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Ofertas Black Friday: como montar promoções vantajosas para sua loja

4 min de leitura Atualizado em 22/10/2025
Mercado Pago: pessoa mexendo em notebook, vista de costas, com a tela aberta em ofertas Black Friday.
Ofertas Black Friday: como montar promoções vantajosas para sua loja
4:41

A Black Friday sempre traz consigo uma ótima oportunidade para aumentar as vendas e atrair novos clientes. A grande jogada nesse período é trazer promoções e ofertas que realmente façam a diferença na decisão do consumidor, sem deixar de lado a lucratividade da empresa.

Para isso, é fundamental elaborar um planejamento de vendas, equilibrando as ofertas Black Friday de modo que sejam atrativas, mas que não prejudiquem o caixa e/ou o estoque da empresa. Afinal, se o preço abaixa demais, quem garante que haverá lucro? 

 

Como planejar ofertas Black Friday vantajosas para sua empresa?

O objetivo das ofertas Black Friday é simples: vender mais a preços mais baratos. Mas é claro que a conta precisa fechar de modo com que a empresa mantenha seus lucros. Pensando nisso, é importante ressaltar o que deve e o que não deve acontecer: 

  • O que não deve acontecer: comprar uma quantidade acima do normal dos produtos, mas não negociar com o fornecedor e pagar o cheio. Com a Black Friday, os preços anunciados devem cair, mas como a compra de estoque não teve desconto, não há margem para lucro. Resultado: a loja atrai o consumidor, mas não rentabiliza o que deveria.

  • O que deve acontecer: negociar com fornecedores a compra de uma leva maior de produtos com valores mais baixos. Assim, a margem de lucro se mantém, mesmo diante das ofertas Black Friday. 

 

Além disso, ter metas claras de vendas, análise de custos e margens e segmentação de público-alvo é fundamental para que a Black Friday aconteça da melhor maneira possível. Afinal, trata-se de uma das datas mais importantes para o comércio. 

 

6 estratégias para que as ofertas Black Friday sejam rentáveis

Para atrair o consumidor sem pesar nos lucros, existem algumas estratégias que as empresas podem adotar:

1. Descontos progressivos

Funcionam como uma atração para que o cliente aumente o ticket médio da sua compra. Ou seja, quanto mais itens no carrinho, maior o percentual do desconto.
 

2. Pacotes promocionais

Ideais para dar vazão ao estoque. Reunir produtos em um mesmo pacote, como uma cesta de cosméticos, por exemplo, pode fazer com que o cliente veja vantagem em adquirir mais produtos e ter desconto por eles.

3. Ofertas por tempo limitado

A ofertas de escassez ativam gatilhos mentais para vendas online e presenciais. O cliente entende que, se não comprar naquele momento, pode não encontrar mais o desconto ou a oferta em questão. As empresas devem usar essa tática com transparência para não perder a confiança do consumidor.

4. Queima de estoque

A loja pode aproveitar o estoque parado para fazer uma limpa geral, a fim de renovar a coleção para o próximo período.

5. Lançamento de coleções

Diferentemente da queima de estoque, também é possível aproveitar da Black Friday para lançar itens novos no mercado e ter uma aceitação maior. Assim, é possível vender para mais clientes e mostrar a eles que o produto está no mercado.

6. Distribuição de brindes ou cashback

É possível fazer promoções em que, ao comprar acima de X valor, o cliente leva pra casa um brinde, ou recebe um cashback em compras futuras - o que, inclusive, incentiva o retorno à loja após a Black Friday. 

 

Como comunicar suas ofertas de forma eficaz

Não adianta criar ofertas Black Friday e não torná-las conhecidas, não é mesmo? A comunicação deve atrair o consumidor e convencê-lo de antemão de que ele vai fazer um bom negócio.

O primeiro ponto para criar essa comunicação é mostrar clareza em todos os detalhes. Por exemplo, se um desconto é de 15%, mas válido somente no Pix, o cliente precisa saber dessa condição para não ser pego de surpresa e, possivelmente, ficar frustrado.

Também é fundamental que a divulgação seja impactante, uma vez que a competitividade é grande. Para isso, além da criatividade, a empresa precisa usar os canais certos, que são aqueles onde a maioria dos clientes está. Isso inclui redes sociais, WhatsApp, e-mail e até mesmo banners na rua. O ideal é fazer um levantamento sobre o perfil de consumidor para entender quais campanhas irão atingi-lo de forma eficaz. 


Venda mais com boas ofertas Black Friday!

A Black Friday pode ser a oportunidade ideal para fornecer um atendimento ao cliente impecável e conquistar uma base fiel. Mas o sucesso só está selado se, mesmo com ofertas, a empresa ainda consegue lucrar!

Utilizando estratégias e ações inteligentes, as ofertas Black Friday atraem e fidelizam!

 


💡 Leia também:

As 5 principais estratégias para fidelizar clientes 

Como elaborar uma campanha de Dia dos Pais atrativa? 

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Escalabilidade: o que é e como aplicar na sua empresa 

Metas de vendas: como definir e calcular corretamente

 

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