Como expandir minha empresa de forma segura e previsível
- Introdução
- Existe um momento certo para expandir minha empresa?
- 7 indicativos de que está na hora de expandir minha empresa
- A tecnologia pode me ajusar a expandir minha empresa de forma saudável?
- 7 estratégias para expandir minha empresa com segurança
- Quais ferramentas podem ajudar na expansão da minha empresa?
- Garanta a saúde financeira da sua empresa durante e após a expansão com as soluções Mercado Pago!
Como expandir minha empresa de forma segura e previsível
Embora cada gestor possua sua própria metodologia para conduzir uma empresa, existe uma afirmativa que, certamente, faz parte de toda mente empresarial: “desejo expandir minha empresa”. Mas junto ao sonho, vem também o receio de como fazer isso de forma com que a boa qualidade dos resultados não seja comprometida.
O que acontece é que a expansão vai muito além das cifras. Quanto mais a empresa cresce, maiores serão os custos, as demandas e a quantidade de colaboradores nas equipes. A verdade é que a empresa não cresce apenas em valor, ele também aumenta em manutenção e necessidade de novas contratações que, por sua vez, devem receber incentivos para se manter engajadas, bem como precisam de processos organizados para manter um bom fluxo de trabalho.
Aliás, manter os profissionais engajados é um desafio recorrente entre as organizações. Quanto maior o quadro de funcionários e as demandas operacionais, mais complexa a tarefa de manter o bem-estar na equipe. No entanto, isso é essencial no momento da expansão, afinal, colaboradores satisfeitos tendem a produzir mais e melhor.
Enfim, a expansão é algo que dá indícios que precisa acontecer. Ao notar essa necessidade, o gestor deve ter como objetivo ampliar as margens de lucro. Isso porque, caso o foco total seja o aumento de vendas — pensamento muito comum no mercado — é possível que a operação não suporte a demanda.
Logo, o crescimento saudável necessita de um equilíbrio
entre o investimento no operacional e a elevação na receita.
Pois é, a expansão não pode ser uma simples questão orgânica, viu?! A empresa deve estar preparada para crescer. E é por isso que muitos empresários enfrentam o “medo de expandir”.
Mas esse receio pode ser contornado com a aplicação de boas estratégias e previsibilidade — e é aí que iremos te ajudar com este material. Boa leitura!
Existe um momento certo para expandir minha empresa?
Responder a esta pergunta com um momento exato para decidir quando expandir sua empresa não é possível, afinal, não é algo escrito em pedra. Cada empresa cresce no seu tempo e a iniciativa de investir em melhorias para fomentar maiores resultados deve vir a partir de indicativos internos.
Os sinais que mostram que está na hora de crescer sua empresa podem ser os mais variados: desde dores operacionais até grandes resultados recorrentes. O essencial, porém, é possuir senso crítico para interpretar os indicativos (métricas no varejo) e saber que, sim, chegou o momento de expandir.
Aliás, a identificação desses sinais exige o uso de ferramentas que permitam visualizar o desempenho da sua empresa, como também o uso de simuladores que ajudem na previsibilidade diante das estratégias de crescimento.
A expansão da empresa exige cautela. É comum haver impulsos ocasionados por “falsos indicativos”, como um mês isolado de altas vendas, uma procura por serviços acima do comum devido a uma sazonalidade ou até um lucro acima do esperado em um determinado período. Tudo isso torna latente a vontade de investir em crescimento.
Mas calma, gestor! A decisão deve ser tomada depois de uma análise criteriosa. Além disso, o processo de crescimento deve ser bem-planejado, o que, inclusive, vai melhorar a reputação da empresa ao comprovar que há expertise para saber o momento certo de investir em novas ações.
7 indicativos de que está na hora de expandir minha empresa
Para não cair nos “falsos sinais” do momento certo da expansão, como gestor, você precisa ter em mente quais são os indicativos da sua empresa. Para isso, é essencial definir os critérios previamente, acompanhar seus avanços constantemente e principalmente, entender qual é o limite capaz de demonstrar que finalmente chegou a hora de crescer.
Aliás, os pontos de análise podem variar em diferentes cenários: haverá casos em que expansão será necessária devido a desafios operacionais, que requerem mais contratações; assim como terão ocasiões em que o crescimento estará ligado a um momento de “platô”, que demanda uma movimentação estratégica para se manter competitivo no mercado.
