Como aumentar seu ticket médio com estratégias de cross-sell e upsell
Vender na internet não é uma tarefa tão fácil como muitos imaginam. Lidar com burocracias, concorrência, fornecedores, custos e qualidade de produtos são alguns dos desafios enfrentados por empresas que optam por este mercado. Porém, mesmo com obstáculos, as soluções de pagamento flexíveis, a conveniência do recebimento em casa e a inovação atrai os consumidores, tornando a internet um canal próspero para vender.
Para alcançar mais vendas e chegar até estes consumidores que buscam por inovação, é necessário quebrar os desafios com estratégias e soluções eficazes e capazes de aumentar o ticket médio das vendas. O cross-selling e o up-selling são estratégias eficazes, que proporcionam isso.
Através de uma venda cruzada (cross-selling) ou da venda de um produto com valor agregado maior (up-selling), é possível maximizar vendas, aumentar o ticket médio e fidelizar clientes, mostrando que a sua empresa se preocupa com o que ele está adquirindo.
O ticket médio e o poder do encantamento. Qual a relação?
O ticket médio é um valor que indica a média de gasto de um cliente ao realizar uma compra, sendo calculado com a divisão do valor total das vendas pelo número de transações. Ou seja, se em um dia, a sua loja vendeu R$50 mil em 100 transações, o ticket médio de cada venda foi de R$ 500. Fazer essa conta é fundamental para saber quanto os clientes costumam gastar em compras na sua empresa e buscar estratégias para aumentar esse número cada vez mais.
Aliás, este número tem uma relação muito próxima com o encantamento do cliente pela sua marca: quanto maior for o relacionamento, a proximidade e a identificação, maior será também o valor da sua compra. E isso acontece muito pela boa experiência de compra. Inclusive, essa boa experiência é basicamente resultado de 87% dos consumidores darem preferência para determinada marca, segundo pesquisa da CX Trends em 2023.
Em outras palavras, funciona assim: ao oferecer a melhor experiência ao cliente, é possível aumentar o valor que eles gastam em cada transação, além de atrair mais clientes e fidelizá-los. A experiência positiva aumenta também a frequência de compras, já que sua loja será lembrada muito mais vezes do que as dos concorrentes.
Utilizando as estratégias cross-selling e up-selling é possível aumentar a experiência do cliente, dando maior relevância à compra e mostrando que a sua empresa tem objetivo de oferecer itens que se adequam ainda mais ao perfil do cliente. Ambas são ferramentas fundamentais para aumentar o ticket médio das vendas e o encantamento do cliente com a sua marca.
Quais os benefícios de adotar estratégias de cross-selling e up-selling?
Tanto o cross-selling, como o up-selling possuem o poder de aumentar e melhorar a experiência. Imagine que um cliente está comprando uma parafusadeira em sua loja, mas ao mesmo tempo, já lhe é sugerido um kit mais completo, com ferramentas extras e que serão fundamentais na utilização da parafusadeira, por um valor maior, porém muito mais compensatório.
Isso faz com que o encantamento e o olhar do cliente para sua loja sejam maiores, já que ela teve preocupação em oferecer um item mais completo e ainda faz com que o valor da venda seja maior, ideal para um crescimento constante.
Existem ainda muitos outros benefícios em explorar as soluções de cross-sell e up-sell, como:
- Aumento da receita e ticket médio: com um ticket médio maior, a receita também aumenta, permitindo o investimento em diversos setores, além de aumentar a oferta de produtos e oferecer descontos. Isso tudo porque o fluxo de caixa se torna maior com o aumento de receita.
- Melhoria da experiência do cliente: imagine que o cliente está prestes a comprar um produto que ele realmente precisa. De repente, a loja sugere uma opção ainda melhor, oferecendo mais benefícios por um custo um pouco maior. A primeira reação dele será provavelmente de satisfação, por ter encontrado uma alternativa superior sem gastar muito mais. Essa pequena mudança pode elevar a experiência do cliente.
- Aumento da taxa de retenção de clientes: a conquista de um novo cliente pode custar até sete vezes mais do que manter um atual. Por isso, trabalhar a retenção de clientes é fundamental. Através das estratégias de cross-selling e o up-selling isso se torna mais fácil, já que seus clientes têm maior personalização no momento da compra.
- Aumento do valor de vida do cliente (CLV): a experiência que o cliente tem com a sua empresa pode determinar se ele se sente valorizado ou não. Quando o valor da vida útil do cliente aumenta, a chance de ele se tornar fiel e comprar com mais frequência também cresce. Além disso, esse aumento no valor de vida fortalece o vínculo do cliente com a marca, fazendo com que ele a veja como uma parceira confiável para suas compras.
- Maior eficiência das vendas: imagine uma pessoa entrando em uma loja física e, ao chegar na fila do caixa, se depara com produtos sugestivos nas gôndolas. Provavelmente, ela acaba comprando algum deles. Em uma loja online, o processo é semelhante, mas ainda mais personalizado, oferecendo um produto complementar ou uma opção superior no momento da finalização da compra. Isso torna a venda mais eficiente e também aumenta a receita.
