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Pagamento seguro: como evitar fraudes no seu e-commerce

6 min de leitura Atualizado em 27/03/2025
Mercado Pago: imagem de um celular apoiado sobre um notebook aberto, no qual é possível ver uma imagem ilustrativa de um processo de pagamento seguro, com um cartão virtual na tela e um botão verde com o texto “confirm” (confirmar).
Pagamento seguro: como evitar fraudes no seu e-commerce
9:07

Ter segurança para realizar uma compra é o desejo de todo cliente, assim como a garantia de receber corretamente por suas vendas é o objetivo de uma empresa. Aliar esses dois desejos em vendas feitas no e-commerce é fundamental para que a empresa não seja passada para trás, ou que o cliente tenha problemas com dados, valores e demais dores de cabeça.

Contar com um sistema de pagamento seguro no e-commerce é essencial para as empresas evitarem fraudes e protegerem suas transações e seus clientes. Como golpes e atitudes criminosas ficaram ainda mais comuns, ter um pagamento seguro e sistemas antifraude é tarefa fundamental para não ter problemas com vendas online, seja por prejuízos financeiros, perda de credibilidade no mercado, ou até mesmo a exposição do cliente para crimes.

 

Fraudes no e-commerce: por que investir em um sistema de pagamento seguro?

É fundamental investir em um sistema de pagamento seguro porque existem vários tipos de golpes e fraudes, como o do cartão de crédito, por exemplo, em que criminosos utilizam cartões roubados para fazer compras online e, após isso, há um chargeback forçado pelo banco. Com isso, é possível que o produto comprado já tenha sido enviado, gerando prejuízo para o vendedor, isso sem contar a desconfiança do titular real do cartão com a empresa.

Além disso, há outros tipos de fraude, como um chargeback feito pelo próprio cliente que comprou, ou seja, após fazer uma compra legítima e receber o produto ou serviço, pede o estorno de pagamento ao banco dizendo que não reconhece aquela compra. Outra prática criminosa comum é o Phishing, em que golpistas enganam usuários para roubar dados, com e-mails falsos, páginas de checkout clonadas, dentre outras ações feitas a fim de se passarem por uma empresa real.

Um estudo feito pelo DataSenado, no fim de 2024, revelou que um a cada quatro brasileiros perdeu dinheiro em golpes no último ano. Ainda segundo a pesquisa, entre os golpes mais aplicados, estão a fraude em cartões, clonagens e invasões de contas bancárias. Esse é um alto número e que coloca as empresas em posição de alerta, já que a maioria das fraudes envolve o nome da empresa.

Sem um sistema de pagamento seguro, é ainda mais fácil ser vítima de golpistas, que utilizam da fragilidade do sistema para atuar. Além do prejuízo na perda do dinheiro de vendas e serviços que foram atos de golpe, ainda há uma mancha na reputação da empresa, que pode ficar malvista pelos consumidores, associando a marca com criminosos.

 

Estratégias para reduzir fraudes no seu e-commerce

Felizmente, para felicidade de empresas e usuários, há métodos que podem minimizar as vulnerabilidades exploradas por criminosos. Com estratégias consistentes e boas práticas, é possível tornar as transações mais seguras, os dados mais bem guardados e reduzir os prejuízos, mesmo que o autor da fraude seja um cliente legítimo. Algumas dessas práticas e que devem ser implementadas nas empresas, são:

 

  • Utilize um sistema de autenticação robusto: é importante escolher um sistema de autenticação eficaz, que analise os padrões de compras online e identifique transações suspeitas em tempo real. Existem opções, como o Checkout Mercado Pago, que utilizam aprendizado de máquina e inteligência artificial para fazer isso com mais eficiência, e são capazes de autenticar uma compra com mais agilidade e segurança.

  • Monitore transações suspeitas: é fundamental monitorar transações fora do comum. Para isso, é importante analisar altos valores em primeiras compras, compras diversas em pouco tempo, endereço de entrega diferente do endereço de cobrança, dentre outros. Um passo importante é personalizar alertas para revisão de compras de forma manual em pedidos suspeitos, antes mesmo do envio.

  • Implemente um checkout seguro: um sistema seguro, como o Checkout Mercado Pago, é fundamental para analisar com mais eficiência os pedidos feitos pelos clientes, assim, verificar se há possibilidade de fraude, trazer maior facilidade de gerenciamento, menos riscos para dados dos clientes e da empresa.

