Como unificar dados de cobrança com uma gestão integrada eficiente
Um dos maiores desafios da gestão financeira de uma empresa é trabalhar com diversas formas de pagamento e enfrentar obstáculos por isso. Seja na dificuldade de gerenciamento ou falta de entrega de uma boa experiência do cliente, as transações online ou presenciais são muito mais “quadradas” quando não há uma gestão integrada dos dados de pagamento.
A procura por uma experiência de compra mais fluida leva qualquer empresa para uma decisão: unificar as informações de pagamento para uma gestão mais eficaz e integrada. Isso é essencial para entregar ao cliente uma experiência muito mais sólida e facilitada, transformando o ambiente de pagamento da empresa. Estes fatores, inclusive, são essenciais para cativar e fidelizar mais clientes, aumentando o ticket médio das vendas.
Por que a gestão integrada de dados de pagamento é importante para sua empresa?
A gestão integrada é fundamental para que não haja uma fragmentação dos dados, ou seja, a divisão de dados de pagamento entre diversas plataformas, por exemplo. Isso, além de causar uma visão conturbada do cliente sobre os sistemas da sua empresa, ainda dificulta o controle interno, diminuindo o desempenho da equipe, aumentando o tempo de gestão dos pagamentos, colocando em risco os dados dos clientes e causando transtornos para a equipe.
Tanto a fragmentação de dados, como a sua organização em silos, ou seja, uma prática que tem como base o gerenciamento de maneira separada em cada departamento ou equipe, causam maior dificuldade na união de informações que uma empresa precisa para entregar boa experiência. Além de complicar a gestão e o controle como um todo, a organização em silos ainda põe em risco a vida daquele dado, fazendo com que ele possa ser perdido a qualquer momento.
A falta da gestão integrada de dados faz com que haja também uma maior dificuldade no controle geral da empresa, imagine ter que reunir tudo o que precisa em uma conferência contábil nesse cenário. Isso se torna quase impossível, e é neste momento que são geradas inconsistências contábeis e até mesmo processos burocráticos junto ao fisco.
Contar com a gestão integrada é uma excelente forma de contornar esses desafios e proporcionar mais facilidade para a empresa em controle interno e qualidade de compra para o cliente. Para isso, é fundamental que a sua empresa tenha uma integração otimizada, isso garantirá uma eficiência maior ao objetivo proposto, além de manter a competitividade no mercado.
Aqui, podemos imaginar uma empresa que vende online e de maneira física, dessa forma, conta com sistemas diferentes em cada setor. Isso faz com que o cliente possa, por exemplo, encontrar uma forma de pagamento no site, mas não na loja física ou que ele possa ter uma experiência de compra mais dinâmica na loja física e não no site. Tudo isso faz com que haja uma divergência na experiência do cliente, o que é prejudicial para as vendas.
No entanto, quando a empresa oferece a possibilidade de integração, o cliente consegue transitar entre os diferentes meios de pagamento ou opções de compra, podendo definir se vai finalizar sua transação pela internet ou presencialmente, por exemplo. Esse poder de decisão e flexibilidade certamente fazem a diferença para clientes que buscam opções de compra com mais inovação e comodidade.
Como ter mais eficiência e segurança na integração de pagamentos
Agora que já está mais clara a importância da gestão integrada e a unificação de informações de pagamento online e físico, é hora de saber como conseguir ainda mais eficiência na implementação de um sistema integrado. Fazer isso com atenção é fundamental, afinal, esse processo requer cuidado com as informações e a sincronia de tudo, dessa forma, sua empresa evita vazamento de dados, fraudes e golpes.
Alguns dos aspectos que devem ser considerados durante o processo de integração de dados de pagamento são:
- Sincronização dos dados de pagamento: com a sincronização dos dados de pagamento, as cobranças são mais ágeis e seus clientes não precisam completar campos de pagamento todas as vezes que forem comprar. Independentemente da forma escolhida, seja o pagamento online, ou pagamento físico, os dados dos clientes já estarão sincronizados.
- Segurança de informações sensíveis: por se tratar de dados sigilosos, uma integração de pagamentos faz com que a segurança seja priorizada. É fundamental contar com segurança antifraude e criptografia nas transações, como as do Mercado Pago, que possui um poderoso sistema antifraude que fornece ainda mais segurança a cada transação de pagamento realizada em dispositivos e também por meios digitais.
- Verifique a compatibilidade com sistemas existentes: se a sua empresa já possui sistemas de cobranças, é importante escolher uma plataforma que ofereça plena integração, assim, todo o processo é mais fácil e não haverá “buracos" de comunicação de informações. Com essa compatibilidade, ficará mais fácil transmitir dados, sincronizar informações e automatizar processos.
