Skip to content
Entre Crie sua conta

Rendimentos no Mercado Pago

Conheça a biblioteca

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada

Conheça a biblioteca

5 ações para implementar na Semana do Meio Ambiente

6 min de leitura Atualizado em 21/05/2024
Mercado Pago: colaborador com camisa branca, colete vermelho e calça jeans segurando lixo reciclável para outros três colaboradores jogarem lixo, celebrando a Semana do Meio Ambiente. Ao fundo, há um escritório com mesas.

Se você atua como gestor em uma empresa, provavelmente já ouviu falar nas ações de endomarketing, mas, caso não, saiba que elas podem ser essenciais para aumentar o engajamento entre a sua empresa e os seus colaboradores. Afinal de contas, tornar essa interação mais forte é essencial para que os colaboradores se sintam pertencentes àquele universo, fazendo com que a sua capacidade produtiva e o relacionamento aumentem.

Uma excelente oportunidade de incentivar esse engajamento com ações de endomarketing, é utilizar a Semana do Meio Ambiente, realizando atividades relacionadas junto aos colaboradores.

 

Qual a importância da Semana do Meio Ambiente nas empresas?

A Semana do Meio Ambiente foi consolidada no Brasil através do decreto 86.028/1981, sendo comemorada em 2024 entre os dias 5 e 9 de junho. O tema para este ano é: “Acelerar a restauração da terra, a resiliência à seca e o progresso da desertificação”. Além de cooperar com o meio ambiente, levantar esse tema em ações de endomarketing pode ser um pontapé inicial para atividades que estimulem a boa interação e educação dos funcionários.

O assunto meio ambiente já deixou de ser um diferencial e se tornou uma necessidade nas empresas, isso porque ele também resulta no fechamento de novos contratos, ou seja, parceiros que exigem o cuidado ambiental no manejo, produção e realização de serviços contratados. Tudo isso é resultado do aumento no número de brasileiros que se preocupam com hábitos sustentáveis.

Segundo uma pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria), aumentou de 74% para 81% o percentual de brasileiros que se preocupam com métodos sustentáveis. Além disso, subiu de 86% para 89% o número de brasileiros que tentaram evitar o desperdício de energia. 

 

Quais os desafios da adoção de ações de endomarketing

Existem, sim, desafios na criação de ações de endomarketing e em como melhorar a experiência do colaborador. Mas, estes desafios não podem ser maiores que a oportunidade de investir em integração entre empresa e funcionário através de boas ideias. 

Empresas que não tiveram engajamento junto aos colaboradores em ações passadas, ou pouca adesão, até mesmo desistem de novas ações. 

Para isso não acontecer, é interessante ficar de olho em alguns pontos:

 

  • Falta de planejamento nas ações: a falta de planejamento pode fazer com que as ações não tenham resultados e passem a impressão apenas de “roubar” tempo de trabalho dos funcionários. Mas, definindo metas e objetivos claros, criando estratégias, tendo ideias e planejando tudo, as chances de falha são muito menores. Para começar um planejamento, pense em ações que tenham começo, meio e fim. Por exemplo, primeiro envie um e-mail abordando sobre a semana, depois promova uma palestra educativa e, por fim, entregue algum brinde sustentável. 

  • Pluralidade do público interno: dentro da sua empresa, você falará com todos os tipos de público, como diretores, gestores e colaboradores. Saber se comunicar com cada um desses públicos é essencial para que as ações aconteçam e tenham sucesso. Antes de começar a colocar em prática, é essencial entender e detalhar o público. Por exemplo, pense em e-mails para divulgar as ações com linguagens diferentes, sendo um pouco mais descontraídas para os colaboradores e um pouco mais formais para os gestores e diretores. 

  • Diferentes modalidades de trabalho: o pós-pandemia deixou para trás a diferenciação nas modalidades de trabalho, ou seja, sua empresa pode ter hoje a possibilidade de funcionários que possuem mais flexibilidade no trabalho, atuando de forma presencial, híbrido ou remoto, isso faz com que haja dificuldade em reunir e incluir todos para ações. Pensar nesse caso é fundamental para estratégias mais eficazes.

  • Ajuste do canal de comunicação ideal: esse ajuste pode ser um desafio, já que, um conteúdo disparado através de e-mail, não pode ser o mesmo veiculado na TV da empresa, que também não pode ser igual ao disparado pelo WhatsApp ou redes sociais. Adequar a mensagem para cada tipo de veículo é essencial, por mais que o público a ser atingido seja o mesmo.

