Taxa de conversão de vendas: o que o checkout tem a ver com ela?

Quando falamos em vendas online, apenas atrair visitantes para o seu site não é o suficiente. O objetivo é transformar essas visualizações em compras reais, aumentando assim a taxa de conversão de vendas.
Para conquistar esse objetivo, é comum pensar que a prioridade é deixar o anúncio atrativo e o site em excelente funcionamento. De fato, esses são requisitos básicos - mas não são os únicos! Tão importante quanto a experiência durante o processo de escolha de produtos está a experiência no checkout. Se a plataforma apresenta lentidão ou poucas opções de pagamento, o temido abandono de carrinho pode acontecer repetidamente.
Então, como implementar um checkout que favoreça a taxa de conversão de vendas? É isso que iremos explorar agora.
Entendendo a taxa de conversão de vendas
Um dos principais desafios nas vendas online é o alto índice de abandono de carrinhos. De acordo com o Baymard Institute, cerca de 70% das compras iniciadas em lojas virtuais ao redor do mundo não são concluídas — e no Brasil, essa realidade se repete, com a mesma porcentagem de desistência.
A taxa de conversão de vendas mostra quantos visitantes do seu e-commerce realmente compram. Ou seja, é uma métrica que mede a eficiência da sua loja virtual em transformar acessos em vendas. De maneira geral, uma porcentagem saudável varia entre 1% e 3%.
Para calcular a taxa de conversão de vendas, é simples, basta usar a seguinte fórmula:
Taxa de conversão (%) = (Número de vendas ÷ Número de visitantes) x 100
Aplicando um exemplo: vamos supor que o site recebeu 10 mil visitas. Desses usuários, 200 compraram. Portanto, a taxa de conversão é de 2%, pois:
(200 ÷ 10.000) x 100 = 2%.
Os meios de pagamento influenciam na taxa de conversão de vendas?
Sim, e muito. Vários consumidores abandonam o carrinho quando encontram dificuldades na hora de pagar. Um estudo da Opinion Box revelou que mais de 60% dos consumidores já desistiram de uma compra por causa de um checkout confuso ou com opções de pagamento limitadas.
O perfil do consumidor online é prático. Ele quer agilidade, facilidade e, acima de tudo, segurança. Se essas características não estiverem presentes nas formas de pagamento do seu e-commerce, dificilmente a compra será finalizada. Portanto, otimizar o checkout pode ser uma das ações mais eficazes para melhorar sua taxa de conversão.
6 dicas para aplicar um checkout que melhore a taxa de conversão de vendas
Para melhorar a experiência de compra dos seus clientes, oferecendo agilidade, flexibilidade e segurança, é possível adotar algumas estratégias de vendas online. Veja as dicas:
1. Deixe todas as etapas do pagamento claras e acessíveis
Quem realiza compras online precisa entender exatamente o que está acontecendo em cada etapa. Evite formulários confusos, campos desnecessários e informações ocultas. Quanto mais transparência, maior a confiança e menor a chance de abandono.
2. Diminua a quantidade de cliques o máximo possível
O ideal é que o cliente finalize a compra com poucos cliques e, se possível, sem sair da página. Cada nova etapa representa uma oportunidade de desistência. Otimize o caminho entre o carrinho e a finalização.
3. Diversifique as opções de pagamento
Nem todo cliente usa cartão de crédito. Alguns preferem Pix, boleto bancário ou até mesmo o saldo da conta digital. Oferecer diferentes formas de pagamento amplia o perfil de consumidor.
4. Comprove a segurança do seu site
Use certificados de segurança (como o cadeado de site seguro) e deixe claro que os dados do cliente estão protegidos.
5. Otimize o carregamento do site, inclusive para mobile
Se o site demora para carregar, principalmente em celulares, o consumidor desiste. Invista em um e-commerce leve, rápido e responsivo.
6. Seja transparente quanto a taxas e/ou juros
Se houver cobrança de juros no parcelamento, informe desde o início. Caso contrário, o cliente pode até fechar a primeira compra, mas ao descobrir as taxas “ocultas”, não será fidelizado.
O Checkout Mercado Pago
Se você busca um sistema de pagamento que já ofereça todas essas vantagens, o Checkout do Mercado Pago pode ser a melhor solução. Ele foi desenvolvido justamente para facilitar a jornada de compra e aumentar a taxa de conversão das empresas. Com a solução, seu site conta com um processamento rápido de pagamentos, ferramenta antifraude integrada, integração facilitada, alta personalização visual e liberação instantânea.
Se você deseja potencializar o checkout de pagamentos do seu e-commerce, há duas opções transformadoras:
Checkout Transparente
O cliente preenche os dados e finaliza o pagamento dentro do seu próprio site, sem ser redirecionado para outra página. Isso evita interrupções e passa mais confiança ao comprador, gerando mais conversões.
Checkout Pro
8 meios de pagamento em um - o cliente é quem escolhe! Ele pode pagar com cartão de crédito, boleto, boleto parcelado, Pix, PayPal, cartão de débito virtual da Caixa, carteira digital do Mercado Pago e até em Casas Lotéricas.
Além disso, ao utilizar o Checkout Mercado Pago, é possível integrar as soluções financeiras em um só lugar. A conta PJ Mercado Pago permite gerenciar as finanças, fazer a gestão de vendas com relatórios detalhados, controlar fluxo de caixa e ainda fazer o dinheiro render.
Aumente sua taxa de conversão de vendas com checkouts práticos!
A taxa de conversão é uma métrica estratégica para acompanhar a saúde financeira da empresa - e o processo de checkout tem um papel decisivo nesse número. Oferecer uma experiência de pagamento ágil, segura e adaptada às preferências dos seus clientes permite derrubar as barreiras que levam à finalização da compra. E, quanto mais fácil for comprar, mais vendas sua empresa vai realizar.
Se você quer entender melhor como otimizar o checkout do seu e-commerce e aproveitar todos os recursos do banco digital Mercado Pago, vale explorar mais sobre o assunto.
💡 Leia também:
Como aumentar a taxa de conversão no e-commerce
Pagamento seguro: como evitar fraudes no seu e-commerce
6 dicas para otimizar o funil de vendas na sua empresa
Relatório de vendas: transforme dados em estratégias de crescimento
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