Varejo, prestadores de serviço e indústria: quais as diferenças?
Com novos recordes sendo batidos em números de aberturas de empresas, ultrapassando os 22 milhões no território nacional, podem surgir algumas dúvidas, como por exemplo, se os empresários de fato conhecem as diferenças entre seus tipos: varejo, indústria e prestadores de serviço.
Entender essas diferenças vai muito além de uma discussão sobre nomes ou tipos de empresas. Elas estão relacionadas às estratégias de funcionamento, definindo o que é ou não eficaz para atingir o sucesso desejado em cada empresa.
O que é varejo, prestadores de serviço e indústria?
Para definirmos as diferenças entre elas, o caminho mais curto é conhecer cada uma e suas características.
A indústria é o setor de produção de itens a partir de matérias-primas, englobando diversos tipos. Os fornecedores disponibilizam o acesso a estes insumos e os itens produzidos normalmente são fornecidos para empresas varejistas intermediarem a chegada ao consumidor final. Produções farmacêuticas, têxteis e alimentícias estão sempre presentes no nosso cotidiano, e é de lá que se originam.
O varejo refere-se à venda de produtos diretamente aos consumidores finais em pequenas quantidades. As empresas varejistas adquirem produtos de fabricantes, atacadistas ou distribuidores e os vendem aos consumidores por meio de lojas físicas, lojas online, catálogos, entre outros canais. Supermercados, lojas de roupas, eletrônicos e livrarias, entre outros exemplos fazem parte deste segmento.
Já o setor de prestação de serviço, se dá na realização de um ato por profissionais, os prestadores de serviço, ou empresas de forma remunerada. Educação, serviços de transporte e o setor de hotelaria são alguns dos serviços que, por si só, não definem os produtos que serão necessários para a realização do mesmo. Mas não se engane, apesar de parecer fora do ciclo, os produtos tanto da parte industrial como dos varejistas estão fortemente ligados ao sucesso deste segmento.
Entender como cada um destes funciona e sua relação e, principalmente, a diferença dos outros setores, com suas características e desafios, é o que vai possibilitar que você inicie e guie sua empresa com objetivos concretos.
Por que é importante saber as diferenças entre varejo, prestadores de serviço e indústria?
Saber as diferenças entre os setores é o segundo importante passo na jornada de um empresário em busca da abertura de sua empresa. Tentar se guiar sem conhecer o seu público e seu mercado é como sair de casa sem ter um destino no GPS para guiar a trajetória da sua empresa. Por isso, é importante definir alguns focos importantes antes mesmo de começar essa jornada:
- Defina um modelo de negócios e operações: cada setor possui diferentes modelos de negócio e operações. No varejo, por exemplo, o foco está na venda de produtos diretamente aos consumidores finais, enquanto na indústria, o foco está na produção em massa de bens. No caso dos prestadores de serviço, o foco pode estar na oferta de serviços especializados ou de soluções para problemas específicos dos clientes. Entender qual caminho seguir determinará todos os passos seguintes da sua empresa.
- Entenda qual o seu cliente e o mercado alvo: após definido em qual setor sua empresa se enquadra, é preciso ter o foco específico em qual a melhor aproximação do seu cliente. Caso esteja no setor de varejo, por exemplo, priorize produtos que atendam à demanda desse público. Nessa etapa, as pesquisas e análises de mercado serão o melhor guia para conhecer onde seu público está e quais seus maiores desejos.
- Saiba como criar uma cadeia de valor: para entender melhor sobre essas vantagens competitivas e sua percepção com o público alvo, é preciso empregar uma cadeia de valor. Para isso, é preciso desenvolver um conjunto de ações relacionadas à criação de um produto ou serviço, desde o início até a entrega ao cliente. Compreender essa cadeia ajuda a identificar maneiras de melhorar a eficiência e agregar valor ao produto.
- Entenda as regulamentações e normas específicas: uma parte importantíssima de conhecer seu setor é entender que a ele se aplicam leis e normas específicas, principalmente na questão tributária, que devem ser conhecidas para evitar punições e atitudes indevidas. No caso do regime de tributação, por exemplo, há muitas particularidades, a depender da modalidade de negócio, porte e setor de atuação.
- Entre na competição e crie estratégias de marketing: entender sua empresa também permitirá que você tenha ferramentas suficientes para saber como explorar a comunicação de forma estratégica. Se sua empresa é do setor industrial, algumas abordagens em redes sociais, por exemplo, não surtirão efeito a depender do propósito e posicionamento. Foque em análises que permitam saber onde e como se comunicar com seu público e invista nos melhores canais para isso.
- Entenda como as tendências de mercado podem influenciar sua empresa: o foco nas tendências do mercado é essencial para fazer um planejamento eficaz, entendendo momentos de alta e baixa do mercado, possibilitando que você tenha a logística necessária para operar atendendo o que o cliente procura, melhorando sua posição em relação a outras empresas no mesmo nicho.
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Estratégias para cada tipo para começar uma empresa de sucesso
Após compreender as diferenças entre os setores e definir em qual serão as operações da empresa, adotar estratégias eficazes para o destaque são necessárias.
Independente de escolhas mais específicas dentro do setor, as seguintes estratégias podem ajudar a encontrar o modelo chave para seus objetivos, orientando o caminho para o sucesso na sua área de atuação.