  • Envolvimento das altas lideranças: a aceitação das altas lideranças da empresa a estes tipos de ações pode ser negativa, na visão de muitos gestores, a preocupação com esse tipo de investimento não traz retorno. Mostrar dados, relatórios, possibilidade de novos negócios e também análises de empresas que tiveram retorno, por exemplo, podem ser formas de contornar isso.

  • Feedback do público interno: o feedback dos funcionários é fundamental para saber o que foi bem e o que foi mal, mas, por medo de represálias, muitos deles se omitem de gerar comentários. Contornar isso pode ser feito através de avaliações anônimas, em sites, ou até mesmo em um cartão físico anônimo com perguntas entre sim e não.

  • Investimentos em iniciativas direcionadas: quando mal planejadas e executadas, as ações de endomarketing podem não render bons resultados. Por isso, é tendencioso que a diretoria invista pouco nesta área. Trabalhar sempre um bom planejamento, com ideias e investimento em bons temas pode ser o diferencial para que a campanha dê certo.

 

👉 Quero ver insights do mercado para minha empresa!

 

5 ações para adotar na Semana do Meio Ambiente em sua empresa

Existem diversas maneiras de levar a Semana do Meio Ambiente para a sua empresa através de ações de endomarketing, porém, fazer isso da maneira mais assertiva possível será o diferencial para uma campanha com bons resultados. 

Conhecer a estrutura da empresa, o público, a aplicação das ações e ter organização, fará com que os colaboradores se sintam parte da diferença.

Confira algumas ações:

 

1. Estimule o plantio de árvores

O estímulo a essa ação pode ser feito através do lado emocional, mostrando aos funcionários a importância do plantio, o tempo de crescimento de uma árvore e até mesmo envolvendo familiares no evento. 

Órgãos públicos fornecem mudas nativas gratuitamente e a sua empresa pode organizar isso em um ou mais dias, fazendo fotos de cada colaborador que deixou sua marca registrada através de um plantio.

 

2. Palestra com especialistas

Procurar bons especialistas e que palestrem de forma humanizada, trazendo exemplos reais e práticos, pode fazer muito efeito aos colaboradores. Além disso, transmitir a palestra de forma online aos colaboradores remotos também pode ser importante, mas, os convidando antes para se reunirem presencialmente para o evento.

Pense em biólogos ou especialistas em meio ambiente influentes que possam fazer uma apresentação inspiradora e que faça a diferença na vida do seu colaborador. 

 

3. Feira de produtos ecológicos

Organizar uma verdadeira feira dentro da empresa, com comerciantes que aceitam cartões de benefícios como forma de pagamento, pode ser uma boa para que os colaboradores conheçam fisicamente e comprem produtos que acabaram de aprender sobre. Ou seja, realizando um ciclo de aprendizado teórico e prático. O Mercado Pago Benefícios, por exemplo, oferece um cartão físico, virtual, código QR pelo aplicativo e aproximação com o celular para usar o saldo do vale-alimentação ou refeição em estabelecimentos e maquininhas. 

 

4. Ofereça kits sustentáveis

Na ação, é fundamental investir em kits que eliminem a necessidade do uso de copo plástico e descartáveis no dia a dia. Com isso, oferecer copos e canecas personalizadas e reutilizáveis é uma boa estratégia que, além de diminuir o consumo de descartáveis, ainda demonstra carinho com o colaborador.

 

5. Promova uma competição saudável

Separar um dia de ações em campo, com competições saudáveis, como coleta de lixo em determinado local, coleta seletiva entre departamentos e outras ações entre equipes, também pode ser estimulador. Ao fim, sua empresa deve pensar na entrega de um brinde a cada colaborador que se destacou.

 

Além da Semana do Meio Ambiente: explore ações de endomarketing ao longo do ano!

A Semana do Meio Ambiente pode ser uma porta de entrada da sua empresa para ações de endomarketing que acontecem durante todo o ano. Estas ações, quando feitas sob a realidade da empresa, com foco e planejamento, podem aumentar o engajamento dos funcionários, sua produtividade e também fechar novos contratos. 

Contar também com parceiros, como o Mercado Pago com benefícios corporativos incríveis para seus colaboradores, além de uma conta digital completa para receber o dinheiro na hora, pode potencializar suas ações, aumentando a satisfação e envolvimento das equipes com os valores e proposta da empresa no mercado.

 


💡 Leia também:

O que é e como melhorar o clima organizacional da empresa

Como montar um time de sucesso na sua empresa

Gestão de benefícios: como implementar na sua empresa

Mercado Pago Benefícios: o que é e quem pode usar?

Como contratar benefícios corporativos no Mercado Pago?

 

Agilize a gestão de benefícios sua empresa com plataformas de benefícios flexíveis


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados