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Pagamento via Pix: como integrar no checkout e atrair mais clientes

7 min de leitura Atualizado em 18/02/2025
Mercado Pago: imagem de um celular colocado sobre uma mesa com o qual uma pessoa fará pagamento via Pix no checkout online de um site. Na tela do celular, é possível ver o termo “online shopping” e a imagem de um carrinho de compras, indicando o processo de compra, já em fase de finalização e duas opções de botões: “continue shopping” (continue comprando) ou (checkout). Sobre a mesa, há também uma xícara de café, papéis e canetas.
Pagamento via Pix: como integrar no checkout e atrair mais clientes
9:29

Quem compra online busca sempre por facilidade, comodidade e segurança, não é mesmo?! A busca do consumidor por produtos vendidos na internet, vem sempre acompanhada de um desejo de que todo o processo seja mais simples e personalizado. O que isso quer dizer? Que o e-commerce precisa oferecer diferentes meios de pagamento para atrair cada vez mais clientes.

O pagamento via Pix, por exemplo, é um dos meios mais buscados, principalmente porque promove um pagamento instantâneo e fácil. Além de popular, o pagamento via Pix, também é muito eficiente pela conveniência que promove. Um exemplo disso é aquele cliente que precisa comprar algo na internet, mas não quer cadastrar um cartão ou pagar um boleto, preferindo apenas abrir o app do banco e fazer um Pix rapidamente.

Essa agilidade, resolve os problemas de clientes que têm seu tempo cada vez mais escasso, seja aquela pessoa que precisa comprar algo mais urgente, ou até mesmo quem já usa da compra virtual para não perder tempo.

 

Por que ter o pagamento via Pix no checkout é essencial para atrair mais clientes?

O pagamento via Pix em um e-commerce acontece diretamente no checkout. Esse pagamento instantâneo é feito rapidamente através de uma chave ou de uma leitura de QR Code. Aliás, oferecer essa forma de pagamento na loja online é uma das maneiras de não deixar um cliente abandonar seu carrinho porque não encontrou o meio de pagamento que queria.

Proporcionar uma diversidade de pagamento em compras online faz com que o e-commerce possa ter uma maior abrangência de atendimento. Ou seja, imagine um cliente entrando em uma loja online, buscando o produto que quer, o colocando no carrinho, fazendo login e, ao chegar no checkout, ele percebe que o meio de pagamento que deseja não está disponível.

Isso tudo pode gerar muita frustração para o consumidor por uma questão simples, que poderia ser resolvida facilmente, já que encontrar meios de pagamento diversos é fácil. No fim das contas, perder um cliente por isso não pode acontecer jamais em um site de vendas. Até porque, oferecer diversos meios de pagamento faz com que os clientes tenham uma percepção melhor da loja, mesmo que eles utilizem um método padrão, como um cartão de crédito, por exemplo.

O conceito do pagamento via Pix no checkout é interessante porque, além de ser um pagamento instantâneo, ainda pode abranger a maioria dos clientes, principalmente estes que buscam por uma diversidade de pagamentos. Segundo pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC BR), o Pix já é o método de pagamento mais utilizado pelos brasileiros, com 46% dos usuários optando por ele.

 

Os principais benefícios do Pix no checkout para empresas e clientes

O pagamento via Pix facilitou a vida do brasileiro, seja para pagar um amigo, fazer o rateio de uma conta, ou para pagar compras online. Através dele, é possível ter segurança e muita agilidade, além de um grande alcance de clientes por parte das empresas, já que hoje, dificilmente um brasileiro adulto não possui o Pix.

Ter o Pix no checkout é importante por vários aspectos, mas, o principal deles, talvez seja a resposta para uma simples pergunta: por que não contar com mais esta forma de pagamento no seu site?! Quer ainda mais exemplos de vantagens desse meio de pagamento? Aqui vão elas:

 

  • Agilidade nas transações: pagamentos via Pix caem na hora, mesmo que não seja em horário comercial. Ou seja, se o seu cliente comprar no fim de semana ou na madrugada, não tem problema, já que o valor é creditado instantaneamente. E além de ser excelente para o fluxo de caixa, ainda agiliza o processo da compra.

  • Maior alcance de clientes: como o Pix já é o meio de pagamento mais utilizado em compras online, implementar essa solução no checkout da loja virtual fará com que mais clientes possam comprar, independentemente de possuírem cartão de crédito ou débito.

