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5 ferramentas de automação para otimizar seu Dropshipping

6 min de leitura Atualizado em 09/04/2025
Mercado Pago: imagem das mãos de uma pessoa segurando um celular no qual é possível ver na tela um infográfico com a palavra “dropshipping” e ícones que representam e ilustram ferramentas de automação dos processos de operação de um dropshipping.
5 ferramentas de automação para otimizar seu Dropshipping
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A automação nos processos de Dropshipping é uma estratégia super eficaz para empresas que querem otimizar demandas e trabalhar com mais efetividade. Através de ferramentas de automação, é possível tornar toda a operação mais eficiente, escalável e lucrativa. Isso tudo porque é possível implementar ferramentas de automação voltadas ao controle de estoque, automação de processos em geral, ferramentas de gestão e também de meios de pagamento.

Com o aumento da concorrência no mercado digital e a busca do consumidor por experiências mais personalizadas, empresas que adotam a automação de processos podem ter mais tempo para pensar e criar estratégias de vendas. Isso porque as ferramentas de automação darão mais liberdade para que os gestores possam se dedicar a essas tarefas que elevam a experiência do cliente.

 

Por que ferramentas de automação são essenciais no dropshipping?

As ferramentas de automação podem otimizar diversos setores de uma empresa de dropshipping, elas podem reduzir tarefas repetitivas e dar maior fluidez nos processos, agilizando o tempo de produção ou liberação de um pedido para o cliente. Uma automação de processos no Dropshipping pode, por exemplo, atuar no controle de estoque, gerenciamento de produtos, processamento de pedidos, atendimento ao cliente, gestão financeira e meios de pagamento.

O que impacta isso tudo em uma empresa? Diversos benefícios, como diminuição de erros humanos, maior velocidade nas operações, escalabilidade da empresa, melhor gestão financeira, meios de pagamento mais eficientes, maior controle financeiro, automação de marketing focado em vendas, integração entre diferentes plataformas, dentre muitas outras vantagens.

Contar com a automação de processos de Dropshipping em uma empresa é sinônimo de mais facilidade na gestão, sendo todo esforço do dia a dia da equipe revertido em tarefas estratégicas como, por exemplo, criação de um planejamento financeiro, atendimento exclusivo ao cliente, criação de conteúdo relevante, acompanhamento de tendências, dentre outras tarefas que podem ser afetadas quando não existe uma automação.

 

Quais os principais desafios de um e-commerce sem automação?

A falta de automação de processos em um e-commerce não causa o seu fechamento, mas, todo o seu funcionamento fica mais difícil, isso porque lojas de dropshipping que não contam com otimização de processos, precisam de mais tempo da equipe para tarefas repetitivas, têm dificuldade no controle de estoque, na otimização de meios de pagamento, dentre outros problemas. Além disso, há ainda algumas outras barreiras em trabalhar sem ferramentas de automação, como:

 

  • Dificuldade no gerenciamento de pedidos e atraso nos envios: imagine diversos pedidos chegando e sua equipe sem um controle disso, sem saber valores de estoque e sem conseguir organizar o envio corretamente. Isso tudo pode atrasar os envios, ocasionar venda de itens que não estão disponíveis, culminar no envio de itens incorretos, dentre outros problemas que acabam com a experiência do cliente.

  • Falta de controle sobre estoque e fornecedores: além de estoques dos fornecedores desatualizados e vendas de produtos que estão em falta, não ter automação de processos de estoque resulta em um tempo maior de resposta entre a compra do cliente e o envio do produto. Além disso, pode trazer dificuldades em gerenciar fornecedores diferentes e, no fim das contas, acabar realizando pedidos errados.

  • Processamento manual de pagamentos: em uma venda online, fazer um processo manual de pagamento pode ser um atraso e tanto para o desenvolvimento da empresa, isso porque haverá gasto de tempo da equipe, possibilidade de erros na cobrança, esquecimentos, demora no processo e riscos. Tudo isso pode causar abandonos constantes de carrinhos, clientes insatisfeitos e problemas para a gestão.

  • Atendimento ao cliente ineficiente: quando não há ferramentas de gestão automatizadas para atendimento ao cliente, ele se limitará ao período de expediente da equipe, sendo assim, uma dúvida de um cliente fora do horário comum, ou em um domingo, por exemplo, não será respondida, por mais simples que ela seja, e isso pode ser uma venda perdida. Contar com chatbots otimizados para dar suporte a questões comuns do consumidor é fundamental para ter uma melhor satisfação dele.

