Voice commerce: descubra o que é e as vantagens
A revolução tecnológica está só começando e a tendência é que as mudanças aconteçam cada vez mais rápido. Uma das inovações do momento é os assistentes de voz, como a Siri, Alexa e Google Assistant. Segundo a Ilumeo, a tecnologia é presente e conhecida na vida dos brasileiros. Nos dois últimos anos, o uso cresceu 47%.
A ferramenta permite que o usuário utilize apenas um comando por voz para fazer as solicitações mais diversas, como respostas para as pesquisas online, reprodução de músicas, checagem da previsão do tempo e o controle de iluminação do ambiente.
Além de tudo isso, hoje em dia, é possível fazer compras por voz, o chamado voice commerce. Você já ouviu falar nessa tendência? A seguir, entenda exatamente como funciona e conheça todas as vantagens para sua empresa.
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O que é o voice commerce?
O voice commerce é o termo em inglês para a expressão Comércio por Voz. Em outras palavras, é o uso de comandos de voz para a busca e a compra de produtos e serviços online. É rápido, fácil e prático: o usuário só precisa acionar seu dispositivo com o comando padrão e dizer o item que deseja, depois, o assistente de voz o colocará em contato com lojas compatíveis com a modalidade, apresentando as opções de produtos disponíveis em tela ou apenas listando-os verbalmente.
O consumidor também tem a opção de utilizar filtros para reduzir as opções apresentadas, como cor, tamanho ou finalidade do produto. Após a escolha do item, precisará comunicar a opção de pagamento e o endereço de entrega da compra. O processo todo é simples e ágil, por isso vem ganhando espaço.
Como funciona o voice commerce?
Uma experiência completa com o voice commerce é possível graças à tecnologia de inteligência artificial (IA), que conecta os dispositivos móveis que têm o comando de voz com os assistentes de compras disponíveis.
Todas as lojas virtuais que têm integração com IA possuem a vantagem de permitir que o cliente não apenas encontre o produto na pesquisa online, mas também finalize a compra, sem precisar digitar nada no checkout. Ou seja, o comprador não apenas encontra o produto na pesquisa online.
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Quais são as vantagens do voice commerce?
O voice commerce traz diversos benefícios para sua empresa, permitindo que seu cliente tenha uma experiência de compra diferenciada. Entre as principais vantagens dessa tecnologia, é possível destacar:
1. Agilidade nas compras
Como o assistente virtual é capaz de processar as informações recebidas por voz muito mais rapidamente do que aquelas recebidas através de texto, naturalmente o processo todo se dará de maneira mais ágil, proporcionando ao cliente uma experiência de compra mais prática.
2. Flexibilidade para o consumidor
Quantas vezes passamos o dia tendo milhares de coisas para resolver e acabamos não tendo tempo para coisas mais simples, como compras pessoais? Pela facilidade de realizar compras sem precisar dispor de 100% de sua atenção, o voice commerce tende a ser mais flexível para o consumidor.
3. Inclusão novos públicos
A tecnologia também é mais inclusiva, visto que é possível promover acessibilidade a públicos que têm mais facilidade de realizar compras por voz, como os deficientes visuais, os não alfabetizados e os consumidores com limitações motoras ou cognitivas.
Invista em inovações tecnológicas e saia na frente da sua concorrência
Se quiser disponibilizar o voice commerce para seus clientes, basta fazer uma integração do sistema da sua loja virtual com os assistentes de voz mais populares, ou seja recorrer a uma API de integração.
Ficar de olho nas inovações é a sua chance de implementar novas funcionalidades ou estudar as possibilidades de oferecer experiências customizadas para se tornar mais estratégico e competitivo. Lembrando que a ferramenta é uma entre tantos outros elementos importantes para atrair e conquistar clientes.
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