- Insights para criação de novas estratégias: coletando dados de comportamento é possível criar jornadas do consumidor muito mais personalizadas e de acordo com o perfil do cliente. Além de aumentar a possibilidade da venda, ainda garante uma satisfação muito maior por parte do consumidor.
- Diferenciação entre os concorrentes: se destacar e fazer diferente é fundamental para atrair novos clientes, aumentar as chances de venda e alcançar o sucesso esperado. Para fazer essa diferenciação é preciso criar experiências customizadas e excelência no atendimento, isso só é possível quando há investimentos em estratégias e ferramentas como o cross-selling e up-selling.
7 ideias para elevar o ticket médio com estratégias de upselling e cross-selling
Como vender pela internet não é tarefa fácil, buscar soluções e inovações que ajudem o consumidor a ter uma compra mais facilitada são ações importantes para vender mais.
Tanto o cross-selling, quanto o up-selling são maneiras de se diferenciar na internet e mostrar que a sua empresa tem um respeito e preocupação muito maior com o cliente. Para alavancar ainda mais essas ferramentas, existem estratégias pontuais e que sua empresa pode fazer agora mesmo:
1. Ofertas de pacotes, combos e kits
Quando sua loja oferta a possibilidade de um combo maior de produtos, é possível ativar a memória e também o pensamento rápido do cliente. Imagine que a sua loja vende produtos para churrasco e um cliente está pesquisando uma grelha nova. No mesmo momento, o site indica para ele de maneira otimizada, a oferta de um kit com grelha, espetos, facas e até um avental de brinde
Isso aumenta a experiência de compra online e ainda faz com que ele lembre ou se convença de que aquele kit ou combo é bem melhor que apenas um produto.
2. Recomendações personalizadas na finalização da compra
As recomendações personalizadas acontecem no momento final da compra e sugerem itens relacionados, como um par de meias para um cliente que está comprando um tênis. Isso faz com que a loja venda mais e ainda possa aproveitar do mesmo sistema de logística.
3. Descontos progressivos para compras de maior valor
O famoso “leve 3, pague 2” ainda funciona muito bem, e oferecendo descontos progressivos, que aumentam conforme o valor gasto, faz com que aumentar o ticket médio seja muito mais fácil.
4. Sugestões de versões premium de produtos e serviços
Quando um cliente compra um plano de celular, por exemplo, sempre lhe é ofertada a possibilidade de um pacote com mais itens por um valor extra. Esse é o sentido de fazer esta estratégia, com base no produto ou serviço que o cliente está comprando, oferecer a possibilidade de um item melhor, focando na experiência de uso.
5. Ofereça um checkout otimizado
É importante que, além da estratégia de vendas, haja também uma otimização no processo de compra. Afinal, ele precisa ser seguro e confiável para garantir que a estratégia dê certo. O Checkout Mercado Pago, por exemplo, é capaz de garantir segurança com o sistema antifraude, otimização, integração com plataformas e muitas outras facilidades para garantir uma venda muito mais segura e eficiente.
6. Ofertas pós-venda
Após o cliente realizar uma compra, é importante que a sua empresa faça um acompanhamento, garantindo que não existam problemas e fortalecendo o relacionamento para futuras compras. É possível fazer isso através de contato, suporte, pesquisa de satisfação, envio de promoções.
7. Colete dados e analise o comportamento do cliente
Com o pós-venda feito, é hora de analisar os dados da compra do cliente para customizar ainda mais a jornada dele com a sua loja. Com dados em mãos, é possível ter maior exatidão na criação de estratégias de retenção e conversão de vendas.
Prepare suas estratégias e aumente seu ticket médio!
Construir experiências cada vez mais personalizadas e com foco no cliente é fundamental para vender mais. Com a alta concorrência e a dificuldade de retenção, utilizar estratégias, ferramentas e soluções que sejam capazes de melhorar a experiência se tornou essencial. Uma destas soluções é o Checkout Mercado Pago, que oferece um processo de venda muito mais seguro e otimizado, tanto para a sua empresa, quanto para o seu cliente.
Além disso, através do Checkout Mercado Pago, solução do banco digital parceiro do Mercado Livre, é possível oferecer diversos métodos de pagamento para e-commerce, ter maior taxa de conversão e uma fácil integração com outras ferramentas que a sua empresa possua. Tudo isso é fundamental para transmitir maior credibilidade no momento da compra, assim como a redução do abandono de carrinho, problema que muitas lojas enfrentam.
O Checkout Mercado Pago também vem acompanhado de outras soluções e ferramentas, priorizando sempre a facilidade na gestão da sua empresa, como a possibilidade de receber o dinheiro das vendas na hora e diretamente na Conta Mercado Pago.
Tudo isso para dar maior controle financeiro, aumentar vendas e facilitar a vida do cliente, itens essenciais para alcançar o sucesso e o crescimento esperado.
💡Leia também:
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