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Black Friday no e-commerce: como oferecer frete grátis e vender mais

Frete grátis Mercado Pago: mãos de empresário em notebook com página da Black Friday aberta

A Black Friday 2023 está chegando e é importante que os gestores de e-commerce se preparem de maneira inteligente para lidar com a demanda crescente durante esse período de promoções intensas. Para aproveitar a sazonalidade ao máximo, é preciso explorar estratégias e dicas essenciais – principalmente no que diz respeito à logística inteligente e na oferta de frete grátis.

Preparação do estoque, alinhamento com os parceiros de entrega, promoção e divulgação, treinamento da equipe são alguns dos pontos essenciais que envolvem esse momento. Mas o esforço vale a pena, afinal de contas, estamos falando de uma vantagem competitiva importantíssima para esse período crucial de compras. 

 

Frete grátis na Black Friday: qual sua importância? 

Todo mundo sabe e os dados comprovam: o frete grátis é aquele empurrãozinho que pode fazer a diferença no seu resultado de vendas. Segundo um estudo da Compete Online Shopper, 93% dos usuários afirmam que o frete grátis incentiva a compra online. Na mesma pesquisa, o custo elevado de frete é apontado como uma das principais razões de insatisfação numa experiência de compra. 

Tendo isso em mente, oferecer esse diferencial no e-commerce pode alavancar os índices de venda e satisfação, principalmente na época da Black Friday. E sua importância é cada vez maior. A data evoluiu de tradição norte-americana para um fenômeno global, influenciando o comportamento dos consumidores e a estratégia das empresas.

Hoje, a busca por frete grátis se torna uma demanda significativa dos consumidores, gerando desafios de logística inteligente para os empresários que desejam se sobressair na multidão de ofertas. 

 

Principais estratégias para destacar seu e-commerce na Black Friday

Quem deseja preparar o e-commerce para a Black Friday 2023 deve otimizar os processos de produção, depósito e logística usando tecnologias inteligentes. 

Não é nenhuma novidade o papel crítico que a logística desempenha no comércio eletrônico para garantir que os produtos sejam entregues de maneira eficiente e dentro dos prazos esperados, evitando atrasos, dores de cabeça e insatisfação dos clientes.

Para isso, é possível usar estratégias como: 

 

  • Selecionar os produtos certos para frete grátis: a gratuidade pode trazer bons resultados, contanto que não acabe com a lucratividade das vendas. Por isso, é essencial oferecê-lo somente para os itens cuja margem de lucro permita a absorção do custo de envio. Além disso, priorize os produtos populares e de alto valor percebido para maximizar o poder das ofertas. Outro ponto é oferecer pacotes de produtos complementares para aumentar o ticket médio e justificar o frete grátis. 

  • Minimizar desafios com a logística reversa: uma política clara e um plano robusto de logística são dois fatores fundamentais para gerenciar devoluções e trocas, sem prejudicar o bolso. Isso resulta em mais facilidade para os clientes, gerando uma experiência positiva no pós-compra. Mas lembre-se sempre de avaliar com cuidado os custos e impacto na sua operação. 

  • Maximizar lucros com a precificação inteligente: não existe empresa rentável sem a precificação correta. Nesse sentido, incorporar os custos de envio nos preços do produto é um exemplo de como oferecer o diferencial de forma estratégica. Usar táticas de precificação dinâmica pode otimizar seus lucros, bem como oferecer opções de envios ou serviços premium para clientes dispostos a pagar por uma experiência Kangu diferenciada podem significar uma virada de chave. 

  • Estabeleça uma boa logística de entrega: bons parceiros logísticos são fundamentais para garantir uma cadeia de suprimentos eficiente. Colaborar estreitamente com esses fornecedores, te ajuda a antecipar e planejar aumento na demanda, evitando atrasos na entrega e mantendo seu cliente informado sobre os status de envio.  

  • Utilize estratégias de marketing para divulgar ofertas: além de preparar a logística, é necessário também uma boa estratégia de divulgação online. Para isso, sua empresa pode combinar recursos como as redes sociais, e-mail marketing, anúncios pagos, Whatsapp, entre outros,  promovendo a campanha de vendas e o frete grátis. Usar gatilhos mentais, contagem regressiva, e destacar benefícios emocionais e práticos também são boas opções para evidenciar os diferenciais do seu e-commerce. 

 

6 dicas para seu e-commerce vender mais com frete grátis na Black Friday

A preparação para uma Black Friday de sucesso com frete grátis requer uma abordagem global no e-commerce – incluindo a seleção de produtos, logística, precificação e marketing eficaz. Ao compreender esses desafios e aplicar soluções inteligentes, os empresários podem surfar na temporada de compras, oferecendo ótima experiência e fortalecendo sua marca no mercado. 

Confira alguns insights que podem fazer a diferença na prática: 

 

1. Organize seu estoque

Não deixe para a última hora! Faça uma pesquisa de mercado e analise seus dados para fazer a projeção dos pedidos e abastecer sua empresa com antecedência. Assim, você evita atrasos, preços elevados e a falta de produtos.  

 

2. Diversifique seus meios de pagamento

Quem não oferece os métodos que o cliente procura, acaba perdendo vendas. Por isso, investir na diversidade e praticidade é fundamental para atrair mais consumidores. 

 

3. Otimize seu checkout

Evite dar qualquer motivo para que o cliente desista da compra, e isso inclui a navegação pelo seu site. Por isso, revise as etapas e informações exigidas, a fim de otimizar o processo. Uma boa alternativa é adotar uma solução como Checkout Mercado Pago, que possui vantagens como múltiplas formas de pagamento, soluções antifraude, proteção contra chargebacks, facilidade de integração, possibilidade de parcelamento e relatórios detalhados. 

 

4. Planeje as ações promocionais

Timing é tudo quando se fala em Black Friday. Por isso, o planejamento é fundamental. Inclusive, é possível antecipar as ofertas e aproveitar uma janela maior de oportunidades. 

 

5. Invista no atendimento e na experiência do cliente

Velocidade de navegação, boas imagens e descrições, equipe treinada para tirar dúvidas, política clara de entrega, troca e devolução. Esses são pontos essenciais para oferecer uma ótima experiência de compra.

 

6. Saiba como fidelizar consumidores

A venda não termina no momento do checkout. Desde a agilidade no frete ao suporte depois da compra, é preciso ter um time capacitado para reter os clientes. 

 

👉 Omnichannel: guia completo da estratégia no e-commerce

 

Frete grátis na Black Friday? É só sucesso! 

Oferecer frete grátis durante a Black Friday é, sem dúvidas, uma estratégia de destaque para atrair consumidores e impulsionar as vendas. 

Nesse evento tão aguardado, os empresários que adotam não apenas descontos tentadores, mas também abraçam estratégias de logística inteligente, saem na frente e aumentam suas chances de ter um ótimo resultado. 

 


 

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Prepare-se para arrasar na Black Friday. Explore nosso checklist exclusivo e simplifique sua experiência de checkout!

 

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Escrito por:

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