Skip to content
Entre Crie sua conta

Baixe agora

Aprenda mais com ebooks, relatórios, guias e infográficos.

Aprenda mais com ebooks, relatórios, guias e infográficos.

Diga sim para tecnologia descomplicada

Aprenda mais com ebooks, relatórios, guias e infográficos.

O que é cartão corporativo e como ele pode ajudar sua empresa

5 min de leitura Atualizado em 13/08/2025
Mercado Pago: homem sentado à mesa de um escritório, com um notebook apoiado, enquanto ele segura o celular com uma mão e o cartão corporativo com outra
O que é cartão corporativo e como ele pode ajudar sua empresa
6:24

O cartão corporativo é um grande aliado na rotina de muitas empresas. Assim como acontece com uma pessoa física, uma pessoa jurídica também precisa de praticidade e controle ao lidar com pagamentos do dia a dia; e é aí que essa ferramenta entra em cena.

Mas será que o cartão corporativo é um mocinho ou vilão para as finanças da sua empresa? A verdade é que, embora ofereça diversas vantagens, ele ainda gera dúvidas e até certo receio em alguns gestores. Por isso, entender como o cartão corporativo funciona, quais são seus benefícios e como usá-lo de forma estratégica pode fazer toda a diferença na organização financeira e, principalmente, no crescimento da empresa.

 

Como funciona o cartão corporativo?

O cartão corporativo funciona da mesma maneira que um cartão de crédito tradicional, porém, é voltado exclusivamente para as despesas das atividades empresariais. 

Diferentemente de empréstimos e linhas de crédito, que são quantias disponibilizadas para custear investimentos ou auxiliar na gestão de crise, o cartão corporativo tem o objetivo de ajudar a pagar gastos do dia a dia relacionados a empresa. Alguns usos comuns são para passagens e hospedagens de colaboradores, refeições em viagens a trabalho, compra de materiais e insumos, assinaturas de serviços, pagamento a fornecedores, entre outros. 

Além disso, o cartão possibilita um maior detalhamento de gastos do dia a dia, permitindo um controle financeiro mais organizado através do extrato da fatura. 

 

Vale a pena um cartão corporativo para a sua empresa?

De maneira geral, contar com um cartão corporativo é, sim, uma boa opção, desde que o uso seja consciente e a solicitação faça sentido à realidade da empresa.

Para ter certeza se o cartão é necessário ou não, depende, principalmente, do volume e frequência das despesas operacionais, do número de colaboradores com gastos em nome da empresa, da necessidade de maior controle, dentre outras questões. 

Percebeu que faz sentido ter o cartão? Então, veja as vantagens em usá-lo:

  • Pagamento a fornecedores e matéria-prima com parcelamento: utilizando com inteligência, o cartão PJ pode auxiliar a pagar um fornecedor em mais vezes, adequando o valor da parcela ao fluxo de caixa mensal e até permitindo guardar quantias mensais para uma reserva financeira.

  • Organização facilitada na fatura: sabe aquele valor que apareceu na planilha de gastos, mas os gestores não conseguem identificar para onde foi? A fatura trará o detalhamento de todos os gastos pagos com o cartão, dando mais segurança e controle aos gastos.

  • Possibilidade de aproveitar programa de benefícios: o cartão PJ pode oferecer facilidades nas compras, como maior parcelamento, frete grátis, cashback e acúmulo de pontos. 

  • Mais uma ferramenta de organização financeira: é possível definir orçamentos estratégicos, pagando à vista o que oferece desconto e parcelando aquilo que não tem juros, por exemplo. Isso ajuda a manter o fluxo de caixa aliviado. 

 

Mas para aproveitar os benefícios, é preciso escolher uma boa solução. O Cartão Mercado Pago PJ¹, por exemplo, é uma excelente ferramenta. Além de ter anuidade grátis, é possível ganhar cashback² para assinantes Meli+, o programa de assinaturas do Mercado Pago e Mercado Livre.

E não para por aí. A empresa ainda pode aproveitar diversas vantagens, benefícios e ferramentas financeiras da Conta PJ Mercado Pago, que é completa para empresas que desejam crescer com organização e principalmente, segurança financeira.

 

Como usar o cartão corporativo com consciência?

Assim como um cartão de crédito convencional, é preciso cuidado. Afinal de contas, quando mal utilizado, o cartão PJ também pode criar uma bola de neve no caixa da empresa. 

Veja como aproveitar da melhor maneira possível a ferramenta:

1. Defina um limite coerente

O limite do cartão deve ser definido sempre com base no seu fluxo de caixa, priorizando os gastos fixos e operacionais, e evitando que o cartão se torne uma extensão do lucro.
 

2. Evite parcelar tudo 

Quando há muitas parcelas, o limite do cartão fica comprometido por mais tempo e o fluxo de caixa terá mais trabalho para arcar com as parcelas em períodos de baixa demanda.

3. Alinhe as parcelas ao fluxo de caixa

Adote as parcelas do cartão como custos comuns da sua empresa. Com isso em mente, lembre-se do básico: os gastos não podem exceder os recebíveis, mesmo que seja para investimentos. Afinal, não adianta crescer sem poder dar conta da expansão - esse é o princípio básico da escalabilidade.

4. Não atrase o pagamento da fatura

Ao atrasar o pagamento da fatura, a empresa tem de arcar com juros rotativos altos, multas e encargos, alteração do limite de crédito, problemas de relacionamento com o banco e até mesmo diminuição da reputação da empresa no mercado financeiro.

5. Use-o apenas para compras da empresa

Qualquer utilização pessoal do cartão, seja pelos gestores, ou pelos colaboradores pode trazer descontrole financeiro, dificuldades em comprovar gastos ao fisco e até mesmo deslealdade ao financeiro da empresa.

 

Aproveite o cartão corporativo para sua empresa!

Um cartão PJ pode ser a virada de chave para empresas que buscam organização e eficiência na gestão financeira. Além de centralizar despesas e facilitar o controle, ele permite aproveitar condições especiais com fornecedores e serviços estratégicos para o crescimento da empresa. 

Se esse é o tipo de solução que faz sentido para a sua empresa, vale a pena conhecer o Cartão Mercado Pago — uma opção prática, segura e pensada para quem empreende. Aproveite para se aprofundar em boas práticas de gestão e dar mais um passo rumo à escalabilidade.

 

¹ Cartão de crédito sujeito à análise de crédito

² O cartão de crédito Mercado Pago está sujeito à análise de crédito. O cashback do cartão de crédito em Meli Dólar é exclusivo para assinantes Meli+. Consulte os limites de cashback em Meli Dólar e regras nos termos e condições de contratação de assinaturas Meli+ em https://www.mercadolivre.com.br/ajuda/Termos-y-condicoes-do-Meli-mais_30487.

 


💡Leia também:

Conta PJ Mercado Pago: a melhor escolha para empresas no Brasil 

Gestão financeira no e-commerce: fuja dos erros mais comuns 

Metas de vendas: como definir e calcular corretamente 

CNPJ da empresa inadimplente? Entenda o que fazer para regularizar 

As 5 principais estratégias para fidelizar clientes

 

Organize as finanças da sua empresa com as soluções de uma conta digital


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados