Pagamento recorrente: porque usar no segmento de beleza
O Brasil tem o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. Isso significa que o número de oportunidades no ramo é grande, mas também torna a concorrência acirrada.
No entanto, existem diversas formas de se sobressair no segmento, como por exemplo, por meio da digitalização e da busca por um consumo mais consciente, sendo que uma das principais apostas nesse sentido é integrar estratégias de pagamento recorrente, ajudando a aumentar a fidelização dos clientes, além de trazer mais praticidade no seu consumo.
Descubra, abaixo, como começar a usar o pagamento recorrente no segmento de beleza.
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O que é pagamento recorrente?
O pagamento recorrente é uma modalidade de pagamento que funciona como uma “assinatura” ou mensalidade que seu cliente passa a pagar para ter acesso a serviços e produtos contínuos.
O modelo foi popularizado com plataformas de streaming, como o Netflix e Spotify, que fazem a cobrança todos os meses de forma automática. Mas os pagamentos recorrentes não se aplicam somente a produtos digitais. A ideia pode ser adotada em qualquer empresa em que há continuidade de consumo por parte do consumidor.
No segmento de beleza, por exemplo, esse modelo de pagamento pode funcionar na oferta de serviços contínuos na sua empresa para seu cliente, podendo se destacar no mercado e consequentemente, melhorar seus resultados financeiros.
7 Motivos para usar o Pagamento recorrente no segmento de beleza
O modelo de recorrência pode trazer vantagens não apenas para sua empresa no segmento de beleza, mas também aos clientes, sendo que alguns dos motivos para apostar nele, são:
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Ter mais controle do seu fluxo de caixa
A cobrança recorrente traz mais segurança para a empresa do ponto de vista financeiro, pois pelo menos uma parcela da receita ocorre de maneira previsível. Com isso, fica mais fácil desenvolver um planejamento financeiro, fazer compras em quantidades mais assertivas e trabalhar a evolução do empreendimento de forma sustentável.
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Não compromete o limite do cartão do cliente
Diferente de um parcelamento, esse tipo de cobrança não “ocupa” o limite do cartão ao fazer a aquisição de um plano ou assinatura. Vamos supor que o cliente faça uma parcelamento tradicional, dividindo R$ 500,00 em 5x de R$ 100,00. Nesse caso, será ocupado o valor de R$ 500,00 do seu limite de cartão de crédito. Já para uma cobrança recorrente de um plano de R$ 100,00 por mês, somente os R$ 100,00 serão ocupados durante o período de assinatura.
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A taxa de inadimplência da empresa diminui
Os recebimentos automáticos ajudam a diminuir a taxa de inadimplência, oferecendo mais segurança para as finanças da empresa, pois você passa a ter uma garantia do pagamento do valor até o fim do plano contratado, além de ter a possibilidade de renovação.
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Evita desconfortos com os consumidores
Menos uma preocupação na rotina do cliente, a automatização de cobranças facilita a vida dele e a sua. Assim, não é preciso fazer nada, todos os meses o pagamento acontece de forma automática e o consumidor pode usufruir dos seus produtos e serviços.
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Melhora a fidelidade
A comodidade oferecida, aliada à qualidade da entrega da sua empresa ao consumidor, ajuda a fidelizá-lo, além da possibilidade de aumentar a atração de novos clientes. Assim, é possível construir um relacionamento duradouro e mais próximo com seu público..
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Experiência de pagamento aperfeiçoada
Os clientes não precisam se preocupar com dinheiro, cartão ou cobranças, pois o processo ocorre de forma regular e automática. Em muitos casos, o consumidor mal lembra que está pagando.
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Melhor gestão de tempo
Cuidar da agenda, fazer as cobranças, contatar clientes, entre outros. Todos esses processos que fazem parte da rotina são importantíssimos para sua empresa, mas podem ser otimizados com a recorrência. Dessa maneira, é possível poupar tempo, além de controlar melhor suas finanças.
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Como adotar o pagamento recorrente na sua empresa
Para adotar o pagamento recorrente, é preciso investir em plataformas que permitam vender e cobrar nesse modelo, e para que essa estratégia seja um sucesso, você precisa conhecer bem seu público e as formas de consumo do seu produto e serviço. Além disso, é importante pensar na experiência de compra, na logística e na sazonalidade adequada para a recorrência.
Aliás, uma prova de que esse modelo funciona são os negócios do segmento de beleza que já adotam os pagamentos recorrentes em sua rotina e estão alcançando ótimos resultados, como os clubes de assinaturas, que entregam produtos de beleza todos os meses aos clientes da marca.
Assim como o cartão de crédito, é possível adotar o pagamento recorrente na sua empresa por um custo baixo e de acordo com a taxa que deseja pagar.
Por exemplo, se você deseja receber os valores pagos pela assinatura de seus serviços ou produtos de beleza na hora que o pagamento for feito será necessário pagar uma taxa de 4,99%. Além disso, existe a possibilidade de receber em 14 dias por 4,49% e em 30 dias por 3,99%.
As taxas variam entre as plataformas e são cobradas apenas quando as vendas são aprovadas.
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Venda mais e melhor com o pagamento recorrente!
O pagamento recorrente pode garantir muitas vantagens em sua empresa no segmento de beleza, a começar pela atração de novos clientes, a fidelização dos antigos e a segurança em receber mensalmente determinadas quantias, favorecendo sua saúde financeira. Invista nesse modelo de pagamento com ferramentas adequadas e potencialize suas vendas!
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