Receita fixa: mais controle e menos riscos no seu negócio

Todo mês é o mesmo suspense: será que todos os clientes vão pagar em dia? Será que vai sobrar dinheiro depois de pagar os fornecedores, os funcionários e as contas fixas?
A falta de uma receita fixa gera imprevisibilidade. Mas com pequenas mudanças, dá para garantir mais estabilidade e ainda melhorar a experiência do cliente. Continue a leitura para descobrir como fazer isso com um plano de recorrência bem estruturado.
Receita fixa: a instabilidade de receita compromete a saúde financeira?
Vamos supor que seu ramo seja o alimentício. Para garantir uma receita fixa, é possível criar planos de assinatura para aqueles clientes que encomendam marmitas diariamente.
Agora, imagine o cenário: em um mês, o valor das parcelas mensais entra certinho. No outro, três clientes atrasam. No mês seguinte, dois cancelam. Assim fica impossível saber quanto realmente vai entrar. Além disso, quando você faz as cobranças de forma manual, as chances de esquecimento, ausência de resposta e atrasos aumentam muito.
O que pode atrapalhar a previsibilidade da receita fixa
Veja os principais motivos que dificultam a entrada de dinheiro e o sonho da empresa escalável:
- Cobranças manuais e envio de boletos por canais informais: quando você cobra o cliente por mensagem, fica difícil saber se ele visualizou;
- Dificuldade de acompanhar quem pagou ou não: isso aumenta as chances de erro sobre como está a taxa de inadimplência da sua empresa;
- Atrasos no recebimento: às vezes, pode ser necessário tirar do seu próprio bolso ou solicitar um empréstimo;
- Clientes que desistem por dificuldade no pagamento: se o processo for complicado, o cliente pode simplesmente parar de pagar.
6 formas em que o pagamento recorrente pode ajudar sua empresa
O pagamento recorrente é um sistema em que a cobrança é feita automaticamente, em um período definido (geralmente mensal). Sua empresa não precisa ficar cobrando todo mês: o sistema faz isso por você. Veja como isso funciona na prática e como o Mercado Pago pode ajudar com essa automação:
1. Automatize cobranças mensais com cartão ou débito automático
Você permite que seu cliente configure uma cobrança fixa em uma data definida e escolha se quer que o pagamento seja feito no cartão de crédito ou em débito automático. Assim, todo mês é debitado de forma automática a mensalidade, sem que ele precise entrar no app do banco para pagar.
2. Configure lembretes de vencimento para evitar atrasos
O sistema envia mensagens automáticas para lembrar o cliente que o vencimento está chegando. Isso facilita que ele não se esqueça de pagar, além de dispensar que algum funcionário da empresa fique em constante contato com clientes para cobrar.
3. Tenha relatórios de quem pagou e quem está em atraso
Quando o pagamento recorrente é automatizado, ele gera relatórios organizados, com todos os pagamentos feitos e os que continuam pendentes, o que facilita o controle e ajuda você a tomar decisões mais rápidas sobre o que fazer com clientes inadimplentes.
4. Ofereça planos de assinatura com mais comodidade
Isso ajuda na fidelização de clientes. É possível montar diferentes opções de planos, como entrega semanal, quinzenal ou mensal, com ganho de escala interessante tanto para quem compra quanto para quem vende.
5. Reduza o trabalho operacional da equipe financeira
Sem precisar fazer cobranças manuais, enviar boletos ou controlar planilhas, sobra mais tempo para se dedicar a outras tarefas.
6. Aumente a previsibilidade de receita e melhore o planejamento
Com os pagamentos automáticos e a receita mais estável, fica mais fácil prever quanto vai entrar no mês, o que ajuda a se organizar melhor para pagar contas e investir no desenvolvimento da empresa.
Previsibilidade é sinônimo de crescimento
Manter as finanças em ordem é um dos maiores desafios para quem tem uma empresa. Mas a falta de previsibilidade de receita não precisa ser parte da sua rotina.
Com o pagamento recorrente, sua empresa ganha entrada de dinheiro mais estável, evita inadimplência, reduz o estresse com cobranças manuais e ainda melhora a experiência do cliente. Se você sente que está difícil controlar as finanças, experimente automatizar as cobranças mensais com o banco digital Mercado Pago!
💡 Leia também:
Como meios de pagamento eficientes reduzem a inadimplência
4 tipos de pagamento que otimizam e favorecem a fidelização
Como implementar um programa de vendas recorrentes em sua loja física
Por que empresas inteligentes estão investindo em pagamento recorrente
Como unificar a experiência do cliente com pagamento recorrente
Escrito por:

Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados

Receita fixa: mais controle e menos riscos no seu negócio
| Julho 2, 2025
Todo mês é o mesmo suspense: será que todos os clientes vão pagar em dia? Será que vai sobrar dinheiro depois de pagar os fornecedores, os..

Promoção de inverno: como preparar seu e-commerce
| Julho 1, 2025
Aproveitar a sazonalidade é fundamental para aumentar as vendas. E todo o período pode ser considerado um atrativo aos consumidores, que desejam..

Como extrair insights do relatório financeiro empresarial
| Junho 26, 2025
Os dados financeiros sempre foram uma mina de ouro para o gestor que sabe onde cavar. Mas hoje, com a avalanche de ferramentas e métricas, é fácil se..