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Maquininha de cartão: aumente vendas e agilize o atendimento no Natal

8 min de leitura Atualizado em 19/11/2024
Imagem de uma empresária realizando uma venda em sua loja. Na imagem é possível ver a empresária, vestindo um macacão azul, sorrindo e segurando uma sacola azul com o produto vendido, repassado ao cliente. A sacola está sobre um balcão de madeira no qual há também um notebook aberto, algumas calças jeans dobradas e uma maquininha de cartão Point Smart, do Mercado Pago. Ao fundo da imagem, é possível algumas roupas penduradas em araras, indicando que a empresária é proprietária de uma loja de roupas.
Maquininha de cartão: aumente vendas e agilize o atendimento no Natal
11:46

Quem aí já está preparado para o fim de ano? Pois é, ele está chegando e traz consigo diversas oportunidades, principalmente para empresas que investirem em soluções e ferramentas para aumentar vendas através da boa experiência de atendimento ao cliente. 

Com a alta demanda do Natal, os clientes buscam não apenas por bons produtos, mas também por uma experiência otimizada capaz de combinar um bom atendimento com variadas formas de pagamento e principalmente, agilidade para fazer suas compras.

Quer uma prova de que a boa experiência converte? Segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box, no fim do último ano, 87% dos consumidores preferem comprar em lojas que oferecem uma boa experiência. Inclusive, essa questão de “experiência do cliente” é tão importante que 75% dos clientes dizem não se importar em pagar mais caro se a loja oferece a ele uma boa experiência. 

Como essa experiência de atendimento ao cliente é essencial, cria-se também um desafio para as empresas em como proporcionar uma jornada mais interessante e agradável ao consumidor. E felizmente, existem estratégias e ferramentas que podem ser implementadas para facilitar o atendimento ao cliente e melhorar a experiência.

A maquininha de cartão, por exemplo, é um destes itens, e por mais que pareça óbvia a necessidade de possuir uma maquininha de cartão, muitas empresas ainda não contam com o dispositivo, ou quando possuem, trata-se de máquinas ultrapassadas. Utilizar esse recurso para dar maior agilidade na compra e segurança na transação é essencial, mas, para isso, é importante contar com a melhor maquininha.

 

Por que a maquininha de cartão pode ajudar na fidelização de clientes?

A maquininha de cartão evoluiu muito com o passar dos anos e deixou de ser um simples dispositivo de cobrança para se tornar uma poderosa ferramenta de vendas. Isso porque o consumidor mudou seu comportamento e passou a exigir novas experiências. Com isso, as maquininhas passaram a auxiliar a empresa em uma venda  otimizada, ágil, segura e fluida, aceitando diversas outras formas de pagamento.

Inclusive, o uso eficiente da maquininha de cartão influencia diretamente na venda, isso porque ela permite uma maior eficiência na hora de cobrar, proporcionando flexibilidade à loja, tanto para cobrar no caixa, quanto em movimento e até mesmo nas entregas — através disso, é possível ver a sua evolução, já que antes, as máquinas de cartão não podiam se quer sair da tomada ou do seu cabo de rede, limitando a forma da sua empresa utilizá-lo no processo de vendas.

Principalmente em épocas de maior fluxo de pessoas, como o Natal, contar com dispositivo que permita essa maior abrangência é necessário para atender mais clientes e proporcionar uma melhor experiência para cada um deles. Afinal de contas, a maquininha permitir cobranças por variadas formas de pagamento, como cartão de crédito, débito, Pix, tecnologia de aproximação, entre outras formas — tudo o que o seu cliente precisa e, ainda, com a possibilidade de cobrar em qualquer lugar.

Essa versatilidade acompanhou a mudança de comportamento do consumidor e, hoje, oferecer um método ultrapassado, com uma maquininha antiga e sem inovação, pode até mesmo frustrar a venda e fazer com que ele se decepcione.

