Como deixar seus produtos mais atrativos no e-commerce
Com o crescimento das ofertas no comércio eletrônico, não é uma tarefa fácil chamar a atenção dos clientes. Em lojas físicas, é possível explorar diferentes ações de marketing para atrair o consumidor, utilizando a experiência sensorial. Mas quando se trata do mundo online, como deixar um e-commerce mais atrativo?
Um dos principais desafios para conquistar mais clientes é criar uma apresentação de produtos capaz de se destacar. E nesse sentido, todos os detalhes contam. Um gestor de e-commerce precisa estar atento a diversos fatores para chamar mais atenção.
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Como saber o quão atrativo é seu e-commerce para os consumidores?
Existem diversos fatores que podem atrair ou afastar clientes em seu e-commerce. Valor do frete, facilidade de comprar, condições de pagamento e política de troca são alguns dos pontos que devem ser trabalhados para aumentar as visitas e a taxa de conversão.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 50% dos consumidores afirmam que ter acesso a melhores preços é um atrativo para o comércio eletrônico. Aliás, um estudo da Opinion Box indica que 62,7% das pessoas compram online por conta das promoções.
Mas esse não é o único ponto decisor na compra. Dados da Boston Consulting Group (BCG) apontam que 74% dos consumidores apostam no “frete grátis” como um ponto de influência na hora de decidir comprar pela internet e através de um checkout. Para quase metade dos consumidores (47%), a complicação no momento da troca é um dos motivos da desistência.
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7 maneiras de tornar seu e-commerce mais atrativo
Aprimorar o e-commerce para obter melhor performance é um trabalho constante na vida de um gestor.
Existem diversas ferramentas e estratégias que podem deixar sua loja virtual mais atrativa e oferecer uma experiência de compra impecável aos seus clientes. Boas descrições de produtos e fotos de qualidade despertam o desejo, já os reviews ajudam a transmitir credibilidade e remover objeções, auxiliando a tomar a melhor decisão de compra.
Conheça alguns pontos para impulsionar suas vendas:
1. Otimize a descrição dos produtos
Enquanto no ponto físico o cliente pode analisar o produto em mãos e tirar todas as dúvidas, no e-commerce ele conta apenas com as informações que você disponibiliza. Por isso, é tão importante criar títulos e descrições detalhadas para todos os produtos, destacando seus benefícios e características. Aliás, descrições completas e bem feitas não apenas ajudam a vender, como também minimizam erros nas compras e possíveis dores de cabeça com trocas e devoluções.
2. Invista nas fotografias do produto
Uma imagem vale mais que mil palavras, certo? Pois é, na loja virtual as imagens acabam sendo a principal referência para o consumidor. O cérebro humano tende a ler imagens mais rápido do que textos, sendo assim, o conteúdo visual precisa ser de altíssima qualidade.
3. Incentive a avaliação de produtos
Ter opiniões de clientes reais vinculadas aos itens na sua loja virtual influencia outros consumidores que desejam comprar o mesmo produto e traz mais credibilidade ao seu site. Por esse motivo, não deixe de incentivar seus clientes a deixarem feedbacks.
4. Estruture a navegação do site
Uma boa experiência de compra é um fator decisivo para as conversões de venda nos checkouts. E uma das principais chaves para isso é estruturar, de maneira estratégica, o caminho que os clientes deverão percorrer para fazer uma compra no seu site. Assim como o layout de uma loja física pode atrapalhar ou auxiliar nas vendas, é importante organizar seu e-commerce para que a busca seja fácil e a compra mais ainda.
Lembre-se de usar de maneira inteligente recursos como banners, produtos relacionados e seleção de itens em destaque.
5. Faça promoções
Diversas datas sazonais já fazem parte do calendário do comércio eletrônico, como Dia das Mães, Black Friday e Natal, por exemplo. Para ter bons resultados e alavancar seu faturamento, inclua ações no seu planejamento de marketing e venda. Além disso, você pode explorar datas específicas do seu nicho ou até mesmo criar promoções exclusivas da sua marca.
6. Divulgue sua loja virtual
Empresas de todos os segmentos e tamanhos precisam trabalhar sua divulgação para continuar crescendo e atraindo novos consumidores. Use e abuse de canais como as redes sociais para alavancar suas vendas, construir um bom relacionamento com os clientes e oferecer seus produtos. Uma das grandes vantagens do marketing digital é que você consegue ter baixo custo e mensurar de forma muito mais precisa os resultados alcançados.
7. Cuidados com a embalagem
A embalagem pode trazer maior valor agregado para os produtos e transformar a experiência do consumidor. Mas no e-commerce, ela é ainda mais importante, pois precisa ser resistente o suficiente para chegar em boas condições no endereço do comprador. Então na hora de pensar na apresentação dos itens do seu site, não deixe de avaliar também a resistência.
Ofereça diferentes formas de pagamento
Oferecer variedade nos métodos de pagamento em seu e-commerce é um recurso importante para atração de clientes e, é claro, para fechar mais vendas. Para manter sua loja online atualizada, é importante estar de olho no comportamento do consumidor e em novas tecnologias. Inclusive, a tendência é que as transações se tornem cada vez mais digitais, facilitando o processo de compra.
Para incentivar as empresas a irem ainda mais longe, existem parceiros como o Mercado Pago, que oferece soluções de checkout de pagamento completas, dinâmicas e tecnológicas de criação de loja virtual grátis, sistema de entregas e anúncios – ajudando seu e-commerce a se tornar mais atrativo, proporcionando uma melhor experiência ao cliente e expandindo suas vendas.
Pensando nisso, quem deseja obter melhores resultados precisa atender às necessidades do consumidor com opções práticas, seguras e variadas.
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Entenda seus resultados
Além de todas as medidas para tornar seu e-commerce mais atrativo, você pode e deve estruturar uma forma de mensurar seus resultados.
Indicadores como taxa de conversão de vendas, custo de aquisição de cliente e tráfego orgânico funcionam como uma verdadeira bússola do funcionamento do e-commerce. Acompanhar esses números ajuda a ter insights, ajustar rotas e fazer otimizações para chegar cada vez mais longe e ter melhores resultados.
💡 Leia também:
Como criar um bom processo de pagamento no e-commerce
Como se proteger de fraudes no e-commerce
Quais os melhores métodos de pagamento para e-commerce
Checkout de pagamento: mais vantagens para seu e-commerce
Experiência no Checkout: como vender mais investindo nesse processo
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