Por mais que os sinais da expansão sejam contextualizados à realidade da empresa, existem alguns indicativos gerais que podem acender o alerta para a necessidade de investir.
Dentre os principais, destacamos 7 deles que podem ajudá-lo:
Aumento constante da demanda
Quando a procura pelos serviços ou produtos da empresa é sempre maior do que costumam prever, é um sinal de que está na hora de expandir a oferta. Mas não se esqueça de que o aumento da demanda deve ser notado como uma tendência crescente. Por exemplo, uma loja de brinquedos tem muita busca em outubro, devido ao Dia das Crianças, mas essa sazonalidade não representa um indicativo para a expansão. No entanto, se a procura pelos produtos for maior no ano todo, aí sim há a necessidade de investir em crescimento.
Saturação do mercado atual
No passado, pode ser que sua empresa tenha inovado em soluções. Mas, e agora? Quantas outras companhias semelhantes à sua existem no mercado? Quando seu diferencial se torna “apenas mais um”, é sinal de que está na hora de explorar a criatividade e implementar novas tecnologias, meios de atendimento, combos e outras estratégias que ajudam a diferenciar a sua empresa.
Oportunidades em novos mercados
Olhe para seus clientes: o que eles estão procurando e a sua marca não pode oferecer (ainda)? Muitas vezes, sua empresa pode encontrar serviços ou produtos que agregam valor para sua marca e fazer um acréscimo de soluções presentes em outros mercados.
Estabilidade financeira e operacional
Se a empresa possui um caixa saudável e um time de alto rendimento, significa que ela alcançou um nível ótimo dentro daquela operação. Esse indicativo é o mais seguro para a expansão, pois demonstra que sua empresa possui uma base sólida para um crescimento planejado, a fim de que não haja prejuízo ou sobrecarga operacional.
Oportunidade para diversificação de canais de venda
As estratégias multicanais devem fazer parte de toda empresa — mas nem sempre é possível começar uma marca estando em todo lugar ao mesmo tempo. No entanto, assim que surge uma oportunidade de explorar novos meios, sejam eles digitais ou físicos, é fundamental investigar a presença de seus clientes neles e, caso haja adesão, inserir um novo canal de vendas.
Alta taxa de retenção e fidelização de clientes
Você sabia que, segundo um estudo de Harvard, conquistar um novo cliente pode custar até 25% mais do que reter os atuais? Por outro lado, é possível aumentar em até 95% os lucros ao fidelizar clientes. Portanto, se a sua empresa possui uma boa base de clientes antigos que fazem compras recorrentes, é sinal de que há um forte alicerce para investir na expansão.
Oportunidades de parcerias ou interesse de terceiros
Seja para revenda e distribuição, fusão ou até um investidor-anjo, pode surgir o interesse de terceiros para agregar valor à sua empresa. Mas para que isso aconteça, é fundamental que sua marca esteja com alta visibilidade no mercado, afinal, “quem não é visto não é lembrado”. Por isso, mantenha-se sempre em evidência com estratégias de marketing e divulgação de cases.A tecnologia pode me ajudar a expandir minha empresa de forma saudável?
Existem inúmeras variáveis que indicam a hora de expandir a empresa, como aumento da demanda, ascensão do mercado e até mesmo estabilidade nas finanças. Mas o ponto fundamental é estudar a escalabilidade da marca, ou seja, a oportunidade de aumentar a margem de lucro a partir de ações como investimentos em novas equipes, inclusão de produtos, aumento na quantidade de sedes, entre outros.
Quando a escalabilidade é identificada e as ações de expansão começam a ser implementadas, a tecnologia pode, sim, ser grande aliada! Aliás, as ferramentas de automação, digitalização e inteligência artificial contribuem significativamente para a produtividade da empresa, sem interferir na operação das equipes. Em outras palavras, investir em tecnologia permite expandir a empresa mais rapidamente sem sobrecarregar os funcionários.
Além de ser um braço direito dos profissionais, a tecnologia permite mais precisão no relacionamento com o cliente. Segundo a Zendesk CX Trends 2023, 72% dos consumidores desejam receber um atendimento personalizado e imediato.
ALÉM DISSO, DE ACORDO COM A FRESHWORKS INC,
77% dos compradores disponibilizam seus dados
para que possam receber ofertas e comunicações personalizadas
Para ter agilidade e exclusividade em larga escala, apenas o uso de ferramentas de tratamento de dados e automação podem garantir tamanha assertividade.
