Natal sem estresse: como melhorar a gestão de entregas e pagamentos
Quando podemos ver as primeiras decorações anunciando a chegada da temporada de Natal, sabemos que com ela virão também uma mistura de sentimentos, entre eles, a preocupação com a satisfação dos clientes.
Por ser um período crucial no qual o volume de vendas é muito maior e a importância de cada item também, uma gestão de entregas e pagamentos ineficiente pode deixar uma marca negativa no desempenho de sua empresa.
Qual a importância de uma gestão de entregas e pagamentos eficiente?
De acordo com uma pesquisa realizada pela Cielo, as vendas no Natal do ano passado aumentaram em quase 10,5% em relação a 2021. No âmbito do comércio eletrônico e das vendas por meio das redes sociais, a gestão de entregas e pagamentos assume um papel central nas operações das empresas. Em um mercado intensamente competitivo, a eficiência nesses processos é crucial para a satisfação do cliente e a manutenção de uma reputação positiva.
Quando há atrasos nas entregas, complicações nos pagamentos ou qualquer tipo de confusão, a insatisfação dos clientes é inevitável. Isso pode comprometer seriamente a imagem da empresa. Portanto, uma gestão precisa nesses aspectos é um diferencial estratégico.
Vale ressaltar que essa importância não é apenas teórica. A experiência do cliente está intrinsecamente ligada à eficácia na gestão de entregas e pagamentos, especialmente em períodos de alta demanda, como o Natal. Uma entrega pontual e pagamentos seguros e dinâmicos contribui significativamente para a satisfação do cliente, enquanto eventuais problemas nesses processos podem prejudicar essa experiência, impactando diretamente a imagem da empresa.
Resumindo, a gestão de entregas e pagamentos não é apenas uma questão operacional, mas sim um fator determinante para o sucesso de uma empresa, influenciando diretamente a percepção do cliente e a reputação no mercado.
O que faz o cliente não comprar mais em sua loja?
Entender o que leva à perda da retenção de seus clientes é essencial para melhorar a experiência de compra e garantir que os níveis de satisfação sejam a ponte para um relacionamento duradouro com os consumidores.
Confira alguns pontos que precisam ter atenção redobrada:
- Experiência ruim de compra: não há nada mais desagradável do que colocar seu esforço em uma compra tão significativa e ela acabar sendo uma dor de cabeça. Simplificar a forma que o cliente se aproxima do seu produto ou serviço e tornar todo esse processo prazeroso é algo que vai mantê-lo próximo em outras épocas do ano.
- Atendimento ruim: ainda pensando na experiência de compra, apesar de sua empresa preparar uma experiência, inevitavelmente podem surgir momentos onde o atendimento personalizado deve agir. Entender a necessidade de cada cliente é fundamental para moldar sua forma de atendê-lo.
- Qualidade do produto ou serviço: é importantíssimo tentar oferecer sempre o melhor para seus clientes, mas durante a temporada de Natal muitas dessas aquisições podem estar fazendo parte de laços afetivos e serão até mesmo lembrados por toda uma vida. Com toda essa carga emocional em mente, oferecer a melhor qualidade possível é imprescindível.
- Preços incompatíveis: em contrapartida, oferecer os melhores produtos não necessariamente vai isentar-se de procurar um preço competitivo com o restante do mercado. Ter uma estratégia de precificação para seus produtos nessa época de Natal pode ser o carro-chefe de seus lucros.
- Métodos de pagamentos insatisfatórios: em um mundo cada vez mais interconectado, a demanda exige que as empresas estejam atualizadas ao aplicar métodos modernos e variados de pagamento para garantir que a venda seja concretizada.
- Entregas desorganizadas: talvez o ponto mais importante do processo de vendas. Uma gestão de entregas ineficaz pode causar desastrosos efeitos na reputação da empresa, justamente por conta da carga emocional que temos em torno das compras deste momento especial.
6 formas de garantir a satisfação do cliente no Natal
Pela temporada de Natal ser um período crítico para muitas empresas, a satisfação do cliente é considerada a chave do sucesso em vendas. Saber como fidelizar mais clientes é imprescindível para garantir o sucesso da sua empresa. E para garantir essa satisfação, investir em uma boa gestão de entregas e pagamento é o caminho ideal.
Confira Algumas estratégias:
1. Gestão de estoque bem planejado
Para garantir que suas entregas sejam feitas de forma rápida e efetiva, é importante que seu estoque esteja atentamente atualizado e pronto para atender aos pedidos que com certeza chegarão nessa época de alta demanda.
2. Atendimento ao cliente excepcional
Enquanto um atendimento ruim tem a capacidade de afastar clientes, algo excepcional os manterá voltando e sendo seus principais porta-vozes para atingir novas pessoas. Principalmente na hora dos pagamentos, o atendimento deve ser exclusivo.
3. Promoções especiais e ofertas atraentes
Entender quais produtos são mais atraentes pode ser um bom caminho para sua empresa se sobressair em relação à concorrência. Além disso, oferecer promoções e condições especiais de pagamentos, assim como na entrega, podem atrair mais pessoas para sua loja nesta época.
4. Métodos de pagamentos otimizados
Oferecer métodos de pagamento otimizados pode assegurar diversas vendas e ser uma fonte de fidelização, pois o cliente irá se sentir confortável com a experiência de compra em sua empresa. Um exemplo é o Link de Pagamento Mercado Pago, seguro e muito simples de se aplicar, principalmente para quem vende pelas redes sociais.
Além disso, através do programa Compra Garantida, o cliente possui uma segurança a mais pagando com o link e, caso algo ocorra em sua entrega, ela terá uma cobertura. Para participar, é necessário abrir uma conta no Mercado Pago e fazer o pagamento logado nesta conta.
5. Logística eficiente
Além de garantir que os produtos demandados estejam em estoque prontos para chegar aos clientes, o caminho entre sua empresa e a casa do consumidor é tão importante quanto. Garantir que prazos de entrega serão devidamente cumpridos pode ser a diferença entre uma relação satisfatória ou negativa.
6. Personalização e experiência do cliente
E não menos importante, lembre-se sempre que este período pode ser muito estressante com diversas demandas e planejamentos. Seus clientes partilham destes medos e anseios e garantir que irão ter uma experiência que os afaste dessas preocupações é o diferencial necessário para garantir a satisfação deles ao lhe procurarem.
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Garanta a satisfação do seu cliente durante a época mais mágica do ano!
Tanto uma gestão eficiente de entregas, quanto métodos modernos e diversificados de pagamento são essenciais para garantir a satisfação do cliente durante esta temporada de Natal.
Adotando essas medidas de forma inteligente e eficaz e contando com o Mercado Pago como parceiro de vendas, os desafios dessa época do ano serão convertidos em presentes na forma de clientes fiéis e satisfeitos que continuarão voltando durante o ano todo.
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