Destaque-se na Páscoa: vá além dos ovos de Páscoa tradicionais

As datas comemorativas sempre proporcionam oportunidades para empresas que querem vender mais. A Páscoa é uma dessas datas, e já se consolidou no comércio como um importante período para o crescimento. Somente no último ano, o faturamento esperado na Páscoa foi de mais de R$3 bilhões em vendas, segundo projeção da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
Além disso, a projeção também mostrou um crescimento em relação a 2023, com 4,5% a mais em vendas. Com o mercado cada vez mais competitivo, virou necessidade as empresas investirem em inovação para irem além dos ovos de Páscoa tradicionais, trabalhando, assim, a experiência e fidelização de clientes. Criando estratégias que encantem os consumidores, é possível atender ao comportamento do cliente atual.
Acompanhando avanços e tecnologias que favorecem a facilidade e desburocratização da compra, é possível suprir a demanda de clientes que buscam sempre por comodidade, oportunidades e diferenciação.
Por que ir além dos ovos de Páscoa para conquistar mais clientes
Vender apenas ovos de Páscoa da maneira tradicional ainda é uma boa oportunidade, mas coloca a empresa em pé de igualdade a outros comércios, como supermercados, lojas convencionais e pequenos negócios que também trabalham nesta linha. Com isso, a competitividade pode ser maior e dificilmente a empresa encontrará caminhos para se destacar.
Explorar a diversificação, criatividade e novas maneiras de oferecer aos clientes uma experiência única é uma excelente chance de alcançar a diferenciação que coloca a empresa um passo à frente dos concorrentes. Como os clientes estão sempre em busca de novidades e itens que saem do mesmo, aproveitar para inovar pode ser um bom ponto de partida para alcançar o encantamento e a conquista deles.
“Mas o que envolve essa inovação?” Muitos itens, mas, os principais são a busca por produtos diferenciados, a personalização, flexibilidade, atendimento ao cliente exclusivo, uso de tecnologias e outras soluções. Nessa linha de pensamento, empresas que investem em embalagens personalizadas, experiências diferentes das comuns, formas variadas de pagamento e um bom sistema de gestão, podem sair na frente dos concorrentes e agregar valor aos seus produtos.
Contar com tecnologias que mudam a experiência do cliente e o surpreendem pode fazer com que eles tenham a percepção de que a sua loja tem um melhor custo-benefício. Ou seja, se for possível, por exemplo, comprar mais itens e poder parcelar a compra, ter acesso a produtos exclusivos e limitados ou ganhar mimos fará com que o consumidor alie vantagem econômica a facilidade, itens fundamentais para o seu encantamento.
5 ideias criativas para diferenciar sua marca na Páscoa
Para vender mais é preciso pensar que a Páscoa vai muito além de ovos, ela representa uma oportunidade de deixar sua marca consolidada no mercado. Dessa maneira, não basta oferecer apenas modelos de produtos diferenciados, o ideal é aliar outras estratégias e ideias criativas que abranjam toda a entrega feita ao cliente.
Com isso em mente, algumas criações que podem ajudar sua empresa a mostrar sua credibilidade nesta época e fazer com que isso perdure por outros períodos, já aproveitando a Páscoa 2025, são:
1. Crie embalagens personalizadas com mensagens exclusivas
Embalagens temáticas e focadas em públicos distintos podem ser uma boa pedida, com temas infantis ou presenteáveis, por exemplo. Além disso, mensagens exclusivas, como um “você acaba de adquirir um item exclusivo, criado com produtos selecionados especialmente para esta composição”, podem funcionar bem, mostrando a preocupação com o cliente.
2. Invista em marketing sensorial, como aromas e decoração temática
Lojas que apostam em aromas específicos e uma decoração temática proporcionam um melhor acolhimento do cliente, fazendo com que ele nem queira sair de lá. Para isso, investir em itens como coelhos de pelúcia, pegadas no chão que simulam que um coelho passou por ali, aromas de chocolate exalados no ambiente, dentre outras estratégias de marketing sensorial podem trazer bons resultados e uma experiência de compra mais imersiva.
3. Ofereça experiências de compra diferenciadas, como oficinas e degustações
É possível, por exemplo, separar um espaço específico para que os clientes possam provar aquilo que estão comprando. Além disso, quando possível, abrir uma área da produção para que eles tenham noção de como é produzido o que levam pra casa, poderá somar para uma experiência única.