Mas as maquininhas impactam de que forma na experiência do cliente? 

Bom, são vários aspectos que fazem da maquininha de cartão uma auxiliar na fidelização de clientes e em uma venda mais eficiente, mas, principalmente no fato dela agregar em agilidade, reduzindo filas e tempo de espera. Além disso, elas trazem também maior segurança na transação e dão a liberdade do cliente escolher a melhor forma para pagar suas compras.

Essa integração de diversas formas de pagamento também faz com que a maquininha de cartão seja uma ferramenta indispensável para concluir vendas e fidelizar clientes para retornar à loja.

 

Cuidados com o atendimento ao cliente nas festas de fim de ano

Épocas de grande fluxo de clientes, como o fim de ano, são momentos complexos para as lojas, que, apesar de terem a oportunidade de maior lucro e fidelização, passam também por desafios que podem afastar o consumidor e prejudicar diretamente na efetivação de vendas.

Empresas que não se prepararam ou ainda não concluíram o planejamento de ações para os atendimentos desse período devem voltar o olhar para alguns cuidados, que são situações desagradáveis e enfurecem o cliente. Veja o que merece uma atenção especial em sua empresa:

 

  • Filas longas e demoradas: as filas são um dos maiores problemas para quem tem uma loja, isso porque elas espantam os clientes e diminuem a sua vontade de comprar. Além disso, em uma época como o Natal, quando as pessoas precisam transitar por várias lojas, perder muito tempo em uma fila longa reduz consideravelmente a vontade de comprar. Uma das maneiras de resolver isso é tendo um processo de pagamento mais ágil e fácil.

  • Demora no processamento de pagamentos: quando uma compra demora para ser processada, acaba atrasando o cliente que está sendo atendido e todos os outros que estão aguardando na fila. Além disso, um sistema de pagamento obsoleto pode recusar o método de pagamento, exigindo que o processo seja repetido por mais e mais vezes, o que atrapalha ainda mais o fluxo de clientes.

  • Sobrecarga de equipe e falta de treinamento: equipes sobrecarregadas e sem treinamento precisam atender a mais de um cliente por vez e, com isso, tendem a oferecer um mau atendimento, já que não conseguirão prestar a devida atenção na demanda do consumidor. Além disso, a falta de treinamento causa erros no atendimento, falhas na hora da cobrança e também na transmissão de informações.

  • Falta de atendimento no salão de vendas: imagine seu cliente entrar na loja com uma dúvida a ser resolvida para efetuar a compra e não ter funcionários para atendê-lo? Isso causa frustração e sensação de que aquela loja não se preocupa com seus clientes. A tendência com isso é que o cliente vá embora e pense muito antes de voltar a comprar ali.

  • Erros e confusão no estoque: os erros no estoque causam entregas de produtos erradas, divulgação de quantidade de produtos que não existem mais, falta de divulgação de produtos que estão em estoque, mas a equipe desconhece, além de muita bagunça e desorganização, aumentando o tempo de busca a um produto pelo funcionário.

 

7 estratégias para melhorar suas vendas durante as festas

Encontrar soluções que auxiliem no atendimento ao cliente é essencial para melhorar as vendas e lidar com os desafios impostos por uma data de alto fluxo. Escolhendo ferramentas que simplifiquem a gestão do atendimento, a empresa poderá ter maior facilidade na hora de se relacionar com o cliente, por isso, essa decisão é tão importante. 

A maquininha de cartão Point Mercado Pago, por exemplo, é uma destas soluções e pode ajudar a sua empresa neste período. Com um valor acessível, taxas super atrativas, diversos modelos, conectividade e bateria que dura o dia todo, elas são perfeitas para o atendimento ao público, reduzindo o tempo de espera e aumentando a segurança em todas as transações. 