Por fim, mas não menos importante, a tecnologia deve estar presente também nos meios ou formas de pagamento. Inclusive, existem soluções no mercado que aceleram o processo, diversificam os meios e trazem mais segurança, o que resulta em benefícios para as duas partes:
- Consumidor, que pode escolher o meio de pagamento mais adequado para suas condições, além de diminuir o caminho até a transferência — principalmente em compras online, em que quanto menos cliques, melhor a experiência do cliente.
- Vendedor, que pode receber o dinheiro na hora e, ao oferecer meios diversificados e simples, aumenta sua taxa de conversão, uma vez que o consumidor se sente mais seguro e principalmente animado, para finalizar a sua compra.
7 estratégias para expandir minha empresa com segurança
As duas primeiras etapas para a expansão são: identificação de que chegou o momento correto de agir e conscientização sobre o uso da tecnologia para que seja possível crescer com saúde.
Com isso em mente, é necessário traçar uma estratégia alinhada com os modelos de negócios que sua empresa segue. Além disso, é por meio do planejamento estruturado que sua empresa poderá crescer com segurança, evitando os riscos de sobrecarga operacional, déficit de estoque e prejuízos. Dentre as principais estratégias, confira 7 que devem fazer parte do plano:
Análise de mercado
Pesquise o que consumidores digitais mais desejam e olhe atentamente para seus concorrentes. As empresas que atuam no mesmo nicho que a sua empresa podem trazer ideias do que fazer, do que evitar e, principalmente, da lacuna no mercado que a sua marca tem capacidade de cobrir ao investir em novas soluções.
Análise de custos
Para crescer, é necessário investir. Defina quais serão os pontos em que a sua empresa vai focar para expandir e comece os orçamentos. Por exemplo: se foi identificado que a empresa precisa de mais tecnologia e investimento em infraestrutura, estude os preços de cada um desses elementos com diferentes fornecedores (estabeleça montantes adequados para cada setor de investimento).
Análise de margem de lucro
Para relembrar: a expansão de uma empresa é muito mais do que o simples aumento de vendas; trata-se do crescimento do lucro. É por isso que é fundamental estudar quanto será investido e qual o retorno previsto a partir das ações, dando prazos para que os resultados sejam analisados de forma eficiente. É aconselhável definir metas, desde que sejam alcançáveis.
Automação de processos internos
Quanto maior o volume de vendas e atendimento, mais trabalho a se fazer. Por mais que seja essencial contratar mais mão de obra, o crescimento pode ser maior do que a capacidade empregadora. Portanto, não hesite em investir em automação, pois além de não ultrapassar o limite operacional da sua equipe, ela evita erros humanos comuns nos processos repetitivos.
Ampliação dos canais de vendas
Vamos supor que a sua empresa nasceu no ambiente digital. Talvez a expansão que ela precisa seja não apenas melhorar o processo para vender online, mas também a abertura de uma loja física, por exemplo, ampliando as operações para outros canais de venda. Estude onde seus clientes estão e vá em busca dos canais mais utilizados por eles.
Ações de melhoria contínua
A expansão da empresa envolve a implementação de uma série de novidades: tanto de produtos, quanto em processos internos. Anote todas as mudanças e faça avaliações recorrentes. Aquilo que está dando certo deve ser mantido, enquanto as ações com retorno ruim exigem novos testes — e a aplicação de metodologias ágeis pode ser transformadora na operação dos funcionários.
Plano de acesso ao capital
Seja por meio de empréstimos, investimento de terceiros ou criação de um caixa específico para sua expansão, é necessário poupar o suficiente para implementar novas ferramentas, bem como manter a saúde da empresa. Estude qual é a melhor estratégia de captação dentro da realidade empresarial e defina uma meta de arrecadação para iniciar o projeto.
Quais ferramentas podem ajudar na expansão da minha empresa?
Pré, durante e pós-expansão. Todas as fases dependem de parcerias inteligentes, principalmente no que diz respeito às ferramentas que serão implementadas para melhorar os processos. Nessa hora, soluções para uma gestão financeira bem organizada são indispensáveis em qualquer cenário, principalmente quando o foco é aumentar a sua rentabilidade, afinal, elas ajudam na previsibilidade, análise de gastos e controle do dinheiro em caixa.
