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Vender mais no segundo trimestre: datas estratégicas

7 min de leitura Atualizado em 01/03/2024
Vender mais com o Mercado Pago: homem olhando calendário no computador com programação de datas estratégicas para o comércio eletrônico

O segundo trimestre do ano reserva oportunidades únicas para quem quer vender mais, principalmente pelas datas comemorativas desse período – como a Páscoa, o Dia das Mães e o Dia dos Namorados. Analisando o mercado, é possível montar um planejamento inteligente para gerar mais lucros para sua empresa.

Para ter sucesso, é preciso primeiro identificar as diferentes necessidades de cada data, os perfis de compra e comportamento do seu público alvo. Assim, você estará pronto para oferecer produtos e promoções que sejam relevantes e atrativos. 

 

 

Estratégias para vender mais na Páscoa 

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes não apenas do segundo trimestre, mas do ano inteiro. Aliás, no ano de 2022, o Brasil ultrapassou a marca de 10 mil toneladas de ovos vendidos, o que registra 13% de crescimento em relação ao volume do ano anterior.

Ainda mais do que em outras datas importantes para o comércio, a Páscoa gera uma procura bem específica: doces e chocolates. Mas se engana quem pensa que não pode aproveitar essa onda apenas porque não trabalha nesse ramo. Atuando ou não nesse segmento de vendas, você pode atrelar promoções sazonais de algumas formas de mais:

 

  • Promoções e descontos em produtos relacionados à data: como ovos de chocolate, caixas de bombons e outros itens que possam ser usados para presentear.

  • Brindes personalizados de Páscoa: mesmo que os produtos do seu e-commerce não estejam diretamente relacionados, um brinde ou embalagem especial atraem o olhar do consumidor.

  • Criação de kits temáticos com produtos de diferentes categorias: que tal inovar e oferecer kits presenteáveis que fogem do óbvio? É uma forma de alavancar a venda de itens como cosméticos, livros e roupas, por exemplo. 

  • Criação de conteúdo temático nas redes sociais da loja virtual: a criatividade na produção de conteúdo também pode ajudar seu e-commerce a performar melhor. Dicas de receitas de sobremesas com chocolate, curiosidades sobre a origem da data e até mesmo um guia de como escolher presentes de páscoa.
    Isso tudo pode gerar engajamento e interesse do público, aumentando as chances de venda.

 

Dia das Mães: aproveite a data para vender mais

Em termos de faturamento, o Dia das Mães é simplesmente o terceiro colocado, ficando atrás apenas do Natal e da Black Friday. Com um apelo claro, o Dia das Mães movimenta o comércio eletrônico em vários segmentos, como cosméticos, eletrodomésticos, moda, tecnologia, entre outros.

O Indicador Serasa Experian aponta que, no período entre os dias 2 a 8 de maio de 2022, houve um crescimento de 6,9% nas vendas do comércio físico brasileiro, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Já o Índice Cielo de Varejo Ampliado aponta que as vendas para o Dia das Mães cresceram 18,1% no total em comparação a 2021. 

E na hora de explorar essa data ao máximo, uma das técnicas de maior sucesso é a criação de bundles – que são espécies de combos de produtos. Por exemplo, um conjunto com uma bota, um perfume e uma bolsa. Assim, é possível incentivar os clientes a comprar mais de um item e, consequentemente, aumentar o ticket médio das vendas.

 

Dicas para vender mais no Dia dos Namorados

Essa data é uma excelente oportunidade para o comércio eletrônico aumentar as vendas. Afinal de contas, o presente nesse caso é em dobro, pois ambos presenteiam.

No último ano, o e-commerce cresceu significativamente no Dia dos Namorados, chegando a um faturamento de R$ 6,5 bilhões e um ticket médio de R$423,64.

Mas como fazer para aproveitar essa oportunidade? Aqui vão algumas dicas interessantes para o seu e-commerce:

 

1. Crie promoções especiais para casais

Como descontos em pacotes de viagens ou jantares românticos. Essas ofertas podem ser um grande incentivo para que os clientes escolham a sua loja para fazer suas compras.


2. Ofereça frete grátis acima de um determinado valor

Oferecer o frete grátis pode incentivar os clientes a adquirirem mais produtos, aumentando o ticket médio da sua loja.


3. Crie um quiz ou teste no site

Criar uma espécie de quiz ou teste ajuda o cliente a escolher o presente ideal para o parceiro. Isso aumenta as chances de acerto na compra e pode ser um grande diferencial para a sua loja.

 

👉 Estratégias de vendas: guia completo para atrair e fidelizar clientes

 

Checkout Mercado Pago: a solução para vender mais

O Checkout Mercado Pago é uma plataforma de pagamento online que oferece diversas vantagens para os empresários que desejam vender seus produtos na internet. Com ele, é possível oferecer uma grande variedade de formas de pagamento para os clientes, o que aumenta as chances de concretizar uma venda.

Além disso, o Checkout Mercado Pago é uma plataforma segura, o que traz mais confiança para os clientes na hora de comprar na loja virtual. Com isso, é possível atender às necessidades do cliente e garantir que eles voltem a comprar novamente no futuro.

Outra vantagem do Checkout Mercado Pago é sua praticidade. A plataforma é fácil de usar e pode ser integrada com diversas outras ferramentas e sistemas, o que torna o processo de venda ainda mais ágil e eficiente.

O Checkout Mercado Pago é uma plataforma que pode auxiliar sua loja virtual a obter sucesso nas vendas em datas comemorativas e durante todo o ano. Com ele, é possível oferecer promoções e descontos especiais para seus clientes, o que pode contribuir para o aumento das vendas e fidelização dos consumidores.

Por isso, se você é um empresário que deseja vender mais em seu e-commerce, o Checkout Mercado Pago é uma excelente opção. Com suas diversas vantagens e benefícios, é possível atender às necessidades do cliente e garantir o sucesso do seu negócio na internet.

 


💡Leia também:

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