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Como criar uma empresa escalável

5 min de leitura Atualizado em 29/11/2024
Homem sorrindo e conversando em uma roda de pessoas

Anualmente surgem milhares de empresas no Brasil, mas muitas acabam declarando falência antes de completar um ano de mercado. Em 2021, por exemplo, foram abertas pouco mais de 4 milhões de empresas no país, mas neste mesmo período cerca de 1,410 milhões foram fechadas

Os motivos pelo qual essas empresas fecharam as portas são variados, mas os principais relacionam-se à falta de planejamento e organização, fatores essenciais para a sua sobrevivência. 

A verdade é que a maioria dos fechamentos de empresas poderiam ser solucionados com o uso de estratégias pontuais que ajudam a alcançar a sua escalabilidade. Aliás, esse conceito de empresa escalável tornou-se uma tendência no mercado por representar diversas vantagens ao seu dia a dia, como o fato de aumentar suas vendas, atrações e principalmente, os lucros. 

 

O que é uma empresa escalável? 

A empresa escalável é aquela que consegue expandir sua oferta de produtos e serviços sem precisar aumentar os custos de operação na mesma proporção. Em outras palavras, esse tipo de empresa consegue crescer ao mesmo tempo que mantém ou aumenta seus lucros. 

Com isso, esse conceito de escalabilidade traz diversos benefícios para a empresa, como também aos seus clientes, tendo em vista a possibilidade de reduzir custos que refletem no preço final oferecido ao cliente, tornando as compras mais interessantes e vantajosas. 

Outro fato importante é o crescimento constante que a empresa escalável consegue atingir, isso porque ela otimiza seus processos, permitindo que sua produção seja feita em maior quantidade, mas em um tempo menor e com menos custos, além das suas vendas serem recorrentes.

Um exemplo bastante conhecido são as plataformas de streaming de músicas, filmes, séries e jogos, que ao vender online 100 ou um milhão de assinaturas, o único aumento de custo está nos servidores. Ou seja, quanto mais assinantes, mais lucrativo é o negócio. 

 

Como criar uma empresa escalável na prática

A escalabilidade não é alcançada somente quando uma empresa aprimora seus resultados e eficiência, mesmo com aumento nas demandas. Ela está relacionada a oferecer um produto ou serviço de forma disruptiva e única, além de ter um modelo que possa ser reproduzido. 

Entenda os processos para criar ou transformar a sua empresa em escalável: 

 

  • Tenha o propósito bem-definido

Tudo deve começar com a proposta delimitada de produto e serviço, além de traçar seu público-alvo e qual o diferencial da sua empresa. Por meio de pesquisa de mercado, é possível definir um propósito e desenvolver suas estratégias de forma coerente com seus objetivos. 

 

  • Utilize processos sistematizados

Empresas escaláveis possuem fluxos de trabalho e atividades otimizadas, promovendo um controle de erros e a análise constante para fazer ajustes pontuais em seus processos. Por isso, é preciso analisar atentamente quais os processos podem ser sistematizados. 

 

  • Busque melhorias contínuas

O conhecimento é uma das peças mais importantes para qualquer empresa. Dessa forma, se o objetivo é refinar a operação e conseguir cada vez mais assertividade, não deixe de criar um processo de monitoramento e métricas que possam ser usados para promover essas melhorias. Aliás, as tomadas de decisão precisam ser pautadas em informações concretas de desempenho. 

 

  • Invista em inovação e flexibilidade 

Ter uma estratégia bem desenhada não quer dizer que você terá pouco espaço para novos testes.  Com isso, se pensar em avanços tecnológicos e no cenário de transformação digital, a busca por inovação é essencial para manter sua empresa competitiva, mas para isso é preciso ter flexibilidade para investigar novas possibilidades e explorar diferentes oportunidades. 

 

  • Use ferramentas eficazes 

A escalabilidade não combina com processos manuais ou muito burocráticos, por isso o uso de ferramentas será essencial para seu crescimento, permitindo um gerenciamento eficiente, como as ferramentas que otimizam e agilizam os processos de pagamento, sendo capazes de ajudar a gerenciar suas vendas, tornar as transações mais seguras, além de oferecer segurança e uma experiência de compra mais agradável aos clientes através de páginas de checkout personalizado. 

 

  • Desenvolva um modelo replicável

Outro ponto importante é estabelecer um modelo de gestão, vendas e comunicação que possa ser replicado. Ou seja, que permita aumentar a escala do negócio. Nesse sentido, documente as soluções para que o aumento da operação possa ser feito com agilidade e baixo custo. 

 

  • Prepare a sua equipe da maneira adequada

Tendo um modelo replicável, é possível ensinar os profissionais por meio de treinamentos e a capacitação do  seu time tem a capacidade de tornar os processos mais eficientes, reduzindo perdas e prejuízos, além de promover um desenvolvimento contínuo. 

 

 

As vantagens de ter uma empresa escalável

Ter uma empresa escalável oferece diversos benefícios se comparada a outros modelos de atuação, a começar pela sua lucratividade e fortalecimento como marca referência no mercado. 

Além disso, esse modelo de negócio tem a vantagem de otimizar os processos internos e externos da empresa, o que pode garantir a redução de custos com operações que refletem diretamente na oferta final de produtos e serviços ao seu cliente, aumentando as chances de venda. 

Outras vantagens que a escalabilidade oferece à sua empresa, são: 

  • Crescer rapidamente e sem custos extras; 
  • Buscar e alcançar melhorias contínuas; 
  • Ter processos otimizados; 
  • Ter clientes que geram lucros recorrentes; 
  • Se adaptar às novas realidades mais rápido;
  • Aumentar seu valor no mercado. 

👉Leia mais: Loja digital: 7 formas de expandir sua empresa

Aumente os resultados da sua empresa! 

Adquirir o conceito de escalabilidade traz desafios e riscos, mas com planejamento e o auxílio de soluções e ferramentas corretas é possível potencializar suas atividades, focando em seu crescimento, lucratividade e melhora da vantagem competitiva no mercado.

 

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Escrito por:

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