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Black Friday: como se destacar na maior promoção online do ano

6 min de leitura Atualizado em 05/01/2024
Mercado Pago: tablet em cima da mesa com a tela ligada em um site anunciando a Black Friday e mãos de uma mulher fazendo a navegação

Está chegando a hora mais esperada do ano, tanto para consumidores, quanto para empresas, a Black Friday. Quem é dono de uma empresa sabe bem que esse é o momento para vender mais e ter oportunidade de atrair novos clientes. Por isso, investir em estratégias para ter sucesso nesta época é essencial. 

Seja através de uma estratégia de desconto bem elaborada ou outra forma de atrair e fidelizar os clientes, explorar os preparativos para a Black Friday antecipadamente é fundamental para aumentar seus resultados.

 

Como os descontos na Black Friday podem transformar sua empresa?

A Black Friday é um evento que toma conta do comércio eletrônico durante um dia inteiro, atraindo multidões em busca das melhores ofertas. As empresas aproveitam essa data para realizar grandes promoções e fazer uma "limpeza" no estoque, ao mesmo tempo em que se preparam para as vendas de fim de ano. 

Em 2023, a Black Friday será realizada no dia 24 de novembro, e é essencial começar a se preparar agora para dar tempo de fazer sua divulgação estratégica. Dada sua popularidade global, os consumidores esperam por promoções excepcionais, o que torna fundamental que sua empresa faça um planejamento abrangente para aproveitar ao máximo esse evento.

Como a concorrência é intensa e, além dela, também há uma certa “má fama”, por parte de empresas que tentam enganar os consumidores, a Black Friday precisa ser bem trabalhada, com descontos atrativos e que realmente valham a pena para o consumidor. Criar uma estratégia bem planejada para unir a limpa no seu estoque de produtos, junto a vontade do consumidor, será fundamental para se destacar no mercado e vender mais.

 

Como se preparar antecipadamente para a Black Friday

A Black Friday é uma data diferente das outras, isso porque ela tem um poder diferente sobre o consumidor e sobre sua empresa. Mas, apesar dela ser essencial para as empresas escalarem no mercado e terem melhores resultados, ela também carrega inúmeros desafios que, se não forem enfrentados, podem ser prejudiciais. 

Afinal, ninguém quer ganhar a má fama de “Black Fraude”, não é mesmo?! Para garantir que a sua empresa consiga contornar esses desafios e alcance os benefícios máximos desta época é fundamental realizar todos os preparativos estratégicos com antecedência, alguns deles são:

 

  • Defina metas claras: defina metas específicas e mensuráveis para o que você deseja alcançar durante a Black Friday. Ter metas claras ajuda a direcionar seus esforços e avaliar o sucesso do evento. Quer um exemplo? Determine quais produtos deseja vender em maior quantidade, a margem de lucro que deseja alcançar e assim em diante. 

  • Analise a concorrência: uma análise aprofundada da concorrência é fundamental. Afinal de contas, compreender as estratégias que seus concorrentes estão adotando pode ajudá-lo a identificar oportunidades e lacunas no mercado e, assim, poderá investir em ações que se diferenciam e atraem com mais eficiência seu público-alvo. 

  • Avalie seu estoque: faça uma revisão minuciosa do seu estoque. Certifique-se de que você tenha produtos suficientes para atender à demanda, evitando ao mesmo tempo o excesso de estoque. É uma eterna conta. Por isso, faça análises detalhadas sobre seu estoque e procure avaliar se o que tem disponível é suficiente para as metas que quer alcançar. 

  • Tenha uma estratégia de marketing: de nada adianta ter um bom produto e um bom desconto se sua empresa não chegar até seus clientes. Por isso, investir em uma estratégia de marketing que explore bons conteúdos em multicanais, como redes sociais, e-mail marketing, blog e vídeos é a melhor forma de divulgar o que você criou.

  • Treine a equipe: lembre-se, a equipe precisa estar interligada entre si para oferecer o mesmo tipo de atendimento. Por isso, prepare sua equipe para lidar com o aumento da demanda e as expectativas dos clientes. O atendimento ao cliente deve ser eficiente e amigável. Além disso, é importante que todos saibam das estratégias e das metas.

  • Comunique-se com seus clientes: saiba o que eles desejam e procurem quando o assunto é desconto e Black Friday. Além disso, é importante manter seus clientes informados sobre as promoções da Black Friday com antecedência. Use e-mails, redes sociais e outros canais de comunicação para criar expectativa e engajamento.

 

👉 Omnichannel: guia completo da estratégia no e-commerce

 

6 estratégias de desconto efetivas para a Black Friday

A Black Friday é categorizada como uma das melhores épocas de vendas do ano, é um evento de apenas um dia, porém, com uma carga de vendas altíssimas, que podem até mesmo se estender pelo fim de semana. São milhões em vendas e que impactam positivamente o comércio eletrônico. Tudo isso porque, os clientes se sentem atraídos com a possibilidade do desconto e de promoções que não conseguiriam em outra época do ano.

Ou seja, já ficou marcado na cabeça do consumidor que esta data é a melhor oportunidade de conseguir o produto que tanto quer. Nesta onda, aumentar suas vendas e seu lucro pode ser mais fácil, principalmente, seguindo algumas importantes estratégias:

 

1. Escolha estratégias de desconto relevantes

Ofereça descontos que sejam significativos e percebidos pelos consumidores como vantajosos. Os descontos devem realmente fazer a diferença no bolso do cliente, incentivando a compra.

 

2. Personalize ofertas com segmentação inteligente

A personalização permite que você adapte suas ofertas de forma inteligente a diferentes segmentos de clientes, aprimorando a experiência de compra. Isso não só aumenta as vendas, mas também fortalece o relacionamento com os consumidores.

 

3. Ofereça descontos progressivos

Implemente descontos que aumentam à medida que o cliente compra mais. Esse incentivo pode motivá-los a fazer compras adicionais, gerando um aumento no valor médio das transações.

 

4. Combine descontos com frete grátis

O frete grátis é frequentemente um fator decisivo na tomada de decisão dos consumidores. Ao combinar descontos atrativos com essa oferta, você pode eliminar uma barreira comum para a conclusão da compra.

 

5. Crie programas de fidelidade

Desenvolva programas de fidelidade que oferecem benefícios exclusivos e recompensas relevantes aos seus clientes. Essa abordagem incentiva a lealdade e torna provável que os clientes continuem a escolher sua loja para suas compras futuras.

 

6. Recompense a fidelidade de clientes antigos

Valorize os clientes que têm sido fiéis à sua marca ao longo do tempo. Reconheça sua dedicação e ofereça recompensas especiais. Isso não só os manterá satisfeitos, mas também os incentivará a se tornarem defensores entusiasmados de sua marca, ampliando seu alcance de forma orgânica.

 

Prepare sua empresa para vender mais!

Utilizar da Black Friday para impulsionar suas vendas, movimentar seu estoque e atrair mais clientes é fundamental para já iniciar o planejamento do próximo ano. Por isso, contar com boas estratégias de desconto para o evento farão com que a sua empresa se destaque.

Além disso, é importante pensar também em todas as frentes de atendimento, principalmente na frente de pagamento. O Mercado Pago, que é um banco parceiro das empresas, pode te ajudar a impulsionar vendas, com mais facilidade, segurança e personalidade. 

Pensar em tudo isso e criar um planejamento antecipado, junto a uma execução cuidadosa, será fundamental para o sucesso da sua empresa, alcançando resultados surpreendentes nesta data tão importante de vendas.

 


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