  • Dificuldade na análise de dados e no planejamento estratégico: quando os processos são manuais é muito mais difícil fazer uma análise de dados, ter relatórios de produtos mais vendidos, horários de pico de vendas, perfil do cliente, caminho dele no site, dentre outros. Tudo isso afeta na construção de um bom planejamento estratégico, o que reduz a eficiência das ações.


5 ferramentas de automação essenciais para sua empresa de dropshipping

“Mas quais ferramentas de automação a minha empresa deve investir?” É importante pensar em algumas áreas que a empresa pode ter maior dificuldade em dar fluidez nos processos, com isso, pensar em ferramentas voltadas à automação deles. É fundamental, também, investir em ferramentas que sejam confiáveis e tecnologias inovadoras e que estejam sempre em evolução, afinal, é necessário atualização em um mercado que é cada vez mais competitivo. 

Algumas dessas ferramentas, que podem auxiliar uma empresa que quer automatizar seus processos, tendo tecnologia suficiente para um Dropshipping mais eficiente, são:

1. Plataformas de automação de pedidos

As plataformas de automação de pedidos funcionam para que os pedidos sejam importados automaticamente para sua loja. Elas também atualizam preços e os estoques, e podem até mesmo fazer o envio de pedidos de forma automática ao fornecedor. Isso é fundamental para que, quando um pedido chegue na loja online, não seja necessário uma pessoa apenas para receber o pedido e o enviar ao fornecedor.

2. Ferramentas de gestão de fornecedores e estoque

Essas ferramentas funcionam para que não ocorram atrasos, não sejam vendidos produtos sem estoque no fornecedor, haja atualização automática de preços, maior agilidade no processamento de pedidos, facilidade na gestão de diversos fornecedores dropshipping, dentre outros. Ou seja, sua empresa não sofrerá com a venda de um produto sem estoque, ou erros humanos que podem acontecer e impactar a venda.

3. Sistemas de atendimento automatizado

Essa automação é fundamental para que o cliente tenha uma resposta mais rápida sobre suas questões, independentemente do dia ou da hora. Além disso, dispensa o gasto de tempo da equipe com respostas que podem ser automatizadas. O benefício deste tipo de ferramenta de automação é liberar a equipe para atender de maneira personalizada, para aqueles clientes que não conseguiram tirar suas dúvidas apenas com atendimento automatizado.

4. Plataformas de automação de marketing e e-mail

A automação de marketing e e-mail funciona para que o cliente seja várias vezes impactado com o produto que buscou, lembrando dos benefícios do produto, de oportunidades de compra, de facilidades que a loja oferece, sobre seu carrinho que ficou abandonado, dentre outras mensagens. Isso é fundamental para que o processo aconteça de maneira automática, sem que a equipe precise fazer disparos manuais e acabar errando a etapa da jornada de compra que o cliente está.

5. Soluções de pagamento e checkout otimizado

O Checkout Mercado Pago é hoje uma das melhores opções para empresas que buscam integração fácil entre plataformas, facilidade de implementação, aceitação de diversos meios de pagamento, segurança superior nas transações e altos níveis de personalização. Com o Checkout Mercado Pago, é possível fazer uma venda muito mais eficiente e receber o dinheiro dela na hora.

 

Torne sua operação mais eficiente com as ferramentas certas!

O primeiro passo para um dropshipping de sucesso é saber como investir para que ele cresça de maneira sustentável. Um desses investimentos precisa ser na melhoria da eficiência das operações, que são fundamentais para que o processo do dropshipping aconteça. Investir em ferramentas de automação, sejam elas de controle de estoque, automação de marketing, meios de pagamento, controle de pedidos, ou outros, é item essencial para deixar tudo mais fácil.

Encontrar ferramentas focadas na eficiência também é importante, como o Checkout Mercado Pago, que possibilita uma melhor gestão financeira da empresa, sendo uma opção de processamento de pagamentos online segura, com um poderoso sistema antifraude, aceitação de diversos métodos de pagamento, facilidade no parcelamento, agilidade nas transações e recebimento do dinheiro das vendas na hora, item fundamental para o fluxo de caixa.

Outra facilidade, além do Checkout Mercado Pago, é poder operar com dropshipping no Mercado Livre, utilizando assim, todo o ecossistema e podendo explorar vantagens e unir as ferramentas de pagamento do Mercado Pago dropshipping no Mercado Livre em uma mesma venda. 

Além de muita segurança e otimização, utilizar ferramentas de automação como o dropshipping no Mercado Livre e o Checkout Mercado Pago, pode fazer sua empresa ter muito mais facilidade nas operações e, consequentemente, mais chances de vender e se expandir no mercado.

 


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