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O que é provador virtual e por que é um aliado no seu e-commerce

5 min de leitura Atualizado em 27/02/2024
Mercado Pago: Uma mulher com blusa roxa e calça jeans, sentada com um tablet apontado para o pé, tendo uma experiência com a realidade aumentada de um provador virtual.

Já pensou em oferecer uma experiência mais personalizada e atrair mais consumidores indecisos no seu e-commerce

O provador virtual pode ser a resposta que seus clientes precisam para acabar com as dúvidas e receios na hora de comprar qualquer item que precisa ser experimentado, como calçados e roupas.

Por exemplo, em lojas físicas de moda, a taxa de troca gira entre 5% e 15% das vendas, já no comércio eletrônico, esse número fica entre 50% e 80%, de acordo com um estudo feito pela Bernstein Research.

Se você quer evitar essas devoluções e aproveitar outros benefícios do provador virtual, entenda agora como funciona a ferramenta e conheça as vantagens práticas.

 

 

 

Como funciona o provador virtual?

Também conhecido como provador online ou digital, o provador virtual é uma ferramenta que usa inteligência artificial para recomendar o tamanho ideal de calçados ou peças de vestuário para o consumidor. A principal vantagem é tornar a experiência de compra mais próxima da realidade de uma loja física. 

 

Qual a tecnologia por trás do provador virtual?

Na prática, a inteligência artificial faz o cruzamento das informações fornecidas pelo consumidor, como altura, peso, e medidas corporais com os dados de modelagem das peças para identificar os tamanhos mais adequados. 

Além dessa tecnologia, hoje, existem provadores virtuais que oferecem uma experiência ainda mais imersiva com a realidade aumentada. Ela transforma as câmeras dos dispositivos dos clientes em um ambiente interativo com o digital. Em outras palavras, as imagens capturadas em tempo real interagem com os objetos virtuais. 

 

Quais são as vantagens do provador virtual para o seu e-commerce? 

Com o aumento de consumidores online, as lojas precisam encontrar estratégias para se tornarem mais competitivas e deixar os clientes mais satisfeitos. Nesse sentido, o provador virtual é uma das ferramentas que pode ajudar a alavancar suas vendas. Conheça os benefícios: 

 

1. Experiência personalizada

O consumidor consegue personalizar a compra por causa das recomendações que atendem necessidades e características específicas graças ao cruzamento de medidas e informações com a inteligência artificial ou, então, a realidade aumentada que permite que vários itens sejam teoricamente experimentados, desde roupas e calçados até óculos e maquiagens, por exemplo. 

Dessa forma, seu cliente não conta apenas com as tradicionais tabelas de medidas, mas pode ter uma experiência mais dinâmica e parecida com as  lojas presenciais. Ou seja, o diferencial é poder fazer tudo isso sem ter que sair de casa. 

 

2. Reduzir as trocas e devoluções

O provador virtual permite que os consumidores tenham uma visão mais real das peças e dos itens. Para quem compra, a vantagem é diminuir as chances de fazer uma escolha errada. Já para os vendedores, o ponto positivo é a redução de trocas e devoluções, e também os custos dessa operação, como logística operacional.   

 

3. Aumentar as conversões 

Tendo mecanismos para oferecer uma experiência de compra online mais confiável e segura, você consegue quebrar várias objeções e, consequentemente, aumenta as chances dos consumidores se interessarem pelos seus produtos sem nenhum receio.  Ou seja, você impulsiona suas vendas e aumenta seu faturamento.

 

4. Ter um diferencial para atrair e fidelizar clientes

Com mais compras finalizadas, além da confiança e satisfação, os consumidores também podem passar a recomendar sua loja, ressaltando o diferencial do provador virtual. Dessa forma, você consegue fidelizar clientes ao mesmo tempo em que pode criar novas oportunidades de venda através das recomendações. 



👉 Omnichannel: guia completo da estratégia no e-commerce

 

Crie experiências personalizadas e melhore suas estratégias

Para integrar o provador virtual no seu e-commerce, basta procurar por empresas especializadas nessa solução. Conhecer inovações como essa é a sua chance de implementar novas funcionalidades ou estudar as possibilidades de oferecer experiências customizadas para se tornar mais estratégico e competitivo.

Lembrando que a ferramenta é uma entre tantos outros elementos importantes para atrair e conquistar clientes.

 


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