- Verifique conformidade com as regulamentações vigentes: é fundamental que essa integração siga as normas vigentes, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), por exemplo. Escolher uma plataforma que ofereça todo amparo com as regulamentações é essencial para não ter problemas judiciais e má reputação da empresa.
- Tenha um bom parceiro de meios de pagamento: contar com um parceiro como o Mercado Pago, dará mais facilidade, agilidade e otimização ao processo de pagamento online e físico da sua empresa. Isso porque ele permite sincronização total e com vários meios de pagamentos, através do Checkout Mercado Pago. Além disso, sua empresa conta com a possibilidade do recebimento na hora das vendas feitas. Tudo isso em uma só plataforma.
4 estratégias para unificar os dados de pagamento em sua empresa
Qualidade no atendimento, satisfação do cliente, controle interno e gestão eficiente são pontos fundamentais para o sucesso de uma empresa, não é mesmo?! Para conquistar tudo isso é necessário atenção com alguns pontos importantes e que fazem a diferença na hora de organizar e definir o planejamento da empresa.
Os dados de pagamento, além de importantes para a saúde financeira, ainda são essenciais para uma melhor conformidade fiscal e um atendimento ao cliente mais qualificado. Garantir que cada um dos dados seja tratado com mais foco e que nenhum deles se perca é importante para uma gestão muito mais eficiente e, para isso, algumas estratégias podem ajudar a sua empresa:
1. Automatize a sincronização de dados
A automatização desse processo garante de maneira mais eficaz que todas as transações sejam registradas em tempo real, não exigindo uma intervenção manual, o que abre caminhos para erros e falhas. A automatização pode ser feita através de plataformas específicas e dedicadas a isso. Imagine, por exemplo, como pode ser trabalhoso para um e-commerce ter que atualizar seu estoque manualmente cada vez que uma compra é feita. Com um sistema automatizado, essa atualização acontece imediatamente, a cada saída de produto.
2. Adote uma plataforma de pagamentos unificada
Adotando uma solução de pagamentos versátil, como o Checkout Mercado Pago, é possível ter diversos benefícios, como maior possibilidade de personalização, integração facilitada, otimização para dispositivos móveis, experiência de compra elevada, pagamento com um clique e recebimento por suas vendas na hora.
Além disso, ainda é possível oferecer diversos meios de pagamento e ter o controle unificado de todos eles, já que os registros podem ser acompanhados em um só lugar, independente do meio de pagamento escolhido pelo cliente para pagamento.
3. Integre com sistemas de gestão financeira da empresa
Ao escolher uma plataforma que consiga otimizar a emissão de documentos, como notas fiscais e atualizar estoques de acordo com a saída de produtos, é possível criar processos mais ágeis e reduzir a possibilidade de erros ao longo dos pagamentos. Imagine, por exemplo, uma integração entre sistemas em que uma empresa utiliza um software para emitir faturas automaticamente de seu e-commerce a cada nova venda, sem a necessidade de intervenção manual no processo.
4. Monitore e analise regularmente os resultados
Utilizando plataformas que oferecem relatórios detalhados, como o Dashboard de Vendas Mercado Pago, é possível ter controle em apenas um local de todas as transações. Dessa maneira, é possível analisar com muito mais eficiência os resultados, podendo ampliar ações que estão se saindo bem e mudar o rumo de estratégias que não deram tão certo.
Melhore a gestão da sua empresa com relatórios unificados
A melhor forma de fazer uma gestão integrada e com foco no controle interno e boa experiência do cliente é através de uma solução que consiga integrar todas as informações de maneira eficiente.
O Checkout Mercado Pago pode ser a solução que a sua empresa precisa na hora de fazer essa integração. Além de uma solução segura para transações online, ele permite que os clientes tenham uma experiência de compra mais imersiva e realmente fluida, com mais opções de pagamento, podendo optar pelo uso de cartão, boleto, entre outros.
Além disso, o Dashboard de Vendas Mercado Pago, permite que sua equipe tenha uma visão ampla de todos os dados das vendas realizadas com todas as soluções Mercado Pago, sejam elas em compras presenciais ou digitais.
Essa é garantia de um controle melhor e uma eficiência operacional superior que levarão aos seus times as melhores informações sobre comportamento de compra e estatísticas fundamentais para elaboração de metas e estruturação de bons planejamentos. Essa visibilidade integrada é fundamental para que a sua empresa possa crescer com mais consistência, organização e de maneira completamente sustentável.
💡Leia também:
Programa de proteção ao vendedor: entenda a importância e venda melhor
Checkout Pro: A melhor opção para sua plataforma de e-commerce
Como integrar antifraude em sua plataforma de pagamentos online?
Conheça as plataformas que tem integração com o Checkout Pro
Qual é o melhor tipo de checkout de pagamento para sua empresa?
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