No varejo:
1. Identificar e segmentar grupos específicos de clientes
Para começar, é preciso entender cada tipo de cliente que será atendido, definindo a forma de dialogar e atender cada um e suas necessidades.
As redes sociais podem ser um termômetro para esse trabalho investindo em mídia paga, por exemplo, por meio de campanhas de anúncios, ajudando a compreender o comportamento e desejos do público.
2. Fornecer uma experiência de compra memorável
Após entender qual a sua persona e o que procura, como tornar sua experiência única? Entregar um bom serviço dentro do esperado é importante, mas aquele esforço extra é o que vai fazer a diferença nessa avaliação.
Investir em uma experiência mais agradável com planos de incentivo como promoções especiais, inovação, com pagamentos do futuro, demonstrando flexibilidade e opções diversificadas, descontos progressivos e um pós-venda bem feito são algumas formas de atingir isso.
3. Integrar diferentes canais de venda
Como estamos altamente conectados, é ideal que o entendimento do processo de venda seja feito de forma uniforme por todos os canais de venda possíveis.
Desde um primeiro contato online, proporcionando bom atendimento ou criando uma verdadeira vitrine virtual, até a possibilidade de compra física, tornando tudo isso mais simplificado, fluido e rápido pode demonstrar mais profissionalismo e preocupação com a eficiência e experiência do cliente.
4. Implementar sistemas eficientes de gestão de estoque e logística
Existem poucas coisas piores do que não conseguir atender uma demanda que você aguardava ansiosamente. Perder vendas por falhas na gestão de estoque e logística precisa ser algo inadmissível em seu planejamento, empregando sistemas e processos eficientes para evitar essa realidade.
Na prestação de serviço:
1. Oferecer serviços personalizados às necessidades dos clientes
Os serviços prestados têm, em si, uma forte característica intimista devido ao fato de que o profissional está cumprindo um papel para solucionar o problema do cliente. Entender quais são esses problemas com um atendimento detalhista definirão a excelência neste setor. Seja você ou algum colaborador, sempre tenha essa postura de parceiro, visto que você está ali para cumprir esse papel.
2. Priorizar a qualidade e excelência na entrega de serviços
Por ter uma relação de confiança e proximidade, é muito importante que, após entender a demanda do cliente, seja feito um esforço para superar o padrão de qualidade esperado, tentando entregar uma solução não apenas ideal, mas focada em cada indivíduo. A entrega customizada, focada na dor, torna o trabalho mais eficaz e entrega ao cliente uma experiência superior.
3. Implementar sistemas para gerenciar relacionamentos com os clientes
Caso seja necessário para atender à sua demanda, a criação de “chatbots” de venda, sistemas automatizados que simulam o atendimento de um colaborador, podem ter uma configuração adequada para facilitar o entendimento da demanda por completo. O uso de inteligência artificial, além de facilitar o atendimento, pode proporcionar mais agilidade na solução de dúvidas rápidas.
4. Marketing de conteúdo para educar clientes e construir autoridade
Uma das formas mais crescentes de aproximação das empresas deste setor com seus clientes tem sido a produção de conteúdo, principalmente informativo, tentando facilitar o entendimento e resolução das demandas dos clientes.
Há, por exemplo, profissionais da área do direito, falando sobre situações cotidianas e colocando soluções possíveis para demandas e disputas. Esse tipo de informação constrói autoridade digital e demonstra a expertise do prestador e pode atrair clientes impactados pelo conteúdo.
Na indústria:
1. Investir em pesquisa e desenvolvimento para inovar em produtos e processos de produção
O mercado está cada vez mais exigente Além disso, as normas e leis exigem que as empresas estejam em constante atualização para oferecer produtos mais seguros e dentro dos padrões determinados. Invista em pesquisas para conhecer o que seu público deseja a fim de melhorar seus produtos cada vez mais e não descuide da inovação para que nada fuja das normas vigentes.
2. Implementar práticas e tecnologias que melhorem a eficiência e reduzam os custos de produção
A automatização que pode ser feita para melhorar o produto final pode ter também um benefício lucrativo. Ao melhorar a eficiência em questão de números, reduzindo o custo de produção e fortalecendo sua posição frente à concorrência, é possível obter muitos benefícios. Atualmente, com a adoção de inteligência artificial em diferentes etapas e processos, é possível otimizar a produção e reduzir custos.
3. Estabelecer parcerias estratégicas
Estabelecer parcerias estratégicas é uma das melhores maneiras de fazer com que sua empresa possa crescer a partir de múltiplos esforços.
Antes de definir essas negociações, tente pesquisar sobre reputação e processos dos parceiros em potencial, desta forma, você pode evitar dores de cabeça no futuro, correndo o risco de relacionar sua empresa com parceiros que não compartilhem dos mesmos objetivos.
4. Adotar práticas sustentáveis e responsáveis
Antigamente essas práticas eram vistas como estratégias de marketing somente para promover uma melhor visão das empresas. Hoje, no entanto, são uma necessidade, principalmente em decorrência de alterações na legislação e mudanças no próprio ambiente.
Construa uma empresa de sucesso no varejo, na prestação de serviço ou na indústria!
Entender o tipo de uma empresa, principalmente em seu início, é um dos mais importantes passos a se tomar, definindo seus objetivos e estratégias para que se tenha sucesso no setor escolhido e esteja sempre em evidência no futuro!
Destaque sua empresa no mercado e alcance sucesso nas vendas e no comercial!
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