Além dessa solução, existem outras estratégias que podem ajudar a aumentar vendas:

 

1. Invista em tecnologia de pagamento

Tecnologias de última geração auxiliam a dar mais fluidez ao tráfego de clientes na loja. Através de maquininhas inovadoras, como a Point, do Mercado Pago, sua loja consegue ter mais dinamismo no atendimento, diminuindo filas, podendo cobrar em entregas delivery e explorar opções mais versáteis, como a possibilidade de montar guichês de cobrança descentralizados do caixa principal e acelerando as transações ao realizar cobranças usando o pagamento por aproximação.

 

2. Melhore a disposição do espaço de vendas

Como o período do Natal lota as lojas, o espaço de atendimento deve ser priorizado para que não haja superlotação e pessoas desistindo de comprar porque a loja está cheia. Para isso, é importante reorganizar o salão de vendas e não reunir produtos de alta demanda no mesmo local.

 

3. Promova um atendimento personalizado

O atendimento personalizado é aquele que supre a demanda do cliente e cria opções de acordo com o perfil dele. Ou seja, além de oferecer aquilo que o cliente quer, proporciona também um atendimento mostrando fatos que contribuem com a sua compra, como um produto complementar, a chance de um desconto levando algo extra, a inclusão do cliente em um programa de fidelidade, entre outros.

 

4. Promoções instantâneas

As promoções instantâneas são boas estratégias para fazer com que o cliente compre sem ter que pensar muito, elas podem ser implementadas sobre um único produto, um combo de produtos ou uma venda cruzada, com a possibilidade de aumentar seu ticket médio com estratégias de cross-sell e upsell, ou um desconto em um lote de produtos específicos da data.

 

5. Treine sua equipe

O treinamento é fundamental e deve ser voltado a algumas áreas, como atendimento, resolução de problemas, pagamento, trocas, devoluções, pós-venda, entre outros. Proporcionar o treinamento fará com que a equipe tenha maior capacidade de atendimento, gerando maior satisfação ao cliente, além de auxiliar a reduzir problemas que prejudicam as vendas. 

 

6. Criação de pacotes de presente

Como o Natal é uma época de presentes e o consumidor tem cada vez menos tempo, oferecer opções de pacotes de presente, para que ele já saia da loja com o item pronto é uma excelente estratégia. Isso evitará que ele perca tempo procurando por pacotes para embalar seus presentes e ainda tenha o trabalho de fazer isso em casa.

 

7. Sorteios para clientes que comprarem na loja

Os sorteios usam estratégias alinhadas a gatilhos mentais que despertam o interesse do consumidor, que se vê na posição de ganhador de algo apenas por comprar aquilo que já precisava. Dessa maneira, se uma loja concorrente vende algo parecido com a sua e pelo mesmo valor, seu cliente verá no sorteio o motivo para efetivar a compra na sua empresa. 

 

Vendas mais rápidas e eficientes: o papel da maquininha no sucesso da sua empresa

O Natal é uma das experiências mais impactantes para uma empresa, isso porque ele tem o poder de aumentar as vendas, fidelizar e atrair clientes e transformar a maneira que a empresa atende. 

Aproveitar o Natal com soluções, ferramentas e estratégias para impulsionar a empresa no mercado é fundamental para um crescimento mais sustentável e próspero. Inclusive, a Point do Mercado Pago, pode auxiliar neste ponto, já que ela traz diversos benefícios, como conectividade, agilidade nas transações, graças aos diversos meios de pagamento disponíveis.

Além disso, investir na tecnologia da maquininha Point, que possui diferentes modelos para se adaptar às necessidades da sua empresa, permite que sua gestão financeira também seja facilitada, já que é possível receber o dinheiro das vendas na hora. Uma vantagem importante, principalmente em períodos de grande volume como o Natal. 

Comece a preparação para o Natal hoje mesmo, sua empresa tem a chance de aproveitar esse período como nenhum outro, focando em vendas e boa experiência do consumidor, fazendo com que esses investimentos sejam certeza de sucesso em vendas!

 


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