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Por que as compras com um clique são essenciais no m-commerce

6 min de leitura Atualizado em 29/02/2024
 Mercado Pago: mão tocando em teclado de notebook em cima da mesa representando o m-commerce

Segundo o relatório Webshoppers 43, pesquisa realizada pela Ebit | Nielsen, que apresenta os dados do e-commerce brasileiro ano a ano, o m-commerce teve um aumento de 78% em seu faturamento entre 2019 e 2020.

O valor total chegou a R$45,9 bilhões com os mais de 106 milhões de pedidos realizados nas plataformas online. Esses dados ressaltam a importância e crescimento incansável do comércio digital e como as vendas pelo celular são relevantes. 

Buscando cada vez mais agilidade no processo, os consumidores procuram por e-commerces que ofereçam métodos práticos de pagamento, principalmente quando compram por smartphone.

De acordo com a pesquisa da Moonsend, 28% dos usuários relataram que já abandonaram carrinhos porque o checkout da plataforma era muito longo e complicado. Esse número só aponta que, além da disponibilidade essencial do m-commerce, é indispensável facilitar a finalização da compra também.

 

 

A busca pela praticidade nas compras online com o m-commerce

O consumidor online deseja facilitar ao máximo seus processos. Por isso, muitos negócios são fechados pelo próprio smartphone, afinal, o aparelho está na palma da mão. Nesse contexto, as compras com um clique são um recurso muito eficiente para qualquer dispositivo, principalmente para compras via celular, porque agilizam etapas e geram experiências satisfatórias aos clientes.

Esse recurso é muito importante em todas as etapas, principalmente no checkout, afinal, as palavras de ordem das vendas online são comodidade e agilidade.

Tratando-se do m-commerce, então, as compras com um clique garantem ainda mais a satisfação do cliente, otimizando as compras através do smartphone, porque garantem mais agilidade e praticidade, afinal, digitar dados na tela do celular não é uma tarefa muito agradável e pode ser dispensável com informações pré cadastradas e a facilidade da carteira digital, que reúne tudo o que é necessário em um ambiente, como se fosse uma carteira física

A solução one click buy é muito comum nas carteiras digitais, justamente pela praticidade no processo de checkout de pagamento, já que através do aplicativo é possível cadastrar cartões e guardar dinheiro. Afinal, com os dados já salvos, basta o comprador escolher o produto, clicar em comprar e pronto!

 

📖 Descubra como dominar o checkout na Black Friday com 8 estratégias

 

Como funcionam as compras com um clique?

Também conhecidas como one-click buy, elas permitem que o consumidor se cadastre apenas uma vez em seu site e, automaticamente, todos os seus dados ficarão registrados.

Assim, nas próximas compras, informações como endereço e cartões já estarão disponíveis e o cliente poderá efetuar o pagamento através de, literalmente, um clique, evitando a repetição dos processos de digitação de formulários.

Com o cadastro do método de pagamento escolhido pelo cliente e seu endereço, as compras com um clique acontecem de forma automática, contando com os dados previamente cadastrados, de forma simples e rápida.

Além de atrair mais consumidores devido à facilidade, o recurso traz outras vantagens, como:

seta2 Mais agilidade

Dispensando a necessidade de preencher o mesmo formulário todas as vezes em que for fazer o checkout em seu e-commerce, o processo de compras fica ainda mais rápido.

Essa agilidade é muito procurada pelos consumidores que dão preferência ao uso dos celulares, afinal, se pularam a etapa de ligar o computador, provavelmente vão gostar de pular a etapa de envio de dados repetitivos.

Além disso, os smartphones contam com telas menores, então, quanto menos burocracia, melhor a experiência de uso. 

seta2 Mais conversões

Uma pesquisa da Moonsend apontou que mais de 28% dos consumidores já abandonaram o carrinho ao se depararem com um checkout de pagamento muito longo. A verdade é que o processo de preenchimento de formulário em todas as compras de um mesmo site é, muitas vezes, trabalhoso, já que pode ser necessário consultar documentos ou cartões que nem sempre estão em mãos.

Por isso, para incentivar o cliente a efetivar a compra, nada melhor do que permitir que os dados fiquem salvos para que as informações sejam adicionadas apenas uma vez e, depois disso, bastará um clique para realizar as compras.

 

seta2 Mais fidelizações

Sabendo que os dados já estão salvos em um ambiente virtual seguro, com tokenização e criptografia, e que não será mais necessário preencher o formulário do checkout, as chances dos consumidores retornarem são maiores, afinal, o processo de identificação já foi feito e, a partir dali, apenas um clique será necessário para comprar.

A comodidade garante o retorno e dá grandes chances de que outros sites não sejam visitados pelos seus clientes, afinal, seria necessário fazer novos cadastros. É claro que, para isso, os serviços oferecidos e atendimento também devem se manter satisfatórios, vantajosos e diferenciados.

 

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Aposte na combinação do m-commerce e no recurso de compras com um clique para vender mais

O m-commerce e as compras com um clique são uma combinação perfeita para os consumidores que querem mais praticidade. Se você quer vender mais e atrair clientes, essas ferramentas são indispensáveis para o seu e-commerce.

 


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