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4 nichos ideais para criar modelos de assinatura

5 min de leitura Atualizado em 10/09/2025
Mercado Pago: entregador dando uma caixa na mão do cliente, que está recebendo um produto de um dos modelos de assinatura que ele faz parte.
4 nichos ideais para criar modelos de assinatura
6:51

Nos últimos anos, os planos de assinatura ganharam espaço em praticamente todos os setores do mercado (da venda de produtos físicos à oferta de serviços digitais). Mas por que isso tem acontecido? Pelo simples fato dos modelos de assinatura entregarem dois fatores que todo empresário deseja: previsibilidade de receita e relacionamento duradouro com o cliente.

Em outras palavras, a sua empresa vende de forma contínua, enquanto o consumidor tem conveniência e segurança no acesso ao que precisa. É basicamente um conceito é simples, mas ao mesmo tempo poderoso, pois ao invés de depender de compras pontuais, a sua empresa cria um vínculo de cobrança periódica, oferecendo valor contínuo em troca de pagamentos automáticos.

 

O que é e como funciona modelos de assinatura?

Os modelos de assinatura são um formato de vendas recorrentes em que o cliente paga um valor fixo em intervalos pré-definidos (mensal, trimestral ou anual) para receber produtos ou ter acesso a serviços de forma contínua. E esse modelo pode se apresentar de duas formas:

 

  • Assinatura de produtos: que é um plano recorrente para a entrega de itens físicos, como cafés especiais, vinhos, produtos de beleza ou até alimentos frescos.

 

  • Assinatura de serviços: que permite ao consumidor acessar plataformas de streaming ou outras, softwares, mentorias, cursos e outros conteúdos exclusivos.

 

O grande diferencial de ambos os modelos (produtos ou serviços) está na experiência do cliente, pois ele não precisa se preocupar em comprar novamente, já que o pagamento é processado de forma automática de acordo com o tempo acordado por sistemas integrados. 

E para a sua empresa, este tipo de modelo de cobrança significa previsibilidade de receita, além de maiores chances de alcançar a fidelização de clientes e crescimento sustentável.

Inclusive, com ferramentas como a solução de Assinaturas do Mercado Pago, tudo isso fica ainda mais fácil. A plataforma permite configurar planos, valores e prazos de renovação de forma simples, além de automatizar as cobranças. E não para por aí, é possível acessar relatórios detalhados que ajudam a acompanhar o desempenho das vendas recorrentes, reduzir riscos de inadimplência e identificar oportunidades de expansão. 

Ou seja, é sobre ter uma tecnologia robusto e eficiente trabalhando a favor da sua empresa para transformar vendas recorrentes em resultados consistentes.

 

Por que aplicar planos de assinatura na sua empresa?

Adotar planos dentro dos modelos de assinatura pode transformar a forma como a sua empresa gera receita e se relaciona com os clientes, pois esse formato garante previsibilidade financeira, cria vínculos de longo prazo e amplia as oportunidades de crescimento sustentável.

E entre os principais benefícios, estão:

 

  • Previsibilidade de receita: com a cobrança recorrente, é possível saber com antecedência quanto entrará no caixa da sua empresa nos próximos meses, facilitando o planejamento financeiro, a previsibilidade de investimentos e a gestão de estoque.

 

  • Fidelização do cliente: um cliente que assina um plano de assinatura tende a manter o vínculo com a sua empresa por mais tempo, desde que tenha uma boa experiência. Isso cria relacionamentos mais duradouros e reduz a rotatividade.

 

  • Aumento do LTV (lifetime value): nos modelos de assinatura, o cliente não faz apenas uma compra isolada. Ele passa a pagar de forma recorrente, o que significa que o valor total que gera para a empresa ao longo do tempo é muito maior. E quanto mais tempo ele permanece ativo no plano, maior será o LTV e, consequentemente, o lucro da empresa.

 

  • Menor CAC (custo de aquisição por cliente): com o cliente ativo, a sua empresa acaba gastando menos para gerar novas vendas. Até porque é mais barato manter um assinante satisfeito do que conquistar um novo comprador todos os dias.

 

  • Facilidade para ofertas complementares: sua empresa pode criar promoções exclusivas para assinantes, oferecer upgrades ou produtos relacionados de forma mais estratégica. E o melhor: com uma ferramenta como o Mercado Pago, é possível ter controle sobre todas as cobranças e pode configurar planos sem precisar investir em sistemas caros ou complexos.

 

4 exemplos de nichos com alto potencial para planos de assinatura

Os modelos de assinatura vêm crescendo porque podem ser aplicados em praticamente qualquer setor. A lógica é simples: se o cliente precisa ou deseja consumir um produto ou serviço de forma frequente, existe espaço para transformar isso em receita recorrente. 

Abaixo, alguns exemplos de nichos que já se mostram muito promissores:

1. Alimentação e bebidas

Clubes de vinho, marmitas, cafés especiais, cervejas artesanais ou até snacks saudáveis. A assinatura garante conveniência para o cliente e previsibilidade para a empresa. Além disso, a sua empresa pode criar kits temáticos e edições limitadas para manter o interesse.

2. Beleza e cuidados pessoais

Produtos de skincare, cosméticos, perfumes, itens de higiene e até centros de atividades para bem-estar, como studio de pilates ou uma clínica de estética, por exemplo. Esse setor se beneficia do consumo contínuo e da possibilidade de personalizar entregas conforme o perfil do assinante.

3. Educação

Cursos digitais, mentorias, aulas de música e até escolas de idiomas são exemplos de serviços que se encaixam muito bem nos modelos de assinatura. Isso porque o formato recorrente permite atualizar conteúdos, oferecer novos materiais e criar uma experiência de aprendizado contínua.

4. Serviços digitais

Plataformas SaaS (software como serviço), ferramentas de marketing, aplicativos de gestão, gerenciamento de mídias e outros serviços que dependem de uso contínuo. Aqui, a assinatura é praticamente padrão e pode ser escalada rapidamente.

 

Explore a economia da recorrência e gere valor contínuo! 

O modelo de assinatura é uma estratégia que pode transformar clientes ocasionais em parceiros de longo prazo, garantindo estabilidade para a empresa e conveniência para o cliente.

E com soluções como o Assinaturas Mercado Pago, é possível oferecer modelos de assinaturas de maneira simples: basta configurar os planos que serão oferecidos ao cliente, estabelecer uma receita fixa automática, ter acesso a um antifraude eficiente e ainda acessar relatórios completos para entender o desempenho da sua base de assinantes.

Comece hoje a estruturar o seu modelo de assinatura e descubra como vender mais de forma previsível, escalável e sustentável, transformando cada venda em um relacionamento duradouro. 

 


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Melhore a previsibilidade financeira da sua empresa com o pagamento recorrente


Escrito por:

assinatura_equipe

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