Como o Checkout Transparente pode inovar o comércio combinável
O e-commerce tem a função de proporcionar experiência de compra fluida e unificada ao consumidor, principalmente quando há outros canais de venda - fora o modo online - envolvidos. O comércio combinável, também chamado de Composable Commerce tem ganhado muita força e se diferenciado na experiência agregada do cliente. Porém, para que possa ser um agente poderoso na jornada de compra, é importante que ele seja bem e corretamente explorado.
Utilizar o checkout transparente para isso é fundamental. Afinal, através dele é possível melhorar a experiência de compra, tornando-a mais rápida e garantindo que ela seja mais segura. Tudo isso é importante para reduzir ruídos com os clientes, garantir a venda e ter a certeza que o Composable Commerce ou a composição de estratégias funcionará.
Como o checkout transparente pode impulsionar o comércio combinável
O checkout transparente é a forma mais fácil de realizar um pagamento no seu site. Imagine que seu cliente precise sair do seu site, ir para uma página de terceiros, ter que colocar todos os dados, em todas as compras, para aí sim, realizar o pagamento? Isso com certeza desestimula a compra por parte dele. Infelizmente, isso ainda acontece e acaba dispersando os consumidores que, no momento da finalização da compra, percebem isso.
Essa percepção quase no fim da experiência deixa tudo ainda mais complicado, já que, além de se decepcionar com este tipo de e-commerce, ele ainda criará um certo desprezo pela perda de tempo. Mas no final é quase a mesma coisa, não é? Se essa pergunta surgiu por aí, saiba que não! Com o número elevado de golpes, vazamentos de dados e outros percalços, dificilmente um consumidor efetivará sua compra em um site externo ao seu.
O Composable Commerce permite que a sua empresa utilize de diversas soluções de comércio para satisfazer as exigências dos consumidores, dessa forma, ao invés de utilizar uma solução monolítica tradicional, em que os componentes são integrados em apenas um sistema, o Composable Commerce permite que você possa utilizar diferentes componentes, como uma arquitetura modular, para selecionar componentes de diferentes fornecedores e montar seu site.
Nessa dinâmica, utilizar do checkout transparente para dar mais dinamismo e aplicar o comércio combinável para melhor experiência do cliente pode render bem. Segundo pesquisa realizada pela Enext, 61% dos brasileiros já realizaram o temido abandono de carrinho online por não encontrar um checkout transparente no fim da sua experiência de compra. Para não deixar sua empresa fazer parte dessa estatística, invista em um bom checkout transparente.
Como garantir que o checkout transparente componha bem sua estratégia de e-commerce?
Unir diferentes serviços para trazer boa experiência ao seu site é a melhor forma para entregar uma boa experiência ao consumidor e é isso que o Composable Commerce pode oferecer para a sua empresa, inclusive, através do checkout transparente.
Essa solução proporcionada por várias frentes, pode partir para várias soluções como logística, estoque e compras. Utilizar deste conceito para garantir mais satisfação só tende a colaborar com as vendas.
Mas é preciso também ter cuidado e saber enfrentar os desafios, sendo os principais deles:
- Integração com múltiplos canais de venda: quando existe uma multicanalidade na sua empresa, é necessário estar atento a todos os canais de venda, isso porque eles precisam conversar entre si e jamais destoar. Imagine seu e-commerce vendendo algo que já não existe mais em estoque porque seu canal no marketplace já vendeu tudo? Isso pode ser frustrante para o cliente.
- Consistência na experiência do cliente: esse é um passo fundamental e que precisa se manter constante durante todo o período da venda e também durante as próximas vendas. Manter o mesmo nível de experiência do cliente é fundamental, por isso, quando você optar pelo comércio combinável, é importante também que todos os módulos que agregam ao seu site ofereçam boa satisfação.
- Segurança e conformidade: a segurança nas vendas é fundamental, tanto para a sua empresa, quanto para o seu cliente. Por isso, é importante optar por um serviço de checkout transparente e seguro, como o Checkout Transparente Mercado Pago, que oferece segurança e também constância de serviço.
- Gestão de inventário e logística: a gestão é uma das partes mais fundamentais quando o assunto é satisfação do cliente, já que, quando estes dois pontos não sofrem atenção, fazem com que sua empresa fique com estoque defasado e logística mal estruturada, que pode causar atrasos e problemas com os pedidos.
- Customização e personalização: ficar de olho neste item é fundamental, principalmente se o seu e-commerce permite a customização e personalização de informações do cliente para utilização na hora de criar estratégias de satisfação.
5 ideias para explorar o comércio combinável em sua empresa
Quando o empresário visa a escalabilidade da sua empresa, pode seguir diversos caminhos de estratégias que estimulam este feito. Quando bem planejadas, todas elas te levarão para a boa experiência do cliente que, de fato, deve ser o foco.
Pensar de forma modular é fundamental para montar estas estratégias, principalmente pensando em serviços que possam agregar em satisfação e que garantam mais qualidade e mais transformação digital.
Alguns exemplos para isso são:
1. Personalização da experiência do cliente
Existem plataformas de CRM (Customer Relationship Management ou gestão de relacionamento com o cliente) que permitem a coleta de dados reais e que te ajudam na hora de fazer uma análise de comportamento. Além disso, utilizar Inteligência Artificial para indicar produtos relacionados ou atuar em chatbots de atendimento pode ser uma excelente ideia.
2. Checkout transparente
Contar com um parceiro de qualidade para este ponto é fundamental. O Checkout Transparente do Mercado Pago permite que todo o processo de finalização de compra seja realizado no ambiente do seu site, sem a necessidade do cliente navegar até uma página externa. Além disso, a solução do banco digital parceiro do Mercado Livre é 100% personalizável e te coloca no controle total da experiência de checkout.
3. Integração com marketplaces
Explorar plataformas externas como estratégia de vendas também é uma boa pedida. Diversas empresas já utilizam desta ação para vender mais. O Mercado Livre, por exemplo, é uma destas plataformas que te auxiliam a vender mais, agregando força de venda e credibilidade às suas estratégias.
4. Fidelização de clientes
A fidelização de clientes acontece por meio de bom relacionamento e este relacionamento se dá através da comunicação e da boa experiência. Por isso, escolha plataformas que possibilitem o disparo de e-mail marketing, pop-ups, SMSs e demais comunicações, além das redes sociais.
5. Otimização de conversões
No projeto modular do seu e-commerce, contar também com uma ferramenta de análise e SEO (Search Engine Optimization ou otimização de mecanismos de busca) te ajudará a acompanhar o desempenho das comunicações, conteúdos e publicações disparados de maneira online. Isso te permitirá ajustes na estratégia.
Ofereça a melhor experiência para seus clientes!
Que existem milhares de e-commerces e vendas na internet afora, todos já sabem, não é mesmo? Mas como se destacar e oferecer a melhor experiência? Bom, aliando processos e soluções que garantem segurança nas transações financeiras, confiabilidade do início a finalização da compra, um processo fluido e muita facilidade farão que seu e-commerce se destaque e alcance escalabilidade.
O Mercado Pago, por exemplo, oferece uma das soluções que te garantirá isso, que é o sistema antifraude disponível no Checkout Transparente do Mercado Pago, que carrega consigo diversas vantagens e benefícios, como finalização da compra no seu próprio site por parte do cliente e também a possibilidade de receber seu dinheiro na hora, direto na Conta Mercado Pago.
💡Leia também:
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