Ter um e-commerce de sucesso vai muito além de oferecer bons produtos e serviços. É claro que isso faz parte da equação, mas também é preciso estar atento às principais tendências do mercado para garantir mais vendas, mais clientes e uma empresa ainda maior.
É essencial analisar as estratégias que deram certo em 2022 e somá-las às novas tendências inovadoras que prometem chamar a atenção em 2023.
Por que acompanhar as tendências 2023 para e-commerce?
Desde a pandemia da COVID-19, o e-commerce tem apresentado um crescimento ainda mais acelerado. Segundo dados da SmartHint, o faturamento do comércio on-line aumentou em 785% nos primeiros cinco meses de 2022, na comparação com o período pré-pandemia.
Ainda de acordo com a pesquisa, a expectativa é que o e-commerce brasileiro tenha um crescimento de 18% até 2025.
A inovação de processos, estratégias e tecnologias pode te ajudar a acompanhar essas estatísticas e se destacar entre os concorrentes. Além disso, essa inovação te auxilia a alcançar seus objetivos profissionais e identificar oportunidades, explorando novas ideias e contribuindo para o crescimento da sua empresa
Tendências 2022: relembre e planeje-se
A primeira forma de investir no seu e-commerce para o ano que está chegando é mantendo as táticas utilizadas em 2022 que deram certo e atraíram mais compradores.
Algumas das tendências deste ano no e-commerce que valem a pena continuar considerando são:
- Vendas por marketplaces
Os sites que concentram diversos e-commerces são vantajosos tanto para os consumidores – que encontram tudo que procuram em um só lugar –, quanto para os empresários – que têm um alcance maior e mais economia.
- Agilidade nas entregas
Ninguém quer esperar muitos dias por suas compras, por isso investir em entregas ágeis é essencial para continuar vendendo bem.
- Novas formas de pagamento:
Código QR, Pix, link de pagamento e bons sistemas de checkout de pagamento – tudo isso precisa fazer parte da experiência de compra, além dos métodos de pagamento mais habituais, como cartão de crédito e boleto bancário.
- Novas formas de atendimento
O contato pelas redes sociais e pelo WhatsApp cresceu muito por conta da pandemia e promete continuar sendo tendência pelos próximos anos.
- Estratégias Omnichannel
A integração do físico com o virtual em um mesmo processo de compra também chamou a atenção dos consumidores.
- Preocupação com segurança
Proteger os dados dos consumidores é essencial para evitar o compartilhamento indevido de informações e fraudes nas compras. Por isso, vale conhecer mais sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e sistemas antifraude.
7 tendências para 2023 para inovar e-commerces
Para manter um crescimento saudável e contínuo no seu e-commerce, além de continuar investindo no que deu certo em 2022, é preciso inovar. Para 2023, algumas tendências são:
1. Implantar a estratégia Omnichannel
A estratégia Omnichannel pode se tornar uma prioridade para seu e-commerce no próximo ano, incluindo mais dispositivos e maneiras de adquirir produtos e serviços, além de impactar todo o processo de compra: do marketing para atrair o consumidor ao pagamento e pós-venda.
2. Adaptar o e-commerce para a visão do celular
De acordo com a Statista, os dispositivos móveis são responsáveis por 71% dos acessos ao varejo digital e geram 61% dos pedidos de compra. Por isso, é essencial que seu e-commerce ofereça uma experiência cada vez melhor em smartphones e tablets, inclusive na hora do pagamento, que deve ser simples, com poucas etapas e segura.
3. Oferecer uma experiência de compra personalizada
Além de inovação, o consumidor também está em busca de personalização – isso pode estar em diversas etapas do processo de compra, como na busca por produtos, nas recomendações e no contato.
4. Oferecer opções de compra sustentáveis
De acordo com a GfK (especialista em crescimento digital), 52% dos consumidores disseram valorizar mais a sustentabilidade depois da pandemia. Por isso, é preciso considerar esse valor no seu e-commerce, oferecendo produtos e serviços que não agridam o meio ambiente e investindo em e-commerce reverso (trocas de produtos usados por novos), refis e outras estratégias.
5. Formas de pagamento mais flexíveis
O consumidor digital espera poder pagar de forma flexível e facilitada por suas compras on-line. Ofereça métodos de pagamento variados, como cartão de crédito, boleto bancário – à vista e parcelado –, Pix e, até mesmo, criptomoedas, entre muitos outros. Parcelamentos com baixos juros e descontos à vista também são bem-vindos.
6. Investir nas redes sociais para conquistar mais clientes
As redes sociais continuam no topo das maiores tendências. Invista em uma boa comunicação nessas plataformas, incluindo nelas o Instagram e o TikTok, por exemplo, que têm se mostrado grandes centros de interação.
7. Compras interativas
As compras interativas envolvem outra estratégia que tem chamado a atenção: o live commerce, que utiliza as redes sociais para oferecer produtos e compras ao vivo. Na China, essa tendência já é comum e gerou uma receita de US$ 300 bilhões só em 2021.
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Adote as tendências 2023 em seu e-commerce e aumente suas vendas!
Ao comprar online, o consumidor espera uma experiência única. Por isso, estar atento às tendências para o próximo ano é essencial para garantir que seu e-commerce atenda a essa expectativa.
Além disso, há parceiros, como o Mercado Pago, que te ajuda a colocar toda essa inovação em prática, com soluções para criar lojas online gratuitas, sistemas de entrega otimizados, anúncios e opções de pagamentos facilitados e dinâmicos. Além disso, ele também é seu parceiro em finanças, garantindo menos taxas e burocracias, além de conta PJ grátis e opções de crédito.
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