4. Lance produtos por tempo limitado para gerar urgência e desejo
Crie produtos, como combos, cestas temáticas e outros itens limitados, divulgue isso e até mesmo coloque uma numeração nos itens, algo como: 1/20, 5/20, mostrando o quão exclusivo esses produtos são. Assim, os clientes reconhecem com mais facilidade o valor agregado ao produto e entendem que estão levando pra casa algo exclusivo, que outras pessoas não vão encontrar em qualquer lugar.
5. Invista em redes sociais com conteúdos interativos e promoções
Proporcione sorteios de itens exclusivos, promoções para quem comprar online, cupons relâmpagos, dentre outras estratégias que geram engajamento e fazem a marca aparecer para mais pessoas. Além disso, é possível também colher sugestões, utilizando as caixinhas de pergunta e publicações interativas que pedem a sugestão do público.
Como destacar sua marca na Páscoa facilitando pagamentos?
A empresa pode conquistar ainda mais quando o assunto é gerar experiência do cliente. Além de produtos diferenciados e investimento em cuidados com a marca e o encantamento do consumidor com a forma que ela trabalha, é possível também focar em processos de pagamentos e sistemas de gestão otimizados.
O que isso resulta? Em mais facilidade para comprar, pagar e receber por seus produtos. Isso pode ser fundamental para a diminuição do abandono ou desistência da compra.
Ao flexibilizar os meios de pagamento, a empresa evita, por exemplo, que o cliente chegue até o caixa com o produto e desista da compra porque o método de pagamento não foi condizente com que ele esperava.
Facilitando os meios de pagamento, é possível gerar maior conversão de vendas e fidelização de clientes. Para isso, é fundamental que a empresa foque em alguns pontos, como:
- Aceite pagamentos via Pix, débito e crédito: atualmente, o Pix e os cartões são algumas das formas de pagamento preferidas dos consumidores, por isso, é fundamental contar com essa possibilidade na loja. É fundamental também escolher equipamentos atualizados e que possibilitem maior conectividade para atender o público, mesmo em uma entrega delivery ou fora do PDV.
- Ofereça parcelamento para compras de maior valor: como essa é uma época que exige das pessoas a compra de vários itens, sejam ovos de Páscoa, chocolates, cestas ou presentes temáticos, oferecer o parcelamento de acordo com o valor da compra pode fazer com que o consumidor escolha comprar tudo o que precisa na sua loja para poder parcelar em mais vezes e aliviar o bolso. Isso ajuda e muito a fidelizar clientes.
- Use links de pagamento para facilitar vendas online e antecipadas: os links de pagamento são fundamentais para que a loja possa vender para clientes antes mesmo deles irem até a loja física. Ou seja, se em uma ação nas redes sociais um dos usuários se interessar por comprar algo, é através do link de pagamento que a loja conseguirá vender sem sofrer com inadimplência ou desistência dele.
- Disponibilize maquininhas para pagamentos rápidos e seguros: maquininhas como a Point Mercado Pago são excelentes ferramentas para vender mais. Através delas, além de poder atender os clientes com maior facilidade, ainda é possível ter total segurança nas transações, aceitar diversas formas de pagamento e ter uma gestão de pagamentos da empresa muito mais simplificada.
- Tenha um bom sistema de gestão para acompanhar o fluxo de caixa: o sistema de gestão é ferramenta fundamental para que a empresa possa acompanhar e ter controle das entradas, saídas, previsões financeiras, relatórios e dashboards de vendas para tomadas de decisão, ter maior automação de processos, integração, dentre outras facilidades. Com a Conta Mercado Pago, a empresa pode contar com um Sistema de Gestão completo e de acesso simples, fácil e rápido.
Diferencie sua marca e aumente suas vendas na Páscoa
Agora que você, gestor, tem um panorama melhor de que as vendas neste período vão muito além dos ovos de Páscoa, é hora de colocar em prática todas as dicas apresentadas. Com elas, é possível proporcionar uma melhor experiência do cliente, maior flexibilização dos meios de pagamento e personalização. Estes pilares são fundamentais para empresas que querem aproveitar o período da Páscoa para vender mais.
Aproveitar os recursos da Conta PJ Mercado Pago pode ser um grande diferencial para empresas que querem sair na frente da concorrência. Através dela, é possível ter acesso a diversas ferramentas e soluções inovadoras de vendas e, assim, proporcionar uma experiência única ao consumidor.
Com o Sistema de Gestão Mercado Pago, é possível também ter uma visão mais abrangente das vendas e um controle total de tudo, através de painéis completos no dashboard de vendas, que proporcionam dados e informações sobre cada ação do cliente na hora de pagar.
Com relatórios otimizados, é possível também tomar decisões mais estratégicas, que funcionam para períodos comemorativos e fases convencionais do ano. Colocando isso tudo em prática é possível vender mais e crescer sempre.
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