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Employee experience: qual a importância para sua empresa?

Mercado Pago: Empresa promovendo o Employee Experience para seus funcionários

O cuidado com os funcionários influencia diretamente na performance. É por isso que a área de recursos humanos tem grande importância na saúde de qualquer operação, sendo responsável por estimular e cuidar da equipe.

Nesse sentido, surge o conceito de employee experience – algo relativamente novo, mas que ganhou muito destaque em diversas empresas no período da pandemia. 

 

Afinal, o que significa o termo “employee experience”? 

Employee experience ou em português, experiência do funcionário, nada mais que é o conjunto de interações que um trabalhador tem sua com sua empresa – das políticas, colegas ao ambiente físico e virtual de trabalho. 

Ou seja, todos os pontos de contato, desde os detalhes do dia a dia aos grandes eventos contam. É por meio desse conjunto de experiências que se constrói a jornada de um colaborador, tendo impacto direto em como se sente, como seu potencial é direcionado e, é claro, no seu bem-estar. 

Segundo uma pesquisa de 2021 da Willis Towers Watson, a pandemia da COVID-19 mudou tudo. Para 92% dos empregadores, aprimorar a employee experience será uma prioridade importante para suas organizações nos próximos três anos. 

Conforme as informações publicadas no Guia de Experiência do Funcionário de 2022, os funcionários hoje buscam pontos como:

  • Trazer seu “verdadeiro eu” para o trabalho diariamente; 
  • Um ambiente que os incentive a aprender, crescer e atingir todo seu potencial; 
  • Uma equipe de trabalho diversificada com líderes inclusivos; 
  • Ter oportunidade de aprender coisas novas; 
  • Encontrar propósito e significado em sua carreira;
  • Experimentar um sentimento de pertencimento, conexão e propósito; 
  • Sentir-se valorizado e cuidado pela empresa.

 

7 formas de aplicar o employee experience na empresa

O método de experiência do colaborador funciona, basicamente, como uma jornada dividida em seis estágios: atração, contratação, onboard, engajamento, desenvolvimento e saída. Ela envolve desde o primeiro ponto de comunicação até o desligamento. 

Veja algumas maneiras de aplicar essa estratégia: 

 

  1. Ofereça oportunidades de aprendizado e desenvolvimento

É mais interessante para a produtividade da empresa e para seus trabalhadores oferecer oportunidades de crescimento. Assim, você contará com um time sempre qualificado e capacitado, que adquire mais autonomia e confiança.

  1. Melhore as comunicações

Ter canais de troca, oferecer uma comunicação transparente e conhecer de perto a equipe cria vínculos e ajuda o trabalho a ser mais leve e fluído. 

  1. Promova a diversidade e a inclusão

Você sabia que empresas com equipes diversas inovam e faturam mais?  Times diversificados costumam saber lidar melhor com resolução de problemas, além dos colaboradores se sentirem bem no ambiente de trabalho.

  1. Crie um ambiente de trabalho positivo

Ambientes com alta carga de estresse tendem a comprometer sua produtividade e sofrer com o índice de turnover (rotatividade de pessoas em português). Pensando nisso, manter um ambiente positivo é mais saudável para os colaboradores e para o sucesso da sua marca.

  1. Desenvolva a confiança na liderança

A confiança é algo que se constrói ao longo do tempo e, para isso, é preciso trabalhar uma comunicação sempre honesta, transparente e motivadora. Isso é fundamental para que todo o time se sinta engajado com o dia a dia e os desafios da empresa. 

 

  1. Use a tecnologia para melhorar a experiência do funcionário

Ter um bom acompanhamento de dados também pode ajudar a identificar pontos de melhoria e tomar decisões assertivas, em prol da organização e das pessoas.

 

  1. Garanta benefícios corporativos

Outro ponto fundamental para que a equipe se sinta valorizada é oferecer os benefícios adequados para suas necessidades. Esse tipo de estratégia ajuda a proporcionar bem-estar e qualidade de vida. 

 

Os impactos da boa experiência do colaborador na empresa

Ter foco no colaborador oferecendo oportunidades, conforto e um ambiente positivo também é favorável para os resultados da sua empresa. Isso tudo impacta diretamente na cultura e clima organizacional, aumentando a chance de obter bons resultados e muita dedicação. 

Veja como isso pode te beneficiar na prática: 

 

  • Trabalho de maior qualidade: trabalhadores felizes prestam trabalho de melhor qualidade, que acaba se refletindo no seu cliente final. Quanto maior é a satisfação, mais produtivo um funcionário se torna. 
  • Menores taxas de absenteísmo: fortalecer a cultura e manter a equipe engajada também é uma forma de trabalhar a retenção de talentos e diminuir as taxas de absenteísmo e rotatividade na equipe. E todo empreendimento tem muito a ganhar mantendo os profissionais que já têm expertise na sua operação. 
  • Maior produtividade: é natural que pessoas estimuladas e comprometidas retornem maior produtividade para organização. Aliás, faz sentido que quem está satisfeito com seu emprego faça sempre o máximo para não apenas manter sua posição, como também para receber oportunidades cada vez melhores. 
  • Alto engajamento da equipe: o sentimento de pertencimento e o alinhamento com os valores e propósito da empresa contribuem para manter o time engajado, dedicado a entregar valor e buscar resultados cada vez mais expressivos.
  • Colaboradores mais felizes: um ambiente de trabalho saudável e agradável é um dos pilares não só para a satisfação profissional como para a qualidade de vida dos colaboradores. Focando em employee experience, é possível oferecer uma estrutura que contribua para esse sentimento de realização. 

☝️Veja também: Gestão estratégica: guia prático para sua empresa

Crie experiências agradáveis ao colaborador! 

Ficou claro que criar experiências positivas para os funcionários é estratégico e necessário, não é? 

Se preocupar com a employee experience é uma atitude que promove satisfação na equipe, aumento da produtividade, retenção de talentos e até mesmo melhores resultados. Por isso, não deixe de investir na experiência do seu time.

 

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