Como criar um programa de fidelidade para o Dia das Mães
O Dia das Mães vem aí com muita expectativa, sendo uma das datas mais importantes para as empresas. Trabalhar este dia e investir em estratégias pode resultar em bons ventos em datas futuras.
Para isso, o programa de fidelidade, que é uma ferramenta de marketing de incentivo, pode ser uma boa pedida, assim como ações que incentivem e ajudem o cliente a efetuar suas compras. Dessa forma, conquistar mais clientes a cada venda fica fácil.
Como o programa de fidelidade pode impulsionar o Dia das Mães?
No último ano, uma pesquisa feita pela Rakuten Advertising revelou que as vendas no Dia das Mães tiveram gasto médio 25% maior no e-commerce em relação ao ano anterior, e a tendência é de que cresçam ainda mais este ano. Com isso, vemos a relevância de investir nesta data, que sempre é sucesso em vendas.
Pensando nisso, um programa de fidelidade chega como um importante auxiliador, proporcionando a construção de um laço com clientes para próximas datas.
O programa de fidelidade é uma estratégia de marketing de incentivo, motivando os clientes a comprarem na sua empresa. Para isso, ele oferece itens em troca da fidelização do cliente. Ou seja, imagine que sua empresa venda cestas de chocolate e, seus clientes, ao comprarem cinco cestas, ganham um kit de café da manhã, ou então um desconto na próxima compra.
Outro exemplo é, uma empresa que oferece aos seus clientes um sistema de acúmulo de pontos, que pode ser revertido em diversos itens ou em desconto nas suas compras. É comum, por exemplo, ver isso em postos de gasolina que, ao abastecer seu veículo, você paga através do app e ganha desconto, cashback ou milhas.
Essa estratégia de marketing de incentivo é poderosa e pode ser feita de várias formas. Ela pode ser adotada facilmente pela sua empresa, colaborando nas vendas, tornando mais fácil a ação de fidelizar clientes, aumentando ainda o ticket médio.
Como criar um programa de fidelidade
Assim como qualquer ação ou estratégia, o programa de fidelidade requer cuidado e atenção para que a sua execução seja primorosa e ofereça resultados. Para isso é essencial que o programa seja pensado de acordo com as necessidades dos clientes.
Alguns questionamentos são fundamentais para que esse programa, de fato, consiga impactar o público certo, da maneira ideal:
- Quem você deseja atingir com o programa? Esse questionamento diz respeito, principalmente ao público que sua empresa quer atingir. Por exemplo: esse público possui filhos? São filhos mais jovens? Sua empresa busca impactar pais ou até mesmo as próprias mães? A depender do público, você pode focar em um tipo de estratégia, como oferecer um programa de resgate de recompensas ao acumular pontos comprando na sua loja.
- O que você deseja alcançar com o programa? É importante saber qual o objetivo, ou seja, você quer vender mais em datas comemorativas? Quer alcançar mais clientes? Sabendo esse objetivo, você conseguirá escolher o melhor programa de fidelidade. Por exemplo: uma empresa que vende flores e oferece como brinde uma caixa de chocolate com o nome da mãe ao cliente fiel.
- Quanto você está disposto a investir no programa? É importante saber também se sua empresa possui budget suficiente para investir, já que no programa de fidelidade você precisa oferecer vantagens, por exemplo: frete grátis, cupons, descontos, itens personalizados e outros.
- Quais recompensas serão mais atraentes para o seu público-alvo? Pensar neste item é essencial, e a depender do seu público ele pode mudar. Um exemplo é: uma empresa que vende produtos de tecnologia para um público mais jovem, neste caso, um cupom de desconto ou acúmulo de pontos pode ser uma boa pedida, já que eles sempre voltarão a procurar por mais itens.
- Como você irá informar aos seus clientes sobre o programa? Uma boa estratégia é mostrar as formas de pagamento aos seus clientes, citando que se ele pagar com cartão de crédito ou através do Link de pagamento, por exemplo, já estará participando do programa.
Destacar as vantagens desses meios de pagamento é um ótimo reforço para ajudar no incentivo ao programa, além de trazer benefícios para sua empresa. Um ótimo exemplo são as soluções de pagamento do Mercado Pago, que além de seguras e muito rápidas para quem compra, permitem uma dinâmica de: venda hoje e receba hoje, possibilitando recebimento do dinheiro na hora pelas vendas para as empresas.
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5 ideias de programas de fidelidade para o Dia das Mães
E como oferecer tudo isso aos seus clientes? Bom, existem diversas maneiras para levar o marketing de incentivo aos seus clientes, com soluções que realmente atendam suas necessidades e chamem a atenção deles.
1. Descontos
Sua empresa pode oferecer descontos progressivos e aumentar o ticket médio das vendas, oferecer descontos em produtos específicos do dias mães e até mesmo cupons de desconto.
2. Brindes
Os brindes são verdadeiros presentes e muito bem recebidos pelos clientes, opte sempre por brindes personalizados sobre a data em questão. Além disso, foque em brindes que agreguem na vida do consumidor, como uma garrafa de água ou um copo térmico, por exemplo. Especialmente em datas emotivas como o Dia das Mães, os brindes funcionam como um reforço importante nas compras.
3. Frete grátis
A sua empresa pode oferecer frete grátis em várias situações, como compras acima de um determinado valor, para certas regiões ou para produtos específicos da data. Isso pode aumentar as vendas e o ticket médio das compras.
4. Cashback
Sua empresa pode criar parcerias com outras empresas e fornecedores para oferecer o reembolso de uma parte dos valores gastos em outros produtos.
5. Pontos
O programa de fidelidade através de pontos, recompensa os clientes que mais compram e acumulam pontos, podendo ser trocados por produtos, descontos, Cashback e outras recompensas. Neste caso, que tal no Dia das Mães, sua empresa oferecer uma experiência como recompensa?
Algumas ideias interessantes são a oferta de um dia de spa relaxante, um curso de sua paixão, uma viagem inesquecível, um jantar especial, um ingresso para um show ou evento cultural, uma sessão de fotos profissional, entre outras experiências que criam um vínculo emocional entre a sua marca e o cliente, garantindo inclusive sua fidelização.
✨ Além destes itens, existem outros que devem ter atenção máxima e que podem ser decisivos na hora da venda:
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Destaque-se no Dia das Mães com um programa de fidelidade!
O marketing de incentivo é um grande impulsionador da sua empresa, através do programa de fidelidade, sua empresa poderá aumentar vendas e conquistar mais clientes para outras épocas do ano. Aproveitar as datas sazonais, como o Dia das Mães, em que o comércio fica mais aquecido, é uma excelente estratégia.
Contar também com soluções que te ajudam a implementar o programa de fidelidade é uma boa saída, o Mercado Pago, por exemplo, oferece diversas soluções de pagamento e proporciona ainda a vantagem do recebimento do dinheiro das suas vendas na hora.
Tudo para fazer com que o sucesso da sua empresa seja ainda maior.
💡Leia também:
Psicologia do consumidor: o que é e como usar essa estratégia de venda
Saiba o que é jornada de compra e como ela impacta seu e-commerce
O que é remarketing e como ele impulsiona suas vendas
Dashboard de vendas Mercado Pago: como gerenciar sua empresa
Estratégias multicanais: o futuro do atendimento ao cliente
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