  • Redução de custos operacionais: a depender da instituição financeira, o Pix tem zero custos. Ou seja, a empresa não é cobrada quando o cliente realiza uma compra, dessa forma, se o valor da compra for R$ 100, a loja também receberá R$ 100. Isso é fundamental para reduzir custos com meios de pagamento e poder investir em outras estratégias.

  • Simplificação do fluxo de caixa: como o valor do Pix cai na hora, e na maioria das vezes não é parcelado e/ou nem tem custos para a sua empresa, o fluxo de caixa fica bem mais aliviado, é como se um cliente estivesse comprando na loja física e já pagando a compra em dinheiro, sem parcelar, ou utilizar opções que demoram mais a cair.

  • Segurança nas transações: quando uma solução de pagamento via Pix otimizada é implementada no checkout, a segurança nas transações aumenta, possibilitando que os pagamentos sejam feitos diretamente na página de checkout e confirmados na hora. A loja, por outro lado, já recebe o dinheiro que estará disponível em conta no mesmo instante.


6 estratégias para integrar o Pix ao checkout de forma eficiente

Apesar de o Pix para empresas ser um método simples de pagamento, é importante seguir algumas estratégias para fazer essa implementação no site. Através dessas estratégias, é possível explorar o Pix com mais eficiência e otimização, sem ter problemas, falhas, erros, ou outras dificuldades que podem atrasar o lado da empresa. Para contar com o Pix, é importante um planejamento, que deve ter alguns pontos importantes, como:

1. Personalize a experiência do cliente


É possível oferecer ao cliente uma personalização ao pagar com Pix, como descontos, benefícios, clube de fidelidade, bônus, brindes, entre outras estratégias que deixam a experiência mais aprimorada e despertam no cliente a vontade de utilizar este meio de pagamento.

2. Eduque o cliente para uso correto


É sempre importante conscientizar o cliente sobre como utilizar o Pix da maneira correta, ou seja, conferindo para quem está enviando o dinheiro, se certificando de que a chave Pix está correta, além de conferir o valor e se não está fazendo uma programação de Pix ao invés de pagar na hora.
 

3. Incentive o uso do Pix


Itens como promoções, ofertas e bônus podem incentivar o uso do Pix. Além disso, é necessário mostrar ao cliente que o Pix é uma maneira segura de pagamento e que também tem um processo mais ágil, dizendo, inclusive, que um pedido pago no Pix terá seu processo muito mais agilizado do que se feito com outra forma de pagamento, já que a compra é confirmada instantaneamente.

4. Treine sua equipe


É importante treinar a equipe para que ela possa lidar com as demandas dos clientes, como dúvidas, pedidos e solicitações que possam acontecer durante uma compra. Além disso, é essencial que a equipe esteja engajada para mostrar aos clientes o diferencial de pagar com Pix.

5. Adote o Pix Mercado Pago


O Pix Mercado Pago é fundamental para um site que quer vender com mais segurança, receber o dinheiro das vendas na hora e ainda ter taxa zero. Além disso, é possível ainda contar com o Checkout Mercado Pago, que é uma solução dinâmica de finalização de compras e que vai contribuir com o aumento da taxa de conversão.

6. Monitore os resultados


Analise os resultados dos investimentos feitos para vender mais no Pix, entendendo se essa forma de pagamento é a mais aceita pelo público, se as ações de incentivos estão funcionando ou não, e se há necessidade de mudanças. Ao contar com uma solução de gestão financeira, é possível extrair relatórios fiéis sobre as vendas da empresa.

 

Pix no checkout: um diferencial essencial para atrair mais clientes

Se a empresa busca por crescimento de vendas, fidelização de clientes, melhor experiência do usuário e uma melhor taxa de conversão, então implementar o pagamento via Pix no checkout é indispensável. O Pix Mercado Pago, por exemplo, é uma excelente solução que pode ser integrada ao checkout da loja online. 

Através do Pix Mercado Pago, a sua loja consegue ter muito mais agilidade nas transações, facilidade de integração, disponibilidade a qualquer momento, redução de custos, aumento na taxa de conversão de vendas, entre outras vantagens, como dinheiro das vendas recebido na hora, taxa zero e segurança em todas as transações — algo essencial para a eficiência da sua empresa.

Além disso, é possível contar com o Checkout Mercado Pago, que, além de proporcionar o pagamento via Pix, ainda possibilita diversidade nos meios de pagamento online, a segurança de seu poderoso sistema antifraude, dinamismo para redução de abandono de carrinho e facilidade na integração. Tudo isso, para fazer com que o e-commerce possa vender mais, ter maior fidelização de clientes e uma melhor taxa de conversão.

 


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