Guia prático para vender mais e melhor em sua loja física
Saiba como atrair clientes, se diferenciar da concorrência e impulsionar suas vendas
Com a chegada da pandemia e a necessidade de distanciamento social, o varejo físico sentiu os impactos da nova realidade e viveu momentos difíceis, mas que aos poucos vem se recuperando.
O relatório “Global Consumer Insights Pulse Survey” analisou a frequência com que o público usa diferentes canais de compras, incluindo a loja física. Com isso, nota-se que entre 2020 e 2021 foi registrada uma queda de 12% na utilização das lojas físicas, enquanto no segundo semestre de 2021 houve uma recuperação de 10%. Aliás, 45% dos consumidores têm preferência em comprar em uma loja física, contando com mais segurança ao escolher os produtos.
Sendo assim, mesmo em um cenário de digitalização, você ainda pode contar com uma excelente vantagem competitiva em sua loja física, investindo em diferenciais como o contato pessoal e estratégias que ajudam a fidelizar os clientes, unindo ações em canais digitais e presenciais.
Para manter as lojas ativas e com bom desempenho, você precisa prestar atenção às mudanças de comportamento do seu consumidor e às novas tecnologias que surgem no mercado. Aliás, não é esperado que o comércio eletrônico acabe com o varejo físico. Na realidade, a experiência de alguns países que foram epicentros da pandemia revela que a melhor saída é unir os pontos de venda físicos com instrumentos online, em busca de resultados cada vez melhores.
Ou seja, é um momento interessante de você integrar sua loja física com o virtual, ampliando os processos de atração, negociação e venda de seus produtos. A seguir, preparamos um guia completo com dicas importantes para você vender mais na loja física e melhorar seu faturamento.
45% dos consumidores
têm preferência
em comprar em uma loja física
O futuro para as lojas físicas
A evolução do mercado faz parte da rotina de quem empreende. Por isso, você precisa estar de olho nesse movimento e sair na frente na hora de oferecer as soluções e a experiência de compra que o consumidor precisa. Nesse sentido, a tendência é que as lojas físicas aumentem cada vez mais sua presença on-line nas redes sociais, mas não apenas como forma de melhorar sua comunicação com o público e sim como mais um canal para vender seus produtos e serviços.
Para que isso possa funcionar na prática e ter um impacto positivo nas suas vendas, é essencial investir em uma gestão de qualidade, traçando ações diferenciadas focadas em operações digitais e físicas que consideram as etapas que analisam a empresa como um todo, incluindo:
Operação
Quando se fala em integrar operações de venda do ambiente físico com o digital, você precisa ter um cuidado especial com o estoque e a logística. Independente de o produto ter sido comprado por um cliente no seu ponto de venda ou, por exemplo, por plataformas como as redes sociais, é preciso que a baixa seja contabilizada para evitar erros.
Caso isso não seja feito de forma sincronizada, você pode acabar vendendo produtos que não estejam mais disponíveis no estoque. O que gera atrasos, incômodos e insatisfação do cliente. Ou seja, sua operação precisa integrar as informações, além de capacitar sua equipe e usar ferramentas que favorecem as vendas, otimizando a operação.
Comunicação
Independente do canal escolhido para a comunicação, as mensagens passadas para um cliente sobre sua loja e seus produtos precisam ser coerentes e integradas.
Em todos os ambientes, é necessário adotar a mesma linguagem, identidade visual e qualidade de atendimento, pois se o consumidor não encontrar facilmente as informações que precisa, a chance de ele desistir da compra é alta. Por isso, estude uma comunicação integrada em que estimule a movimentação do consumidor entre os diferentes canais de venda da sua marca.
Tecnologia
Como o Mercado Pago pode ajudar na integração
O Mercado Pago é especialista em oferecer soluções inovadoras que facilitam a integração da sua loja física com o mundo digital, favorecendo todas as suas operações, inclusive as vendas.
Conheça algumas das soluções do Mercado Pago que você pode usar em sua empresa:Pagamento
por aproximação
Os pagamentos sem contato são uma verdadeira tendência no comércio devido a segurança em termos de distanciamento social e a comodidade do consumidor não ter que digitar sua senha do cartão de crédito ou débito na hora de pagar por suas compras.
