto.
Os sistemas CRM também são fundamentais para um funil de vendas otimizado, já que eles podem ajudar na organização de informações de maneira eficiente. Ou seja, essa ferramenta identifica e separa cada novo contato em listas de acordo com a etapa em que ele se encontra.
Além disso, é fundamental considerar soluções financeiras para apoiar a operação do funil de vendas. O Mercado Pago oferece inúmeras possibilidades para as empresas, auxiliando desde operações físicas até aquelas que são 100% online. Com o banco digital é possível receber pagamentos, integrar meios diversificados (maquininhas, checkout, Link de Pagamento, Pix etc.), acompanhar movimentações, gerar relatórios completos para decisões mais acertadas e até mesmo fazer o dinheiro render.
Por fim, todas essas ferramentas podem ser alimentadas com Inteligência Artificial para identificar com precisão a etapa do funil de cada cliente, sugerir ações, criar mensagens adequadas para cada etapa e apoiar a gestão financeira.
Melhore as vendas com estratégia!
Se no seu mural de desejo está escrito “quero expandir minha empresa”, um funil de vendas bem construído pode ser a chave para aumentar a eficiência comercial, fortalecendo os laços com o cliente e garantindo resultados mais consistentes.
Nessa tarefa de construção, é importante revisar processos, identificar pontos de melhoria e adaptar as estratégias de acordo com as particularidades de cada empresa, perfil de cliente e canais de venda.
Contar com parceiros estratégicos faz toda a diferença, por isso, ter o Mercado Pago é o aliado para todas as horas. Com soluções financeiras que deixam a operação mais eficiente, o banco digital é a solução para crescer e fidelizar clientes!
💡 Leia também:
ERP: como integrar os relatórios de conciliação do Mercado Pago
Como a Inteligência Artificial ajuda a criar oferta personalizada?
Escalabilidade: o que é e como aplicar na sua empresa
Como extrair insights do relatório financeiro empresarial
Gestão financeira no e-commerce: fuja dos erros mais comuns
Escrito por:

Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados

Como criar um funil de vendas eficiente para loja online e física
| Outubro 14, 2025
O funil de vendas é uma ferramenta usada para entender e organizar as etapas da jornada do cliente. Através dele, é possível estruturar ações para um..

Conta PJ Mercado Pago: vendas e gestão em um só lugar
| Outubro 9, 2025
O dia a dia na gestão empresarial envolve múltiplas tarefas que, muitas vezes, acontecem de forma simultânea. Checar se a venda feita no caixa da..

Mercado Pago no Mercado Livre Experience 2025: veja o que rolou
| Outubro 8, 2025
Imagine a energia de mais de 18 mil pessoas reunidas em São Paulo para discutir inovação, tecnologia e o futuro do comércio eletrônico. Foi nesse..