  • Mantenha uma política clara de chargeback e reembolsos: a política de chargeback e reembolso precisa ser clara para o cliente, assim, evitará que golpistas peçam estorno da compra de maneira ativa, ou seja, quando ele é o real comprador e está tentando reaver o dinheiro que ele mesmo gastou. Para uma política mais clara, é fundamental deixar claro que há provas e rastreamento da entrega, descrição clara da empresa na fatura do cartão e suporte 24h.

  • Eduque seus clientes sobre segurança digital: criar campanhas de conscientização sobre segurança digital proporciona aos clientes uma maior facilidade de entendimento sobre golpes comuns no mercado, como clonagem de dados, Phishing, clonagem de cartão, dentre outros. Isso evita que clientes eventualmente caiam em golpes envolvendo sua empresa, o que pode manchar seu nome no mercado.

5 alternativas para garantir pagamentos seguros no e-commerce

Imagine que a empresa em busca de segurança se assemelha a uma pessoa com frio e que, para aumentar a sua comodidade, agrega camadas extras para inibir o frio (ou o mal) que vem de fora. Ou seja, investindo em boas ferramentas a empresa pode se abrigar assim como uma pessoa com frio que utiliza blusas extras para se proteger, porém, é importante que essas camadas protejam, mas não atrapalhem seu desempenho.

No e-commerce, ao contar com soluções certas, a empresa pode ter mais segurança, proteção nos pagamentos e redução de fraudes, para isso, algumas alternativas, são:

1. Tenha meios de pagamento variados e seguros

Ao contar com um checkout eficiente, é possível oferecer meios de pagamento diversos, que possibilitam ao cliente escolher a melhor forma de pagar, além disso, para cada um deles, é possível ter total segurança, com autenticações otimizadas e proteção em diversas camadas.

2. Ofereça autenticação em dois fatores (2FA)

Um sistema de autenticação em dois fatores é capaz de detectar mudanças de senha e atualizações de dados bancários recentes, que podem ser um indicativo de fraude. Com isso, é possível adicionar uma camada extra de segurança ao e-commerce e evitar que dados roubados ou cartões clonados possam fazer compras fraudulentas.

3. Monitore atividades suspeitas em tempo real

É fundamental escolher uma ferramenta que possibilite integração com a plataforma e monitore as atividades suspeitas em tempo real. Ou seja, no momento da compra. Dessa maneira, é possível barrar atitudes criminosas já na sua origem, seja por inteligência artificial ou análise manual e, com isso, evitar prejuízos e custos na linha de produção, expedição ou entrega.

4. Opte por plataformas de segurança digital para e-commerce

Com plataformas dedicadas, é possível ter maior segurança digital na loja, já que elas possibilitam proteção contra vazamento de dados, ataques cibernéticos e golpes comuns. Essas plataformas utilizam de ferramentas avançadas para evitar prejuízos e riscos que colocam a empresa em problemas com usuários.

5. Escolha o Checkout Mercado Pago

Com o Checkout Mercado Pago, é possível proporcionar maior segurança ao cliente em suas compras online e para sua empresa a cada venda, já que a solução oferece vantagens como inteligência artificial e machine learning (aprendizado de máquina) para análises mais criteriosas, possibilidade de personalização e, claro, recebimento por suas vendas na hora, diretamente na Conta PJ Mercado Pago.

 

Proteja seu e-commerce com pagamentos seguros e antifraude

A segurança de uma transação é item fundamental para a empresa. É através dessa segurança que ela não passará por problemas, como prejuízos financeiros, perda de credibilidade e redução de vendas. Além disso, um sistema de pagamento seguro e antifraude proporcionam compras online de maior qualidade, o que se torna um diferencial frente aos concorrentes.

O Checkout Mercado Pago, por exemplo, é uma das melhores opções no mercado para garantir pagamento seguro, diversidade nos meios de pagamento, experiência elevada do usuário, além de outros benefícios, como o recebimento do dinheiro das vendas na hora, a possibilidade de personalização e a robustez do sistema antifraude, que é capaz de detectar tentativas golpistas através de inteligência artificial, machine learning (aprendizado de máquina) e até mesmo especialistas com análises manuais.

Tudo isso é fundamental para que a sua empresa possa se preocupar apenas em vender, deixando a tarefa de combate a golpes e fraudes a cargo do Checkout Mercado Pago que, além de trazer maior comodidade, ainda te auxiliará em um crescimento sustentável e livre de golpistas.

 


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