Aliás, só em 2020, a adesão a essa tecnologia cresceu em 326%, segundo a Propmark. Isso é possível graças ao sistema NFC (Comunicação por Campo de Proximidade), que permite efetuar transações via cartão de crédito, relógios e smartphones, por exemplo.
É possível adotar essa facilidade na sua loja física por meio das Maquininhas Point, que oferecem essas e outras comodidades sem mensalidade.Leia também: 8 perguntas mais comuns sobre a Point Mercado Pago
Link
de pagamento
Essa ferramenta prática e ágil teve aumento de uso de 260% desde o início da pandemia, permitindo cobrar e receber de forma mais prática. Por meio do link, é possível vender à distância sem burocracia. Em poucos cliques, o vendedor pode compartilhar com o cliente por meio do WhatsApp, redes sociais ou e-mail e tem aprovação imediata.
O link de pagamento do Mercado Pago permite que sua loja receba online por meio de oito métodos de pagamento, sendo cartões de crédito, boleto bancário, linha de crédito Mercado Pago com boleto parcelado em até 12 vezes, saldo no Mercado Pago, cartões virtuais de débito, PayPal, Pix e Loterias Caixa.
Pix e
Código QR
O uso do código QR está cada vez mais presente no mercado. Dados do Banco Central estimam que três em cada dez consumidores já usaram o celular para fazer esse tipo de pagamento. A tendência é que esse número cresça ainda mais, ultrapassando a marca de 2,2 bilhões em 2025, representando 29% dos usuários de telefonia móvel mundialmente.
A popularidade se deve à praticidade e rapidez na hora de pagar e receber valores. Ou seja, você transforma a experiência do cliente, cria descontos personalizados e aumenta as vendas.
Com o Mercado Pago, você consegue receber seu dinheiro na hora, além da possibilidade de cobrar com Pix taxa zero e facilitar o pagamento do seu cliente, tornando o processo mais ágil. Para isso, basta imprimir seu Código QR e posicioná-lo em locais estratégicos na sua loja, incentivando os clientes a fazerem pagamentos de forma mais ágil, cômoda e segura. Além disso, com o Kit código QR e Pix, tudo fica mais prático. Ele pode ser adquirido gratuitamente nas compras das maquininhas Point e inclui itens como adesivos e placa oficial, display pronto para associar à conta e um guia com as informações necessárias.
Outro ponto importante, é que seu Código QR pode aparecer diretamente no visor da sua maquininha Point, podendo imprimi-lo ou apresentá-lo ao seu cliente através do visor do celular.
Como gerenciar sua loja física para ela vender mais
- Tenha as metas e objetivos bem definidos
Antes de qualquer mudança, defina as metas e objetivos a serem alcançados, além do tempo necessário para isso e o que será preciso para atingi-los. Com o panorama bem traçado, você consegue fazer um bom planejamento e ir ajustando a estratégia durante o caminho. - Conheça as necessidades do seu cliente
Conhecer bem o seu cliente ideal é essencial para vender mais. Afinal, essa é a melhor forma de entender suas necessidades, fazer um bom atendimento, personalizar produtos e serviços e conquistá-los. Isso não apenas ajuda a aumentar as vendas, como a fidelizá-los. - Mantenha as finanças bem organizadas
Manter um controle de gastos é o pilar do gerenciamento financeiro de qualquer empresa. Dados como entradas e saídas, faturamento mensal e investimentos devem ser atualizados com frequência, pois funcionam como um verdadeiro termômetro da sua loja.