Com ferramentas de uso intuitivo e precisão nos dados, a tomada de decisão dos gestores é muito mais embasada. Pensando nisso, o Mercado Pago, banco digital parceiro do Mercado Livre, tem como objetivo reunir tudo que uma empresa em ascensão precisa em um só fornecedor, criando um verdadeiro ecossistema de soluções de pagamento e gestão. Veja só:
O checkout (o processo de finalização da compra e pagamento) precisa ser o mais intuitivo e abrangente possível para garantir que a jornada de compra do cliente seja eficiente. Caso contrário, o abandono de carrinho pode ser o pesadelo da sua empresa em expansão. Pensando nisso, o Checkout Mercado Pago oferece 8 soluções em uma, sendo elas:
Cartão de crédito;- Boleto à vista;
- Boleto parcelado;
- Pix (pagamento instantâneo);
- Cartão de débito virtual da Caixa Econômica;
- Pagamento em dinheiro nas Casas Lotéricas;
- Carteira digital Mercado Pago;
- Carteira digital PayPal.
Com tanta opção, fica mais fácil apresentar um meio de pagamento eficaz para o seu cliente, inclusive pagamento parcelado, possibilitando uma experiência fluida na hora da transação.
Muito mais do que uma simples conta digital, a conta Empresa do Mercado Pago é o espaço que os empresários precisam para organizar suas finanças, bem como se comunicar com fornecedores, avaliar vendas e até gerenciar estoque. Isso é possível devido às múltiplas ferramentas disponíveis no app, que são essenciais para visualizar de forma rápida o andamento das ações relacionadas à expansão. Nela, sua empresa tem acesso a inúmeros benefícios, como:
- Gratuidade na manutenção da conta;
- Pix e transferências ilimitados, sem taxas;
- Pagamento de contas, boletos e fornecedores;
- Programação de lembretes de pagamentos;
- Cartão sem anuidade;
- Controle de vendas detalhado;
- Acesso a empréstimos.
Tanto para gestão financeira, quanto para organização interna, a Conta Mercado Pago permite uma visão geral ao gestor sobre sua empresa, permitindo até mesmo o acesso de pessoas autorizadas em camadas específicas da conta — o que auxilia na sua gestão eficiente. Tudo isso é pensando justamente para facilitar as operações da sua empresa no momento da sua expansão.
Ao invés de buscar cartas de crédito engessadas, com valores pré-determinados, o Mercado Pago oferece uma solução totalmente personalizada para atender às demandas das empresas. Isso significa que, além de maior versatilidade no valor solicitado, é possível justificar os investimentos de uma forma precisa, direcionando-o para as diversas frentes, inclusive, tornar sua empresa escalável. O Empréstimo Mercado Pago ainda disponibiliza vários tipos de linhas de crédito, como:
- Crédito com Parcelas Fixas;
- Crédito por Porcentagem de Vendas;
- Dinheiro Express (liquidez imediata).
Garanta a saúde financeira da sua empresa durante e após a expansão com as soluções Mercado Pago!
Conduzir a expansão da sua empresa exige monitoramento constante dos resultados para garantir o sucesso. À medida que ela cresce, ajustes podem ser necessários para adequar a operação a novas demandas e oportunidades. Por isso, indicadores financeiros como margem de lucro, fluxo de caixa e taxas de conversão são dados que permitem obter uma visão clara do desempenho da expansão, ajudando a tomar decisões estratégicas.
Nesse contexto, a Conta Empresa Mercado Pago é uma aliada fundamental para uma gestão eficiente. Nela, você encontra o dashboard de vendas, que oferece uma visibilidade total sobre as entradas e saídas, facilitando o controle financeiro e o planejamento de novos passos. Além disso, as soluções de pagamento do Mercado Pago complementam essa gestão, oferecendo uma estrutura segura para as transações tanto da empresa, quanto dos clientes.
Comece hoje mesmo a impulsionar a expansão da sua empresa com as ferramentas certas! Com o Mercado Pago, você tem o suporte necessário para organizar o crescimento e conta com um parceiro de confiança que entende suas necessidades. Juntos, podemos transformar sua empresa em uma verdadeira história de sucesso quando o assunto é expansão empresarial!
¹ O Mercado Pago não realiza a prestação de serviços privativos de Instituição Financeira. O Mercado Pago, na qualidade de correspondente bancário no país, oferece aos seus usuários a possibilidade de contratação de crédito diretamente com a Instituição Financeira Parceira. Crédito sujeito à aprovação. A oferta, valores e condições da oferta poderão ser alterados a qualquer momento, a critério da Instituição Financeira.