O dashboard do Mercado Pago, por exemplo, é uma ferramenta de gestão que pode te auxiliar nesse processo, pois ele reúne as informações da sua maquininha de cartão e te ajuda a calcular seu fluxo de caixa, a antecipação de recebíveis e toda a movimentação financeira. - Saiba precificar e negociar
Existem técnicas e cálculos corretos para definir as margens de lucros e preço dos seus produtos, garantindo a rentabilidade da loja física. Além disso, boas negociações também ajudam a manter sua empresa mais competitiva. Compras com pagamento à vista, por exemplo, podem resultar em custos menores na reposição do estoque e margens maiores nas vendas. - Gerencie seu estoque
Seja numa loja física ou virtual, o estoque é um dos pontos centrais para o sucesso do negócio. Quem vende precisa garantir a entrega e conseguir manter um bom giro de produtos. Para evitar excesso ou a falta deles, o controle de estoque deve ser rigoroso, principalmente quando seus produtos possuem um prazo curto de validade. - Seja criativo
Criatividade e inovação são pontos decisivos para seu sucesso, por isso apostar em estratégias criativas que ajudam a atrair clientes pode trazer ótimos resultados, possibilitando vender mais, como também melhorar sua vantagem competitiva no mercado. Um exemplo disso é aproveitar as datas sazonais para desenvolver campanhas especiais, aumentando a atração do cliente e principalmente, estimular sua compra e fidelização. - Adote estratégias de comunicação
Toda empresa pode se beneficiar ao adotar uma boa comunicação com os clientes. Que tal unir recursos digitais para potencializar o alcance da sua loja física?
As redes sociais são uma ótima oportunidade de divulgar seus produtos sem grandes custos. E este é só um exemplo! Você pode criar uma newsletter (boletim informativo) informando sobre as novidades e promoções, transformar o WhatsApp em um canal de vendas, entre outros.
Como vender mais e melhor na loja física na prática
Ter um processo de vendas é essencial para padronizar as etapas que sua equipe precisa seguir com seus clientes. Assim, é possível oferecer um atendimento de qualidade, aplicar técnicas de sucesso, aumentar a produtividade da equipe e principalmente, vender mais.
Cada empresa cria suas fórmulas eficazes, mas, em geral, esse processo de vendas exige algumas etapas específicas para orientar e auxiliar os vendedores da sua empresa. Algumas delas, são:
- Planejamento e preparação
Este processo serve para organizar informações sobre sua empresa e o mercado, e que serão necessárias para as demais etapas. Entre os pontos de atenção estão as características de comportamento do consumidor, canais de venda a serem explorados, o perfil do cliente, principais sazonalidades, tendências do mercado, técnicas de venda, entre outros. - Atrair consumidores e oferecer um bom atendimento
Algumas pesquisas apontam que para 61% dos consumidores ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos. Além disso, 56% dos clientes afirmam que deixariam de comprar de uma empresa se tivessem uma experiência ruim no atendimento.
Ou seja, se você realmente deseja vender mais em sua loja física é necessário oferecer um atendimento excelente e treinar os vendedores para usar as técnicas de abordagem corretas.
- Levantamento de necessidades
O que leva o cliente a procurar seus produtos? Fazer uma lista com as principais dores e necessidades dos potenciais consumidores é a chave para criar abordagens mais assertivas, oferecendo soluções eficientes aos seus problemas, além de garantir a sua satisfação.
- Proposta de valor
Quando o assunto é atrair clientes e vender mais é importante trabalhar a conexão entre a proposta de valor que a sua loja física e os produtos oferecem com as necessidades dos clientes. Isso ajuda a destacar a sua empresa como a melhor solução diante da concorrência. - Negociação
Saber vender é saber negociar. Caso o cliente apresente alguma objeção durante a venda, sua equipe precisa estar bem treinada para transmitir segurança a ele. Empatia, conhecimento sobre os produtos e boas técnicas de negociação são os ingredientes essenciais para ter bons resultados. - Fechamento e pós-venda
Depois da negociação é preciso fechar a venda, mas o trabalho não termina aí. Tão importante quanto vender é manter o cliente satisfeito. Por isso, o pós-venda é indispensável. Deixe claro para o consumidor como entrar em contato com sua empresa caso precise de suporte e treine sua equipe para atender essa demanda, pois essa etapa é fundamental para criar um relacionamento com o cliente, fidelizá-lo e garantir novas oportunidades.
5 dicas práticas para aumentar as vendas da sua loja física
- Atraía a atenção dos clientes para seu ponto de venda
Não existe venda sem atração e para isso você precisa saber o que chama a atenção do seu cliente ideal. Ou seja, investir em algo que convide os clientes para sua loja física, como uma fachada bem estruturada, produtos que chamam atenção na vitrine, além de descontos e promoções.
Além disso, as redes sociais também são ferramentas essenciais para atrair clientes ao seu ponto de venda, seja postando sobre os seus produtos ou divulgando promoções exclusivas.
- Capriche na vitrine e disposição dos produtos
A comunicação visual é muito importante para atrair e converter clientes. Aliás, a visão é a grande responsável por 83% das decisões de compra do consumidor, segundo uma pesquisa da Veronis Suhler Stevenson divulgada pela Popai Brasil – The Global Association for Marketing at Retail.
A disposição estratégica de produtos no ponto de venda, atrelada a gatilhos de venda, pode fazer a diferença. Além disso, uma boa vitrine traz benefícios à sua loja, como aumentar a aproximação, trabalhar o posicionamento de marca, atrair o público certo, divulgar ações promocionais, destacar produtos chave, fortalecer a marca no mercado e aumentar a vantagem competitiva.
- Ofereça diferentes facilidades no pagamento dos produtos
O público está mais exigente inclusive em relação às formas de pagamento. Por isso, opções que oferecem mais praticidade são essenciais para vender mais, como o Pix, Código QR, link de pagamento, compras pelo WhatsApp, entre outros métodos que usam aproximação. - Garanta uma boa experiência de compra ao consumidor
Quando se fala em experiência de compra nas lojas físicas, fatores como o ambiente e o atendimento entram em destaque.
Um ponto de venda chamativo e agradável é responsável pela primeira impressão. Depois, técnicas como ambientação musical e aromas contribuem para para um reforço positivo.
O atendimento é responsável por favorecer as vendas. Por isso, os vendedores devem estar bem treinados para atender às necessidades dos clientes e explorar de forma inteligente a grande vantagem competitiva da loja física, o contato direto com os produtos.
- Faça a gestão de estoque frequentemente
O estoque parado pode ser sinal de prejuízo. Para manter a saúde financeira da loja, você precisa encontrar um ponto de equilíbrio entre as compras, vendas e giro de mercadorias.
Outro ponto de atenção para quem atua com duas ou mais frentes de venda é a integração do estoque. Esse processo promove mais eficiência e evita os tão temidos “furos” que geram insatisfação dos clientes. Aliás, isso é essencial para quem aposta em estratégias omnichannel (multicanais), promovendo a mesma experiência independente do ponto de vendas.
Por fim, uma boa gestão de estoque identifica produtos com melhor saída, itens que estão parados, a necessidade de promoções para promover o giro, entre outros.
O Mercado Pago te ajuda a vender mais e melhor!
- Pix: o consumidor só precisa de um smartphone para pagar suas compras e você recebe seu dinheiro na hora em sua conta Mercado Pago.
- Código QR: se diferencie da concorrência, atraia mais clientes e impulsione seu faturamento usando o Código QR. Com o Kit Código QR do Mercado Pago, você dá mais destaque ao ponto de venda e também oferece experiências positivas ao consumidor.
- Linha de crédito Mercado Pago: tenha acesso rápido e fácil à crédito para sua empresa. Com o Mercado você conta com crédito sem burocracias, com taxas atrativas, entre outros.
- Point: valores que cabem no seu bolso e opções de modelos que atendem as demandas da sua loja física. Além de toda a modernidade das Maquininhas Point oferecem.
- Cobrança recorrente: o Mercado Pago oferece mais essa facilidade para os lojistas, a opção de pagamento recorrente. Assim, há garantia de pagar as mensalidades sem dores de cabeça, oferecendo uma experiência de compra incrível para os clientes.
- Link de pagamento: é um jeito fácil e seguro de receber pagamentos online em sua loja. Com ele você gera um link com o valor total da compra e seu consumidor consegue pagar por sua compra de forma simples, rápida e segura.
- Ferramenta de gestão: acompanhe os dados da performance das vendas e tome as melhores decisões para sua empresa com as ferramentas de gestão.
Aqui no Mercado Pago, oferecemos serviços transparentes, seguros, com zero burocracias e muitas vantagens para você atingir resultados cada vez melhores em sua loja física.
Encontre tudo que precisa para vender mais e gerenciar sua empresa com mais eficiência!